Você sabia que o Dia Mundial de Saúde Mental é celebrado em 10 de Outubro?

 

17 de outubro de 2017

 

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde. Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas.

fonte: http://www.cep.pr.gov.br

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Pessoas com sua mente saudável compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites. Elas experimentam no dia-a-dia uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade e em lidar com conflitos ou transições importantes nos diferentes na vida.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela responde às exigências da vida e ao modo como experimenta seus desejos, ambições, ideias e emoções. 

, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

fonte: https://raislife.com

Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida, porém, devemos ressaltar que nem todas as pessoas podem padecer de alguma doença mental.

Pra termos Saúde mental devemos:

–  Manter pensamentos positivos consigo, com os outros e com a vida;

– Aceitar as qualidades e limitações das demais pessoas;

– Evitar consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica;

– Não usar nenhum tipo de drogas;

– Reservar um tempo para si, e realizar um lazer;

– Ter convivência com os amigos e com a família;

– Manter bons hábitos alimentares;

– Ter uma boa noite de sono;

 

Assim, teremos higiene mental, filtrando tudo que nos faz bem, e deixando-nos sempre com cabeça tranquila, em harmonia com nossa vida cotidiana.

fonte: https://ederepente50.wordpress.com

Portanto, este dia é essencial para mantermos nossas ideias e pensamentos livres, experimentar nossas sensações e nossos sentidos como paladar (Comer algo que nos agrade), olfato (sentir o cheiro das flores ou do perfume de quem gostamos), visão (poder ver concretamente coisas belas), tato (poder abraçar forte e ver que temos sempre alguém) e audição (o ultimo sentido que perdemos, poder ouvir palavras bonitas e de pessoas que amamos)

“Aprendi…
Que ouvir uma palavra de carinho…
faz bem a saúde!
Que um gesto de amor…
sempre aquece o coração!
Que o julgamento alheio…
não é importante!
Que se deve ser criança…
a vida toda!
Que é preciso…
cultivar a paz interior!
Que sonhar…
é preciso!
E que o mais importante de tudo…
é que somos livres para as nossas escolhas!
Não podemos viver apenas para nós mesmos!
Mil fibras nos conectam com outras pessoas
e por essas fibras nossas ações vão como causas…
E voltam para nos como efeito!
Aproveite ao máximo cada instante de sua vida,
Pois ele é único!”
(Desconhecido)

Lembramos que a leitura é de caráter informativo.

Esperamos que tenha gostado e aprendido mais sobre esta Doença Progressiva. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 Tutor

Antonio Carlos Gelamos

17 de outubro de 2017

 

Comente, sugira e participe:

 

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado