fbpx

Peculiaridades importantes sobre a Saúde dos Povos Indígenas em comemoração ao dia 19 de abril

Por Antonio Carlos Gelamos 18 abr 2017 - 2 min de leitura

Os Povos Indígenas, tem sua comemoração no dia 19 de Abril. Você sabia, que esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas?

imagem destacada

fonte: https://www.calendarr.com/

Antes da colonização dos portugueses ao “Brasil”, existiam vários grupos indígenas habitando esse território, que posteriormente essas terras foram chamado de Brasil. Diante dessa variedade, os índios brasileiros foram classificados segundo as línguas distintas, que são: Tupi, macro-jê, aruak e karib. Cada grupo indígena possui uma língua diferente.

Antes da colonização

fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br

Saúde dos Povos Indígenas

 

 

Saúde dos povos indígenas

fonte: http://enfermeirotoni.blogspot.com.br

A saúde dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses, singularizava nas mais diversas aldeias. Os tratamentos e curas são feitas por pajés, através de ervas naturais colhida na mata e também, por “prática mágica”. Segundo a crença dos indígenas, essas “práticas mágicas”, podem ser usadas para curar doenças como também para provocá-las.

Os Xamãs, por exemplo, são como médico-pajé, que podem entrar em êxtase. Nesse contexto, segundo os índios, a alma vai para longe do corpo, percorrendo por distantes lugares ou até mesmo encarnando em um espírito estranho. Os processos de cura variam muito entre os grupos indígenas.

Atualmente, a medicina indígena é um recurso alternativo para a cura de enfermidades graves, quando todos os recursos científicos e médicos forem esgotados.

Historia III

http://www.imagick.org.br/pagmag/saude/indigena.html

“Você vive outro tipo de realidade quando cresce lá fora, no meio da floresta, ao lado dos pequenos esquilos e das grandes corujas. Todas essas coisas estão ao seu redor como presenças, representam forças, poderes e possibilidades mágicas de vida que, embora não sejam suas, fazem parte da vida e lhe franqueiam o caminho da vida. Então você descobre tudo isso ecoando em você, porque você é natureza.”

A lagoa-apache, Edward s. Curtis (1868-1952)

Isso tudo não quer dizer que várias das ervas usadas pelos pajés e xamãs sejam descartadas pela medicina tradicional, pois muitas delas possuem princípios químicos ativos que, inclusive, vêm sendo objeto de pesquisa científica e que já compõem vários dos remédios que vamos procurar em farmácias.

ERVAS

fonte: /aalquimiadacura.blogspot.com.br

Vamos lembrar que nós utilizamos muitas ervas no dia a dia para algumas coisas por exemplo:

Quem nunca tomou um Chá de Cidreira? É muito utilizado como calmante, melhora a qualidade do sono, alivia cólicas menstruais e traz tranquilidade e bem estar.

E o Chá de camomila bem conhecido? Ajuda no tratamento no estômago, alivia enjoo e controla a má digestão.

ERVAS 2

https://www.tuasaude.com

 

Vamos salientar, que os hábitos dos Povos Indígenas, geralmente são peculiares e naturais. A prática de exercícios físicos, uma dieta equilibrada e ausência de estresse e drogas, contribui para uma qualidade de vida melhor, resultando num melhor estado de saúde que, consequentemente, é melhor do que o do “homem urbano”. 

Despedida

fonte: www.ufjf.br/secom/2013/11/11/docente-pesquisa-como-indios-reinventam-o-turismo-e-recebe-premio-nacional/

Esperamos que tenha gostado. O respeito entre povos e raças tem que ser mútuo. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais