fbpx

Previna-se contra o sarampo conhecendo as mudanças ocorridas no calendário de vacinação de 2017

Por Antonio Carlos Gelamos 10 abr 2018 - 2 min de leitura

O sarampo é muito conhecido na infância, sendo uma doença infecciosa viral, transmissível, e extremamente contagiosa. Os sintomas apresentados são: febre, tosse, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que espalham em direção aos pés, com duração mínima de três dias.. Posteriormente, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo (Cabeça).

O sarampo é muito conhecido na infância, sendo uma doença infecciosa viral, transmissível, e extremamente contagiosa

fonte: https://www.acritica.com/channels/manaus/news/sobe-para-53-o-numero-de-pacientes-com-suspeita-de-sarampo-em-manaus-diz-susam

Transmissão do Sarampo

Ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, por tosse, espirros, por isso a facilidade de contágio da doença. Também se pode contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo longo no ambiente.

 Prevenção

A única forma garantida de prevenção é a vacinação.

Vamos relembrar o calendário de vacinação, e atentar na Tetra Viral e Tríplice Viral, conforme segue abaixo:

O que está Ocorrendo?

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde, os dados que relevam os casos de sarampos estão alarmantes. Seguem na íntegra os dados:

Onze países das Américas notificaram 385 casos confirmados de sarampo neste ano: Antígua e Barbuda (1 caso), Argentina (1), Brasil (46), Canadá (4), Colômbia (5), Equador (1), Estados Unidos (41), Guatemala (1), México (4), Peru (2) e Venezuela (279). Os dados são da mais recente atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), publicada na noite do dia 6 de abril.

Vale Ressaltar que o Brasil tem vários casos confirmados. Em Roraima, 42 casos confirmados são Venezuelanos e apenas 8 são Brasileiros. Já no estado do Amazonas são 4 casos confirmados em pessoas brasileiras. Dados alarmantes que necessita de um plano emergencial para contenção de surtos no Brasil.
Um dos planos do Ministério da Saúde é montagem dos postos de vacinação nas fronteiras da Venezuela, haja em vista que neste país tem 279 casos como observamos acima.
Estar em dia com a carteira de vacinação, crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes é muito importante para segurança da nossa saúde, portanto temos que estar atentos para não perder nenhuma vacina.

fonte: http://feiticosaromaticos.com.br/blog/index.php/tag/sarampo/

Tratamento e Prognóstico

 O tratamento consiste em hidratação, ter uma alimentação saudável e tomar as medicações conforme orientações do seu médico.

Pacientes com sarampo apresentam uma boa recuperação. As crianças menores de 5 anos, adultos e gestantes tem maior risco de terem complicações, tais complicações respiratórias e em alguns casos, cerebrais.

A doença torna-se mais grave quando atingem mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos.

As gestantes tem que realizar o pré natal em seu ESF ou UBS do seu bairro para garantir uma gestação segura.

Este blog é de caráter informativo.

Referências Bibliográficas

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/sarampo-sintomas-transmissao-e-prevencao
http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5629:regiao-das-americas-registra-casos-de-sarampo-em-11-paises&Itemid=820
imagem destacada: http://www.portaldoservidor.go.gov.br/post/ver/198068/saude-alerta-sobre-riscos-de-exposicao-ao-virus-do-sarampo

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais