4 PASSOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ASSOCIAÇÃO LÓGICA PARA GABARITAR SUA PROVA

 

27 de fevereiro de 2017

 

A Associação Lógica trata de problemas aos quais prestam informações de diferentes tipos, relacionado a pessoas, coisas, objetos fictícios

 

Mas o que é Associação Lógica e seu objetivo?

 

o que é associação lógica

O objetivo é descobrir o correlacionamento entre os dados dessas informações, ou seja, a relação que existe entre eles. Por isso muitas das vezes ela pode ser conhecida também como CORRELAÇÃO DE ELEMENTOS.

Muitos editais cobram este tema como: “Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.”

Te daremos algumas dicas de como resolver questões deste tipo, e nada melhor que um exemplo!!!

 

ENTÃO VAMOS LÁ?!

 

Vamos lá...

Três homens, Luís, Carlos e Paulo, são casados com Lúcia, Patrícia e Maria, mas não sabemos quem ê casado com quem. Eles trabalham com Engenharia, Advocacia e Medicina, mas também não sabemos quem faz o quê. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir o nome de cada marido, a profissão de cada um e o nome de suas esposas.

a) O médico é casado com Maria.

b) Paulo é advogado.

c) Patrícia não é casada com Paulo.

d) Carlos não é médico.

A primeira pergunta é: E AGORA?!

Mas calma… temos a SOLUÇÃO!!

 

O 1º PASSO sobre Associação Lógica

 

primeiro passo

Vamos montar uma TABELA para facilitar a visualização da resolução, a mesma deve conter as informações prestadas no enunciado, nas quais podem ser divididas em três grupos: homens, esposas e profissões.

tabela 1

Também criamos abaixo do nome dos homens, o nome das esposas.

Observação: a montagem dessa tabela vale para qualquer número de grupos do problema. Ou seja, se forem, por exemplo, cinco grupos, um deles será a referência para as linhas iniciais e os outros quatro serão distribuídos nas colunas.

Depois disso, da direita para a esquerda, os grupos serão “levados para baixo” na forma de linhas, exceto o primeiro.

Preste bastante atenção a ordem na montagem da tabela, pois ela é importante!!

 

O 2º PASSO sobre Associação Lógica

segundo passo

Vamos construir uma tabela que servirá apenas como GABARITO, mas em alguns casos ela é fundamental para que você enxergue informações que ficam meio escondidas na tabela principal, assim como lhe permitirá tirar conclusões sobre determinado elemento.

Colocamos na primeira linha os nomes dos grupos. Nas outras linhas, serão colocados os elementos do grupo de referência inicial na tabela principal (no nosso exemplo, o grupo dos homens).

tabela 2

 

O 3º PASSO sobre Associação Lógica

 

Terceiro Passo

Damos início ao preenchimento de nossa tabela, com as informações mais óbvias do problema, aquelas que não deixam margem a nenhuma dúvida.

a) O médico é casado com Maria — marque um “S” na tabela principal na célula comum a “Médico” e “Maria”, e um “N” nas demais células referentes a esse “S”

tabela 3

Observe ainda que: se o médico é casado com Maria, ele NÃO PODE ser casado com Lúcia e Patrícia, então colocamos “N” no cruzamento de Medicina e elas.

E se Maria é casada com o médico, logo ela NÃO PODE ser casada com o engenheiro e nem com o advogado (logo colocamos “N” no cruzamento do nome de Maria com essas profissões). Não conseguimos nenhuma informação referente a Carlos, Luís e Paulo.

b) Paulo é advogado. – Preenchemos as duas planilhas.

tabela 4

c) Patrícia não é casada com Paulo. – Vamos preencher com “N” na tabela principal.

tabela 5

d) Carlos não é médico. – preenchemos com um “N” na tabela principal a célula comum a Carlos e “médico”.

tabela 6

Notamos aqui que Luís então é o médico, pois foi a célula que ficou em branco. Podemos também completar a tabela gabarito.

tabela 7

Novamente observamos uma célula vazia no cruzamento de Carlos com Engenharia. Marcamos um “S” nesta célula. E preenchemos sua tabela gabarito.

tabela 8

 

O 4º PASSO sobre Associação Lógica

 

Quarto Passo

Após as anotações feitas na tabela principal e na tabela gabarito, vamos PROCURAR INFORMAÇÕES que levem a novas conclusões, que serão marcadas nessas tabelas.

– Observe, na tabela principal, que Maria é esposa do médico, que se descobriu ser Luís.

– Além disso, sabemos que Patrícia não é casada com Paulo. Como Paulo é o advogado, podemos concluir que Patrícia não é casada com o advogado.

– E Patrícia tem de ser casada com o engenheiro, e Lúcia tem de ser casada com o advogado.

Com isso finalizamos nossa tabela e concluímos, então, que Lúcia é casada com o advogado (Paulo), Patrícia é casada com o engenheiro (Carlos) e Maria é casada com o médico (Luís). Preenchendo a tabela-gabarito, vemos que o problema está resolvido:

tabela 9

“Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.”

(Paulo Coelho)

Quando você quer alguma coisa

E aí gostou? Compartilha!!!

Deixei seu comentário e sua sugestão, queremos saber a sua opinião! 😉

Tutora Roberta do Amorim Hassib

27 de fevereiro de 2017

 

Comente, sugira e participe:

 

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado