fbpx

Profissional da Saúde, você sabe o que significa SSVV? Não passe vergonha, leia nosso post e fique por dentro em instantes.

Por Márcio André Emídio 05 set 2017 - 4 min de leitura

Os SSVV evidenciam o funcionamento e as alterações da função corporal. Parecem de uma leitura simples, entretanto eles são muito importantes, pois medem os inúmeros sinais que são utilizados na prática diária para o auxílio do exame clínico e destacam-se pela sua importância.

Dessa forma,  eles estão relacionados com a própria existência da vida e refletem o funcionamento de quatro processos corporais essenciais para vida.

Vamos ver a seguir o significado dessa sigla, como fazer medições, alguns parâmetros e como analisar os resultados. Por isso fique conosco até o final e tire suas dúvidas, pois estamos aqui para ajudar!

O que significa SSVV?

SSVV significa Sinais Vitais. Logo:

São aqueles que evidenciam o funcionamento e as alterações da função corporal. Dentre os inúmeros sinais que são utilizados na prática diária para o auxílio do exame clínico, destacam-se pela sua importância e por isso serão abordados. São eles: a pressão arterial, o pulso, a temperatura corpórea e a respiração. Porque os mesmos são relacionados com a própria existência da vida, recebem o nome de sinais vitais (HORTA,1979).

Os SSVV evidenciam o funcionamento e as alterações da função corporal.

Quais são os Sinais Vitais?

Antes de tudo, veja quais são os sinais vitais:

– Temperatura Corpórea;
– Pulso;
– Respiração;
– Pressão Arterial;

Eles são indicadores das condições de saúde de uma pessoa, portanto a mensuração deles são um meio eficiente e rápido de avaliar algumas condições ou identificar a presença de problemas. Essa medição segue regras e devem ser seguidas, além disso existem equipamentos próprios para a verificação de cada sinal vital, mas eles devem ser verificados com cautela.

Os Sinais Vitais vão fornecer dados básicos que podem, portanto, ser utilizados para determinar intervenções médicas e/ou de enfermagem, além de fornecer dados fisiológicos que o profissional utiliza na prática. Por isso constituem a forma mais comum de coleta de dados de avaliação.

Mas não se esqueça, ele são quantificados mediante a comparação a parâmetros entendidos como normais, ou seja, saber os parâmetros regulares é fundamental!

Esses parâmetros variam de acordo com uma série de fatores, como veremos a seguir. Então não pare a leitura ainda, mas…

… Pausa! Eu sei que a leitura está legal, mas eu quero lhe fazer uma pequena indicação de estudos. Clica logo aí embaixo!

Monte seu curso Maxi Educa

Fatores que podem alterar os valores dos Sinais Vitais:

Em primeiro lugar, confira quais são os fatores:

– Temperatura ambiental;
– Sono e repouso;
– Idade;
– Uso de medicamentos;
– Alimentação pesada;
Exercícios físicos;
– Fator hormonal;
– Banhos;
– Estresse.

Os SSVV deverão ser mensurados:

– Na admissão do paciente, e;
– De acordo com a rotina hospitalar ou conforme prescrição médica e/ou de enfermagem, e;
– Durante a consulta em ambulatório ou consultório, e;
– Antes e depois da realização de procedimentos invasivos ou na administração de medicamentos, e;
– Nos períodos pré, intra e pós-operatório.

Dessa forma, note que há ocasiões específicas em que os Sinais devem ser mensurados.

Vamos analisar cada um dos SSVV

Temperatura: É a medida do calor do corpo, ou seja, o equilíbrio entre o calor produzido e o calor perdido.

O tempo para deixar o termômetro no paciente é de 5 a 10 minutos.

Antes de fazer qualquer registro, confira os valores da temperatura:
É considerado normal – 36ºC a 37ºC. Entretanto, existem observações:
– axilar – 36ºC a 36,8ºC;
– inguinal – 36ºC a 36,8ºC;
– bucal- 36,2ºC a 37ºC;
– retal- 36,4ºC a 37,2ºC

Portanto, veja abaixo alguns possíveis apontamentos:


fonte: http://www.imgrum.org/user/enfermageando/3302753477

Pulso: O pulso radial é habitualmente o mais verificado. Mas existem diferenças de acordo com a condição/idade dos pacientes. Em primeiro lugar, veja qual é a média normal do pulso:
Lactentes: – 110 a 130 bpm (batimentos por minuto);
Abaixo de 7 anos: – 80 a 120 bpm;
Acima de 7 anos: – 70 a 90 bpm;
Puberdade: – 80 a 85 bpm;
Homem: – 60 a 70 bpm;
Mulher: – 65 a 80 bpm;
Acima dos 60 anos: – 60 a 70 bpm

Assim, é necessário sempre confirmar quais números são normais para cada grupo.

http://enfermagembio.blogspot.com.br/2015/02/sinais-vitais-pediatria.html

Respiração: A principal função da respiração é suprir as células do organismo de oxigênio e retirar o excesso de dióxido de carbono. Portanto, é necessário verificar os valores de cada grupo antes de certificar um resultado.

Valores normais:
Homem: – 16 a 18 mpm (movimentos por minuto);
Mulher: – 18 a 20 mpm;
Criança: – 20 a 25 mpm;
Lactentes: – 30 a 40 mpm


https://pt.slideshare.net/simonedealvarengacarioca/2-aula-slides-sinais-vitais

Pressão Arterial: É a medida da força do sangue contra as paredes das artérias, logo, a medida da pressão arterial compreende a verificação da pressão máxima chamada sistólica e pressão mínima diastólica. 

Antes de tudo, confira os valores normais para um adulto:

Pressão sistólica: 140x90mmHg;
Pressão diastólica: 90x60mmHg


http://medicinaalimentar.blogspot.com.br/2016/02/alta-pressao-arterial-e-sua-relacao-com.html
Referência

HORTA, W. A. Processo de Enfermagem. Ribeirão Preto: Pedagógica, 1979.

Caso tenha gostado um pouco ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão, assim sua contribuição pode ajudar mais pessoas.

Mas se você gostou muito, compartilhe nosso blog! Assim conseguiremos chegar cada vez a mais pessoas.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Cristina 13 dez 2017

    Muito bom

  • Maxi Educa 13 dez 2017

    Bom dia Cristina. Agradecemos sua participação em nosso Blog e ficamos contentes que você tenha gostado do nosso post. As terças temos "Terça da Saúde", sempre com um tema novo, basta acessar: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marcelino 18 jan 2018

    Muito bom

  • Maxi Educa 18 jan 2018

    Bom dia Marcelino. Obrigada por participar deixando aqui seu comentário. Temos muitos assuntos sobre a área da saúde na nossa série "Terça da Saúde", acesse: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Caso goste de algum desses outros posts, deixe-nos seu comentário, inclusive se tiver dúvidas. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW C

  • Franciele Barbosa da Silva 03 mar 2018

    Que bom

  • Maxi Educa 05 mar 2018

    Bom dia Franciele. Agradecemos sua participação em nosso post. Ficamos imensamente contentes que você tenha gostado. Que tal continuar lendo outros posts sobre saúde? Acesse nossa "Terça da Saúde": http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Batista Vieira 18 mar 2018

    Muito boa as dicas adorei parabéns

  • Maxi Educa 19 mar 2018

    Bom dia Maria Agradecemos imensamente sua participação em nosso post deixando aqui seu comentário. É uma honra para nós sabermos que conseguirmos esclarecer suas dúvidas. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • adriana 18 mar 2018

    ola , queria saber um pouco mais , sobre as mundancas em relacao Mensuracao P.A de alguns anos para outro .... local a ser aferido/

  • Maxi Educa 21 mar 2018

    Bom dia Adriana. Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Enviaremos em seu e-mail a resposta para que compreenda melhor o assunto. Aproveite e acesse nossa série "Terça da Saúde", temos muitos posts nessa área. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Muito bom 16 abr 2018

    Muito esclarecedor ,tirei algumas dúvidas que eu tinha.

  • Maxi Educa 17 abr 2018

    Bom dia Sueli. Agradecemos seu comentário em nosso post. Ficamos contentes em saber que conseguimos acertar no tema. Aproveite e fique com a nossa série: "Terça da Saúde", lá você terá muitos assuntos para estudar. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Leymara 27 abr 2018

    E a dor ? Ela não é considerada o quinto sinal vital?

  • Maxi Educa 02 maio 2018

    Bom dia Leymara. Agradecemos sua participação em nosso blog. De acordo com a Sociedade Brasileira para estudo da dor há necessidade da dor ser reconhecida como 5° sinal vital, foi citada pela primeira vez em 1996 por James Campbell (Presidente da Sociedade Americana de Dor). Seu objetivo foi de elevar a conscientização entre os profissionais de saúde sobre o tratamento da dor. James Campbell (1996) refere que se a dor fosse aliviada com o mesmo zelo como os outros sinais vitais haveria uma melhor chance de promover tratamento adequado. A avaliação da dor como 5° sinal vital deve ser integrada à prática clínica, com uma abordagem dinâmica e multidisciplinar. Deverão se manter avaliações constantes, educação continuada e manutenção dos princípios de qualidade total. Segundo Novaes e Paganini (1994) qualidade é um processo dinâmico, ininterrupto e de exaustiva e permanente atividade de identificação de falhas nas rotinas e procedimentos, que devem ser periodicamente revisados, atualizados e difundidos, com participação da será empregado. O paciente deverá ser reavaliado constantemente, pois direção do hospital e de todos os seus funcionários. A avaliação da dor deve ser sistemática e registrada considerando-se sua multidimensionalidade, assim deve abordar os aspectos sensoriais e emocionais que a permeiam e levar em consideração a idade e a capacidade de compreensão do paciente na escolha do método de avaliação que perder de vista os direitos dos pacientes. os reajustes das doses, as alterações no tratamento e a posterior redução e suspensão da analgesia dependerá do seu resultado. De acordo com a Direcção-Geral da Saúde, no uso das suas competências técnico-normativas e depois de ouvida a Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Luta Contra a Dor, institui, através da presente Circular (http://www.myos.com.pt/files/circular5sinalvital.pdf ), a “Dor como o 5º sinal vital”. http://www.sbed.org.br/materias.php?cd_secao=65 Sugiro que você leia outros posts sobre saúde, acessando: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sully 06 maio 2018

    Muito bom, bem explicado amei!!

  • Maxi Educa 07 maio 2018

    Bom dia. Agradecemos sua participação em nosso post. Ficamos contentes que você tenha gostado desse post sobre Saúde. Para ler outros blogs, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jéssica Passos 10 jun 2018

    Gostei muito!!! Muito esclarecedor, muito prático e fácil de assimilar. Obrigada por nos doar um pouco do vasto conhecimento de vcs. Espero receber assuntos relacionados a saúde e cursos, palestras...em meu e-mail. Desde já, super agradecida.

  • Maxi Educa 11 jun 2018

    Bom dia Jéssica. Obrigada pelos elogios feitos com relação aos nosso post. De fato ao escrevermos buscamos passar nosso conhecimento da melhor forma possível. Para ter acesso aos nossos posts sobre saúde, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Janaina 26 set 2018

    Quais são suas abreviações? Valores de referência para adultos?

  • Maxi Educa 28 set 2018

    Bom dia Janaina, obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Os sinais vitais (SSVV) refere-se a: temperatura (T), pulso ou batimentos cardíacos (P ou BC), respiração (R) e pressão ou tensão arterial (PA ou TA). Valores de referência para adultos? Temperatura: a axilar é a mais comumente verificada (embora menos fidedigna) e o seu valor normal varia no adulto entre 36 e 37 °C Pulso: adulto: 60 a 80 bpm (mulher: 65 a 80; homens 60 a 70). Respiração: adulto: 14 a 20 por minuto (mulher: 18 a 20; homens: 15 a 20) Pressão Arterial: - Pressão Sistólica: de ≥90 a ≤140 mmHg; - Pressão Diastólica: de ≥60 a ≤90 mmHg; - Média 120/70 mmHg. (Com variações, não sendo exatamente uma média padrão). Temos mais posts sobre saúde, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/?s=sa%C3%BAde Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Divanete de Araújo Ramos Souza 01 nov 2018

    Eu tenho muita dificuldade em saber sobre eupineico dispineico bradicardia normocardio tudo isso eu tenho dificuldade

  • Maxi Educa 06 nov 2018

    Bom Dia Divanete. Obrigado por ter deixado seu comentário no nosso blog. Eupneico: é a frequência respiratória dentro da normalidade. Dispneico: é a dor ou a dificuldade ao respirar. Bradicardia: é a diminuição dos batimentos cardíacos. Normocardio: é a frequência cardíaca normal. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elisabete Estevam 21 nov 2018

    Adorei muito bom ,tirei minhas dúvidas

  • Maxi Educa 22 nov 2018

    Olá, Bom dia Elisabete. Estamos muito felizes em termos contribuído para o seu aprendizado. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sílvio 02 abr 2019

    bom conteúdo, amanha terei prova de semiologia em farmácia :(

  • Maxi Educa 02 abr 2019

    Olá Sílvio, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Laurentina 11 maio 2019

    Adorei otimo Uma criança pra matura como funciona os dados vitais

  • Maxi Educa 13 maio 2019

    Oii Laurentina, tudo bem? É considera-se prematura a criança com peso inferior a 2,5kg e abaixo de sete meses de gestação. A criança é menor, mais magra e tem a cabeça maior comparada ao restante do corpo. A respiração do recém-nascido deve ser observada rigorosamente, pois é comum fazerem apneia nas primeiras horas de vida. A criança deve ser mantida bem aquecida, se for o caso, providencie um cobertor envolto em papel alumínio, enrole a criança nesse cobertor e mantenha sua face descoberta. A criança prematura é muito suscetível a infecções, por isso deve mantê-lo em local próprio, preferencialmente em Unidade de Terapia Semi-Intensiva ou Intensiva, de acordo com as condições clínicas do recém-nascido, assim protegendo-o de infecções. Temperatura (T) axilar: 36,5 a 37°C Frequência cardíaca (FC): 100 a 160 bpm Frequência respiratória (FR): 40 a 60 rpm Pressão arterial (PA): varia de acordo com as horas decorridas desde o nascimento e o peso. Inicia-se baixa, aumentando 1 a 2 mmHg/dia. A partir do 8° dia, aumenta 1 mmHg/semana (durante 5 a 7 semanas). Apresenta valor estável aos 2 meses. Agradecemos pelo Comentário em nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • jennyfer 30 maio 2019

    Ótimo, muito bom!! recomendo.....

  • Maxi Educa 03 jun 2019

    Oii Jennyfer, tudo bem!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Néia souza 04 jun 2019

    Bom dia, gostei muito da matéria, atualmente estou cursando cuidador de idosos. Informações muito importante.obgd

  • Maxi Educa 04 jun 2019

    Oii Néia, tudo bem!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lindamir miranda. 18 jun 2019

    Muito bom os conteúdos gostei muito obrigada por essas aulas que vem tirando as nossas dúvidas.

  • Maxi Educa 18 jun 2019

    Oi Lindamir, tudo bem!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edson Lima 28 jun 2019

    Muito bom, ótimo conteúdo! Minha duvida é: A sigla SSVV cada letra tem um significado?

  • Maxi Educa 03 jul 2019

    Olá, Edson, boa tarde! Fico feliz por ter gostado do conteúdo do blog, a sigla SSVV é utilizada no registro dos sinais vitais sendo parte integrante do exame físico, não localizei o significado de cada sigla (SSVV). Coletam-se e registram-se as medidas de pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura corporal. Espero ter ajudado e até a próxima! Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Geneandra 07 jul 2019

    Eu tenho muita dificuldade de fazer relatório

  • Maxi Educa 11 jul 2019

    Olá Geneandra, boa tarde! Os relatórios e os registros de Enfermagem são instrumentos importantes e fundamental para o desenvolvimento da Sistematização da Enfermagem (SAE), pois é fonte de informações essenciais para assegurar a continuidade da assistência, contribui, ainda, para a identificação das alterações do estado e das condições do paciente, favorecendo a detecção de novos problemas, a avaliação dos cuidados prescritos e, por fim, possibilitando a comparação das respostas do paciente aos cuidados prestados. Como você apresenta dificuldade em relação aos relatórios separei um material que particularmente gosto bastante da EBSERH, segue link abaixo; http://www2.ebserh.gov.br/documents/147715/0/2017-Registros-de-Enfermagem-Parte-II.pdf/c129ca07-c58f-4cb4-99e5-322d767821db Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gleici Botelho 12 jul 2019

    Muito bom Texto simples e bem elaborado parabéns gostei muito

  • Maxi Educa 12 jul 2019

    Oi Gleici, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário em nosso post!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Dalva Alves Dos Santos 07 ago 2019

    Muito bom o conteúdo

  • Maxi Educa 07 ago 2019

    Oi Dalva, tudo bem? Ficamos muito felizes com sua satisfação. Obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW Grande abraço.

  • Jaciane Vieira 08 ago 2019

    Gostei bastante, muita informação importante... PARABÉNS!!!

  • Maxi Educa 09 ago 2019

    Olá Jaciane, tudo bem? Muito Obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Frank Rosa 15 ago 2019

    Muito bom para o aprendizado!

  • Maxi Educa 15 ago 2019

    Oi Frank, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Claudete 17 ago 2019

    Muito bom gostaria de mais informacoes na area da saúde estou no curso de enfermagem e estou amando

  • Maxi Educa 20 ago 2019

    Oi Claudete, tudo bem? Ficamos bem contentes que tenha gostado do conteúdo. Infelizmente não podemos disponibilizar este tipo de conteúdo, nossos blogs tem a intenção de apenas informar. Mas você pode dar uma conferida no nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você vai achar o máximo. Lá tem bastante conteúdo e é sempre atualizado. Navegue pelas guias de apostilas, cursos e não se esqueça também do “Monte seu Curso”, que é o lugar onde você pode escolher matérias específicas para aprender. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Iramara garras 03 set 2019

    Qual a finalidade das siglas e unidades do sinais vitais?

  • Maxi Educa 06 set 2019

    Olá Iramara, tudo bem? A finalidade das siglas é para facilitar a associação do nome, e das unidades são uma forma de padronização. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ótimo site 12 set 2019

    É um site ótimo.

  • Maxi Educa 12 set 2019

    Oii, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Silvania 14 set 2019

    Foi de extrema emportansia para melhor o meu conhecimento.

  • Maxi Educa 17 set 2019

    Oii Silvania, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Lúcia Brandão Pimentel 14 set 2019

    Boa tarde....Porque nós sinais vitais são escrito 2 sabe?

  • Maxi Educa 20 set 2019

    Olá Maria, tudo bem? Não existe nenhuma bibliografia que faça menção do porquê da repetição das letras s e v para sinais vitais. Apenas sabe-se que os Sinais Vitais (SSVV) correspondem à temperatura corpórea, pulso, respiração e pressão arterial. Ou seja, são indicadores eficientes e rápidos das condições de saúde de uma pessoa. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Simone 22 set 2019

    quero saber mais sobre o assunto

  • Maxi Educa 30 set 2019

    Olá Simone, Tudo bem? Nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo. Visite nosso site: https://www.maxieduca.com.br/. Caso deseje adquirir material complementar você encontrará lá. Além disso, poderá ter acesso à vários outros temas gratuitos e muito interessantes de nossos blogs e até fazer simulados gratuitos. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria José 04 out 2019

    Excelente site porque eu tiro todas as minhas duvidas

  • Maxi Educa 04 out 2019

    Oii Maria José, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aline 28 out 2019

    Vim aqui só parabenizar, pois essas dicas me ajudaram muito, comecei o curso de tecno agora é essas dicas sao essencial. ????

  • Maxi Educa 29 out 2019

    Oi Aline, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sidiane Santos Souza 18 nov 2019

    Porque dois Ss e dois Vv na sigla de sinais vitais?

  • Maxi Educa 22 nov 2019

    Olá Sidiane, tudo bem? Não existe nenhuma bibliografia que faça menção do porquê da repetição das letras s e v para sinais vitais. Apenas sabe-se que os Sinais Vitais (SSVV) correspondem à temperatura corpórea, pulso, respiração e pressão arterial. Ou seja, são indicadores eficientes e rápidos das condições de saúde de uma pessoa. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Izabel Cristina Gulis constantino 10 jan 2020

    Está correto a sigla de aferição dos sinais vitais TPRPA. Quer dizer T - temperatura corpórea,P- pulso,R- Respiração, PA - Pressão Arterial. Ok

  • Maxi Educa 14 jan 2020

    Olá Izabel, tudo bem? Realmente os Sinais Vitais são representados pela sigla TPRPA, que refere-se à Temperatura, Pulso, Respiração e Pressão Arterial. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fabiane 18 jan 2020

    Amei Gostei muito as explicações

  • Maxi Educa 20 jan 2020

    Oi Fabiane, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Esperança Nkidiaka Vava 19 jan 2020

    Faça seu comentário aqui*Por favor si é possível ajuda- me para a diferençia entre o 5 e 6 sinais vitais

  • Maxi Educa 25 jan 2020

    Olá Esperança, tudo bem?? O quinto sinal é a dor, e o sexto é o sofrimento. A dor é considerada como uma experiência genuinamente subjetiva e pessoal, a percepção de dor é caracterizada como uma experiência multidimensional, diversificando-se na qualidade e na intensidade sensorial. O sofrimento é físico e psíquico, sendo uma dor crônica que não foi tratada, isto é a permanência da dor gera um sofrimento. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marta luiza dos santos 28 jan 2020

    Muito instrutivo,prático e dinâmico. Quero receber todas as atualizações. Obrigada!

  • Maxi Educa 28 jan 2020

    Oi Marta luiza, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Bernadete 30 jan 2020

    Ótimo conteúdo,como fiz o técnico de enfermagem a vários anos,foi muito interessante.

  • Maxi Educa 31 jan 2020

    Olá Bernadete, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Eusilene Oliveira 31 jan 2020

    Sou, profissional de saúde. Muito bom o material pedagogico, adorei.

  • Maxi Educa 01 fev 2020

    Olá Eusilene, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ernesto 03 fev 2020

    Eu queria saber sobre os cuidados que devo ter no caso de esses valores estivem acima ou abaixo

  • Maxi Educa 12 fev 2020

    Olá Ernesto, tudo bem? Caso algum sinal vital esteja acima ou abaixo dos valores esperados, o primeiro cuidado é procurar a atenção primária, ou seja, um atendimento ambulatório conhecida como porta de entrada, uma unidade básica de saúde, para que seja acolhido e acompanhado pela equipe da unidade. Agora se for em relação ao paciente internado que esteja com os valores dos sinais vitais alterados, os cuidados de enfermagem deverão seguir os protocolos implantados pela Instituição, de acordo com as linhas de cuidado e diretrizes preconizadas. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Nilzirene 17 fev 2020

    Parabéns. Ótimo conteúdo.

  • Maxi Educa 18 fev 2020

    Olá Nilzirene, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Alves 29 fev 2020

    Gostei. Esclarecedor.

  • Maxi Educa 29 fev 2020

    Olá Ana Alves, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Luciana Cabral 05 mar 2020

    Adorei , me ajudou bastante .

  • Maxi Educa 05 mar 2020

    Oi Luciana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • amanda 06 mar 2020

    gostei

  • Maxi Educa 06 mar 2020

    Oi Amanda, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Simone Zoccal 08 mar 2020

    Achei interessante em aprender mais sobre SSVV.

  • Maxi Educa 09 mar 2020

    Oi Simone, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Alexsander 14 mar 2020

    Causar dor no paciente desmaiado é procedimento? Ex: torcer os mamilos, para que venha esboçar alguma reação, ou não é permitido? Tem diferença entre pacientes femininos ou masculinos?

  • Maxi Educa 18 mar 2020

    Olá Alexsander, tudo bem? O procedimento utilizado para avaliar a dor em pacientes faz parte da rotina da instituição, assim como a escala de dor de acordo com a faixa etária. Existe diversas Escalas de Avaliação de dor que leva em conta outros fatores menos invasivos, como a Escala de Avaliação de Dor em Demência Avançada - PAINAD (http://www.scielo.br/img/revistas/reeusp/v48n3//0080-6234-reeusp-48-03-462-gf01-pt.jpg), Escala Behavioural Pain Scale - BPS (http://www.scielo.br/img/revistas/rbti/v30n1//0103-507X-rbti-30-01-0042-gf01.jpg). Essa última escala é recomendada para realizar a monitorização da dor em pacientes de UTI, que preservam a função motora intacta e nos que estão incapacitados de verbalizarem suas queixas de dor. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Josefina 16 mar 2020

    Quero saber quais são os factores dos sinais vitais????

  • Maxi Educa 18 mar 2020

    Olá Josefina, Tudo bem? Fatores que interferem nos valores dos sinais vitais: altitude, exercícios físicos intensos, alimentação pesada, idade, estresse, uso de medicamentos, uso de drogas e algumas doenças. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Paula 17 mar 2020

    Foi muito bom para mim

  • Maxi Educa 17 mar 2020

    Oi Ana Paula, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gabriela 07 abr 2020

    Eu super amei essas informações,eu estou fazendo um curso de cuidador de idosos Então eu estou buscando tds as informações além dos que o meu professor está me oferecendo. Gostei muito dessa matéria Parabéns

  • Maxi Educa 07 abr 2020

    Olá Gabriela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elizabete 15 abr 2020

    Adorei bem esclarecido e passo a passo.

  • Maxi Educa 15 abr 2020

    Olá Elizabete, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rosangela Rodrigues da graça 18 abr 2020

    Paciente de 94 anos,com PA 90x50,FC 59,temp 35.1,sat 97% É normal isso aconteçe diariamente pela manhã Obs:paciente ñ tem patológica, mas é acamado e por ñ decludir está com uma Gtt, e uso de 0/2 em 2litros por mints,

  • Maxi Educa 18 maio 2020

    Olá Rosangela, tudo bem? A finalidade do nosso blog é meramente informativa. No presente caso necessário se faz a consulta à um profissional especializado no assunto para lhe auxiliar. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rosilene Holanda 29 abr 2020

    Amei as dicas de saúde.

  • Maxi Educa 30 abr 2020

    Olá Rosilene, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gabrielle Sousa Barros 18 maio 2020

    Incrível ameiiiii, realmente me ajudou muito....❤???????

  • Maxi Educa 18 maio 2020

    Olá Gabrielle, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Viviane 04 jun 2020

    Nossa, estou no 2º semestre de enfermagem, este Blog está me ajudando muito. Obrigada

  • Maxi Educa 04 jun 2020

    Olá Viviane, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rosania 13 jun 2020

    eu gostei das informações. obrigada

  • Maxi Educa 15 jun 2020

    Olá Rosania, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Luanna sousa 29 jun 2020

    parabéns pelo conteúdo gostei muito,muito bem explicado e objetivo.

  • Maxi Educa 30 jun 2020

    Olá Luanna, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elizabete 30 jun 2020

    Muito bom, tomara que outros tbm leiam até o final.

  • Maxi Educa 01 jul 2020

    Olá Elizabete, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cristina Aparecida Kempe Coradin 05 jul 2020

    Muito bom o conteúdo, adorei essa pagina.

  • Maxi Educa 06 jul 2020

    Olá Cristina, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Evandro Paulo da Silva 09 jul 2020

    Muito bem esplicado vai mim ajudar muito no meu corso de enfermagem,gostaria de aprender mais sobre as miniaturas. Que e usado muito na enfermagem, temos que saber uma por uma para passar as informações certas

  • Maxi Educa 10 jul 2020

    Olá Evandro, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lucas toczek teixeira 14 jul 2020

    Muito é bom saber ?

  • Maxi Educa 15 jul 2020

    Olá Lucas, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Natalia 21 ago 2020

    Muchas gracias

  • Maxi Educa 22 ago 2020

    Olá Natalia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cristina gross 04 set 2020

    Gostei muito do conteúdo me ajudou bastante.....?

  • Maxi Educa 05 set 2020

    Olá Cristina, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Valdenice santiago lopes 12 set 2020

    Oi bom dia Tudo bem gostei bastante

  • Maxi Educa 13 set 2020

    Olá Valdenice, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Nayara 25 set 2020

    Bem interessante gostei

  • Maxi Educa 25 set 2020

    Olá Nayara, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Eva Custódio 15 out 2020

    Ótimo conteúdo.

  • Maxi Educa 16 out 2020

    Olá Eva, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Itamires 24 nov 2020

    Gostei muito,pós trabalho como cuidadora

  • Maxi Educa 24 nov 2020

    Olá Itamires, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Delania da costa Silva 28 nov 2020

    Diluição de medicamentos.

  • Maxi Educa 30 nov 2020

    Olá Delania, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Eldemar Ferreira De Morais 10 dez 2020

    Como aferir pressão com o estetoscópio

  • Maxi Educa 10 dez 2020

    Olá Eldemar, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Pamela 15 dez 2020

    Adorei, bem explicativo .

  • Maxi Educa 15 dez 2020

    Olá Pamela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Loudes Teixeira lopes 16 jan 2021

    De fácil entendimento ,muito bom obrigado.

  • Maxi Educa 01 fev 2021

    Olá Loudes, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marcos 19 fev 2021

    Show... Parabéns !!!!

  • Maxi Educa 20 fev 2021

    Olá Marcos, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Claudia Moura 22 fev 2021

    Muito bom esse material, porém tenho uma curiosidade ! A sigla SSVV. Qual o significado de cada uma dela ? S= S= V= V=

  • Maxi Educa 23 fev 2021

    Olá Claudia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Viviane 24 fev 2021

    Boa tarde! Como faço pra verificar pressão arterial ?. Obrigada

  • Maxi Educa 25 fev 2021

    Olá Viviane, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • E a pressão em crianças?afere?qual a ideal 27 fev 2021

    É recomendável Abel

  • Maxi Educa 01 mar 2021

    Olá Flávia, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU

  • Iraldina 11 mar 2021

    Eu gostaria de saber a principal função da retirada da pulsação

  • Maxi Educa 11 mar 2021

    Olá Iraldina, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Inês 15 mar 2021

    gostei muito dessa matéria muito importante.

  • Maxi Educa 15 mar 2021

    Olá Inês, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jaqueline 25 mar 2021

    Estou iniciando primeiro trabalho

  • Maxi Educa 26 mar 2021

    Olá Jaqueline, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana eloiza Ribeiro dos Santos 19 abr 2021

    Perfeito

  • Maxi Educa 20 abr 2021

    Olá Ana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • cicera lima 28 abr 2021

    adorei, essas anotações....

  • Maxi Educa 28 abr 2021

    Olá Cicera, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fabiana Cleisi Lima 18 maio 2021

    Gostei muito!

  • Maxi Educa 19 maio 2021

    Olá Fabiana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Eliz 21 maio 2021

    Ótima explicação!

  • Maxi Educa 22 maio 2021

    Olá Eliz, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Enivalda 26 maio 2021

    Muito ótima

  • Maxi Educa 27 maio 2021

    Olá Enivalda, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • maria 06 jul 2021

    este artigo me ajudou muito, estou no inicio do estágio e estou super perdida sem aulas presenciais e gostaria de mais post que possam reforçar

  • Maxi Educa 06 jul 2021

    Olá Maria, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Antonia Queiroz peres 20 jul 2021

    Muito bom, gostaria de saber mas sobre pressão arterial

  • Maxi Educa 20 jul 2021

    Olá Antonia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Muhiha 04 set 2021

    Só quero a gradecer e pedir que me ajudem a se informar e se formar melhor

  • Maxi Educa 04 set 2021

    Olá Muhiha, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Pollyanna WASCONCELOS BUARQUE 19 set 2021

    Está sendo maravilhoso esses blogs . Estou fazendo técnico de enfermagem. Aprovado muito resumido maravilhoso

  • Maxi Educa 20 set 2021

    Olá Pollyanna, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria E 02 out 2021

    Oxigenação no sangue não faz parte dos SSVV?

  • Maxi Educa 04 out 2021

    Olá Maria, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Manoela 21 out 2021

    Parabéns Ótima explicação me ajudou muito ,Deus abençoe .

  • Maxi Educa 22 out 2021

    Olá Manoela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Raimundo da Cunha 27 nov 2021

    Artigo simples e rico. Apenas faltou 2 conceitos, respiração e Pulso. Recomendo a todo pessoal, não só o da Saúde. Parabéns. Enviem novidades sobre anamenese, triagem e.etc.

  • Maxi Educa 27 nov 2021

    Olá Ana Raimundo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Regiane Pacheco 28 nov 2021

    Excelente material ,só falta colocar a saturação para que as pessoas possam compreender também , que agora faz parte do ssvv.

  • Maxi Educa 29 nov 2021

    Olá Regiane, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria de Jesus Gomes 08 dez 2021

    Gostei muito de entrar nesse link , tem tudo bem explicado

  • Maxi Educa 08 dez 2021

    Olá Maria, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Prof Henrique 20 dez 2021

    Maravilhoso prático

  • Maxi Educa 21 dez 2021

    Olá Henrique, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ausana 09 jan 2022

    Quero muito que vcs falasse sobre as máscara de Hudson

  • Maxi Educa 17 jan 2022

    Olá Ausana, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Cristina de oliveira 11 jan 2022

    Muito bom, tirou minhas dúvidas sobre siglas.

  • Maxi Educa 17 jan 2022

    Olá Ana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Francisco Silva 04 fev 2022

    Muito bom, gostei muito das informações!!

  • Maxi Educa 05 fev 2022

    Olá Francisco, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Francinara Soares 13 fev 2022

    Adorei

  • Maxi Educa 14 fev 2022

    Olá Francinara, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ivonete 22 fev 2022

    Muito interessante !!!! Adorei

  • Maxi Educa 23 fev 2022

    Olá Ivonete, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Klaudia 09 mar 2022

    Gostei muito. Aqui eu conseguir tirar dúvidas, aprender. Parabéns obrigado

  • Maxi Educa 10 mar 2022

    Olá Klaudia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Dilma Batista Souza 30 mar 2022

    gostei das explicações de vcs assim a gente consegue aprender melhor sobre sinais vitais e temperaturas do paciente

  • Maxi Educa 31 mar 2022

    Olá Dilma, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marina 26 maio 2022

    Agradeço muito consegui tirar a minha duvida.

  • Maxi Educa 26 maio 2022

    Olá Marina, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • arleia oliveira 05 jun 2022

    muito bom, bem detalhado

  • Maxi Educa 06 jun 2022

    Olá Arleia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais