fbpx

Saiba as informações básicas sobre sistema operacional UBUNTU 14.04

Por Ewerton José da Silva 28 set 2016 - 6 min de leitura

Conheça o Ubuntu 14.04

01-conhecaubuntu

Na maior parte dos concursos onde se pede Linux, a distribuição cobrada é o Ubuntu, que é a mais popular das distribuições Linux.

 

Conhecendo o Ubuntu

 

O Ubuntu é uma distribuição do sistema operacional Linux. Uma distribuição é um disco que contém o Linux e outros diversos softwares úteis para o dia-a-dia do usuário, como editor de textos e editor de planilha eletrônica, editor de imagens, players de músicas e vídeos etc, tudo isso em um único sistema que pode ser baixado gratuitamente da Internet e instalado em quantas máquinas quisermos, sem a necessidade de pagar licenças ou ter que instalar um sistema pirata na máquina. A versão 14.04 LTS foi lançada em abril de 2014 e possui um suporte que vai até abril de 2019. O que quer dizer que diferente das versões que não são LTS, esta recebe atualizações por mais tempo. Uma versão não LTS tem suporte de apenas seis meses, portanto, sempre opte por utilizar versões LTS, essas são lançadas a cada dois anos e atualmente estamos na versão 16.04, porém a mais utilizada ainda é a 14.04.

 

 

A área de trabalho do Ubuntu

 

 

02-area de trabalho ubuntu

 

 

Esta é a tela inicial do Ubuntu, ou seja, a sua área de trabalho. Se você está acostumado a utilizar o Windows, vai perceber algumas diferenças, como a barras de tarefas (que fica na lateral e a barra de status localizada na parte superior da tela), diferente do Windows que possui somente uma em baixo.

O lançador funciona como se fosse a barra de tarefas do Windows, aqui podemos inserir atalhos para programas e também é onde ficam os arquivos que o usuário está trabalhando no momento.

O painel é utilizado para acessar os programas instalados no sistema operacional.

 

03-acesso painel Ubuntu

 

Explorador de arquivos

 

O explorador de arquivos exibe a pasta pessoal do usuário, que seria o mesmo que a pasta Meus Documentos do Windows. Porém há uma diferença do Windows, dentro desta pasta é o único local que o usuário pode criar novas pastas ou arquivos.

04-explorador arquivos Ubuntu

Na opção Dispositivos é possível acessar as unidades de armazenamento conectadas ao computador. Veja na barra de tarefas superior que temos um “/”, que representa o local da pasta visualizada. No exemplo abaixo estamos na pasta onde o sistema operacional está instalado. A pasta Home é onde ficam as pastas dos usuários do sistema operacional.

05-diretorio barra Ubuntu

O menu de um programa ou da área de trabalho do explorador de arquivos fica na barra de tarefas superior e só aparece quando o mouse é direcionado a este local. Diferente do Windows, aqui os botões de fechar o programa ou pasta, minimizar e maximizar ficam no canto superior esquerdo. Ao lado destas opções podemos visualizar o menu de opções do programa ou do navegador de arquivos, este menu só aparece ao posicionar o cursor do mouse sobre a barra de títulos.

06-botoesjanela

Ao navegar entre arquivos e pastas é possível existem diversos recursos que facilitam o uso.

07-opcoesjanela

Nesta área também é possível realizar pesquisas de arquivos.

08-criteriospesquisa

Ao visualizar arquivos é possível alterar o modo de visualização, se estivermos visualizando os arquivos como ícones podemos mudar para o modo lista.

 

09-criteriosvisualizacao

Se o modo de visualização for em formato de lista é possível alterar para o modo de ícones.

10-vizualizarcomograde Ubuntu

Ainda com a visualização no modo listagem é possível alterar a ordem de exibição dos arquivos, pastas e programas. Podemos organizar por nome, tamanho, tipo e data de modificação.

11-filtroitens

Opções de Pastas

Clicando o botão auxiliar do mouse sobre uma pasta será exibida uma lista de opções com ações que podem ser realizadas com uma pasta. Além de usar as combinações de tecla (CTRL + C para copiar, CTRL + X para recortar, CTRL + V para colar, F2 para renomear ou delete para enviar o arquivo para a lixeira).

12-opcoespasta

Propriedades de uma pasta

Para visualizar as informações sobre uma pasta clique com o botão direito sobre uma pasta qualquer e selecione a opção propriedades. Verifique na imagem abaixo as propriedades que são exibidas para uma pasta.

13-propriedadespasta

Nome: Nome do arquivo, pode ser alterado ao clicar com o botão auxiliar do mouse e selecionar a opção renomear.

Tipo: Ajuda a identificar o tipo de arquivo, imagens costuma ter a extensão .JPEG, arquivos de texto .PDF. A extensão do arquivo também serve para definir com qual programa o arquivo será visualizado ou editado.

Conteúdo: Esta opção só está disponível para propriedades de uma pasta. Serve para exibir o número de itens existentes em uma pasta.

Local: Mostra o endereço do arquivo no computador. /home/ubuntu/Documentos, representa a pasta Documentos do usuário Ubuntu.

Volume: Mostra o sistema de arquivos ou dispositivo em que o arquivo está armazenado.

Espaço livre: Opção disponível apenas para pastas. Mostra a quantidade de espaço livre em disco no local onde a pasta está localizada.

Acessado: Exibe a data e a hora que o arquivo foi aberto pela última vez.

Modificado: Exibe a data e a hora que o arquivo foi modificado pela última vez.

Opções de Arquivos

Clicando com o botão auxiliar sobre um arquivo é possível acessar as opções de manipulação do arquivo.

14-opcoesarquivos

Propriedades de um arquivo

Para visualizar as informações sobre um arquivo clique com o botão direito sobre o mesmo e selecione a opção propriedades. Verifique na imagem abaixo as propriedades que são exibidas para um arquivo.

15-propriedadesarquivos

 

Entendendo o lançador

 

Quando há um arquivo está sendo editado ou visualizado pelo usuário um triângulo é apontado para representar que há um arquivo em execução no programa, na imagem abaixo é possível identificar este triangulo que fica do lado esquerdo do lançador em três programas (Terminal, Editor de textos e ajuda). Veja que no terminal há também um triangulo do lado direito do lançador, o que representa que este programa está com a janela sendo visualizada na área de trabalho.

16-lancador

 

Programas

 

Alguns dos programas que fazem parte da instalação do Ubuntu 14.04 são os aplicativos de escritório que fazem parte do LibreOffice, que são o Writer (Editor de textos), Calc (Editor de planilhas), Impress (Editor de apresentações), Draw (Editor de desenhos e imagens), Math (Editor de fórmulas matemáticas).

17-programas Ubuntu

Quando acessamos o painel de programas do Ubuntu é possível obter uma descrição de um programa instalado apenas clicando com o botão direito do mouse sobre o mesmo, para que um resumo sobre ele apareça em uma janela, além de permitir a inicialização ou desinstalação do programa. Na imagem abaixo estamos visualizando informações do Navegador padrão do Ubuntu, além dele também vem instalado o Firefox.

Central de programas do Ubuntu

É o local onde encontramos programas criados especificamente para o Ubuntu, aqui podemos encontrar alternativas para muito programas utilizados no Windows.

19-centralprogramas

 

 

Terminal

 

É um programa que permite que o usuário trabalhe e acesse todos os recursos do sistema operacional apenas no modo texto. Trabalhar em modo texto no Linux é sinônimo de eficiência, pois através de códigos de programação o acesso a recursos e configurações do sistema é mais rápido e eficiente. Utilizando o terminal é possível utilizar os comandos usados no modo texto do Ubuntu, porém o terminal funciona em um ambiente gráfico.

 

 

20-terminal Ubuntu

Quando o sistema operacional é instalado em modo texto a visualização do Linux fica bem diferente. É possível visualizar o modo texto do Ubuntu acionando um dos terminais que vem pré-configurados usando o atalho (CTRL + ALT + F2 ). Ao todo é possível abrir seis terminais ao mesmo tempo e em cada um deles fazer login com um usuário diferente.

 

Isso é tudo pessoal, continue acompanhando nosso blog para mais dicas, até a próxima.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • paulo césar 27 abr 2020

    VOU FAZER A PROVA DA PCPR EM JULHO,COMO ACHO ESSE MATERIAL SOBRE LINUX? 1. Conceitos básicos de operação com arquivos no sistema operacional Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). 2. Noções de uso de Internet e correio eletrônico, utilizando os navegadores Firefox e Google Chrome no sistema operacional (Ubuntu versão 14 ou superior. 3. Noções de trabalho com computadores em rede interna, no sistema operacional (Ubuntu versão 14 ou superior). 7. Noções, como usuário, do sistema operacional Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).

  • Maxi Educa 05 maio 2020

    Olá Paulo César, tudo bem? Indicamos que de uma olhada no nosso site, lá você encontra todo o tipo de material para concurso público. Link: https://www.maxieduca.com.br/ Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais