fbpx

Tipicidade, Ilicitude, Culpabilidade e Punibilidade.

Por Adriano Augusto Placidino Gonçalves 21 jun 2016 - 3 min de leitura

Tipicidade

A tipicidade consiste no nome que se dá ao enquadramento da conduta concretizada pelo agente na norma penal descrita em abstrato. Isto é, para que haja crime é necessário que o sujeito realize, no caso concreto, todos os elementos componentes da descrição típica (definição legal do delito).

tipicidade

 

Não confundir ainda “tipicidade” com “tipo penal”, pois tipo é uma figura que resulta da imaginação do legislador, enquanto juízo de tipicidade é a averiguação que se efetua sobre uma conduta para saber se apresenta os caracteres imaginados pelo legislador. O tipo penal é composto por elementar (é todo componente essencial do tipo sem o qual este desaparece ou se transforma em outra figura típica) e circunstâncias (não servindo para compor a essência do crime, mas sim para influir na pena).

Assim, quando você ouvir dizer que determinada causa é excludente da tipicidade, é que por ela a conduta praticada deixa de possuir os elementos necessários para o enquadramento no tipo penal. São exemplos mais comuns: erro de tipo inevitável, invencível, escusável; desistência voluntária e arrependimento eficaz; coação física irresistível; crime impossível e a aplicação do princípio da insignificância.

Ilicitude

ilicitude

A ilicitude é a contradição entre a conduta e o ordenamento jurídico, consistindo na prática de uma ação ou omissão ilegal. Isto é, a conduta é contrária ao Direito. A princípio todo fato típico também é ilícito. Contudo, por vezes, mesmo que uma pessoa cometa uma conduta típica, há na lei exceções permissivas para sua conduta, de modo que não há ilicitude da ação. Por exemplo: matar alguém como legítima defesa, a lei considera que a conduta não é ilícita.

Note-se, quando isso ocorre, o fato permanece típico, mas não há crime, excluindo-se a ilicitude, e sendo ela requisito do crime, fica excluído o próprio delito; em consequência, o sujeito deve ser absolvido. São causas que excluem a ilicitude do fato: estado de necessidade; legítima defesa; estrito cumprimento de dever legal; exercício regular de direito.

Culpabilidade

 

culpabilidade

 

A culpabilidade é a possibilidade de se considerar alguém culpado pela prática de uma infração penal. Por essa razão, costuma ser definida como “juízo de censurabilidade” e “reprovação” exercido sobre alguém que praticou um fato típico e ilícito. “Não se trata de elemento do crime, mas pressuposto para imposição de pena”.

Na culpabilidade afere-se apenas se o agente deve ou não responder pelo crime cometido. Segundo o Código penal são elementos da culpabilidade: a imputabilidade; a potencial consciência da ilicitude e a exigibilidade de conduta diversa.

Com isso, caso existam circunstâncias que afastem esses elementos, por exemplo, a inimputabilidade do menor de 18 anos, o fato deixa de ser culpável.

As excludentes de culpabilidade são: doença mental; menoridade; embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou força maior; erro de proibição; coação moral irresistível e obediência hierárquica.

Punibilidade

 

punibilidade

 

Por fim, a punibilidade dispõe sobre a possibilidade jurídica de o Estado impor a sanção ao responsável pela infração penal.

Assim, praticada a infração penal, nasce a punibilidade. Contudo, é importante destacar que esta possibilidade do Estado não é eterna, daí porque existem causas que extinguem a punibilidade, o direito de punir estatal (jus puniendi).

São causas de extinção da punibilidade: morte do agente; anistia, graça ou indulto; abolitio criminis (lei deixa de considerar fato como criminoso); prescrição, decadência ou perempção; renúncia do direito de queixa; perdão do ofendido; retratação do agente e perdão judicial.

Com isso, podemos considerar a existência de etapas sucessivas de raciocínio, de maneira que, ao se chegar à punibilidade, já se constatou ter ocorrido uma infração penal culpável. Assim, verifica-se, em primeiro lugar, se o fato é típico ou não; em seguida, em caso afirmativo, a sua ilicitude; depois se passa ao exame da possibilidade de responsabilização do autor, ou seja, se este é culpável e, só a partir de então, é que se passa a análise da possibilidade de imposição da sanção ao responsável por sua prática.

Gostou do nosso artigo? Então não deixe de continuar nos acompanhando e recebendo assim dicas e orientações que lhe podem ser muito úteis durante seu estudo!

Não deixe de conferir também nossas apostilas e cursos preparatórios! Forte abraço, boa sorte e até a próxima.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Tiago 19 ago 2016

    Explicação de fácil compreensão e com exemplos que ajudam a absorver o conteúdo... Parabéns pelo material !

  • Maxi Educa 24 ago 2016

    Olá, Tiago. Agradecemos pelo elogio e satisfação com nosso artigo! Assim como este material estamos com muitas outras novidades, então continue acompanhando nossas postagens no blog! Não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW Bons estudos! Atenciosamente, Equipe Maxi Educa.

  • Washington 08 set 2016

    Muito boa definição... Obrigado por este excelente material

  • Maxi Educa 09 set 2016

    Olá, Washington. Agradecemos pelo elogio e satisfação com nosso artigo! São manifestações como essa que nos motivam a cada vez mais buscar formas de contribuir com o aprendizado de nossos leitores. Assim como este material estamos com muitas outras novidades, então continue acompanhando nossas postagens no blog! Não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW Bons estudos! Atenciosamente, Equipe Maxi Educa.

  • Alaize 10 set 2016

    Estão de parabéns,gosto muito das aulas que vocês disponibilizam.conteúdo de fácil compreensão,Obrigada ?

  • Maxi Educa 12 set 2016

    Olá, Alaize! Agradecemos pelo elogio e satisfação com nosso artigo! São manifestações como essa que nos motivam a cada vez mais buscar formas de contribuir com o aprendizado de nossos leitores. Assim como este material estamos com muitas outras novidades, então continue acompanhando nossas postagens no blog! Não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW Bons estudos! Atenciosamente, Equipe Maxi Educa.

  • Joab Leonardo 19 dez 2016

    Muito bom o conteúdo, só não gostei dessa ARMA AÍ APONTANDO PRO MEU ROSTO haha!

  • Maxi Educa 19 dez 2016

    Olá, Joab Primeiramente gostaríamos de agradecer seu comentário em nosso Blog, seus apontamentos servem para enriquecer ainda mais nossos posts. E não precisa se assustar com a arma não, hehehehe... Além do blog, temos muitas novidades, portanto não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Nubia 17 jan 2017

    Muito bom. Me ajudou muito.

  • Maxi Educa 18 jan 2017

    Olá, Nubia. Que bom que nosso post tenha lhe ajudado. Continue acessando nosso Blog, pois temos outros assuntos, que com certeza lhe serão úteis. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Petterson 05 fev 2017

    Ótimo material de estudo, parabéns

  • Maxi Educa 06 fev 2017

    Olá, Petterson. Ficamos muito contentes que tenha gostado do nosso post. Por se tratar de um tema que sempre gera dúvidas, buscamos abordá-lo de forma clara e direta. Para que fique por dentro de mais assuntos, pedimos que acompanhe nossas postagens. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Juliana 15 fev 2017

    Explicação Clara e objetiva, parabéns ajudou muito. Amei a aula!

  • Maxi Educa 15 fev 2017

    Olá, Juliana. A nossa intenção foi sermos bem claro e objetivos sobre esse tema, que causa dúvidas. Ficamos contentes que esse post tenha colaborado nos seus estudos. Mas não é só isso não, temos vários assuntos que podem lhe ser útil, de diversas áreas. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • adriana carvalho 31 mar 2017

    show de matéria

  • Maxi Educa 03 abr 2017

    Bom dia, Adriana. Que bom que você gostou do nosso post. Tentamos facilitar ainda mais seus estudos para que o show seja de vocês. Continue acessando nosso blog, pois temos outros assuntos que com certeza você vai gostar muito. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edilene Oliveira 10 abr 2017

    Excelente!!!

  • Maxi Educa 10 abr 2017

    Bom dia, Edilene. Excelente mesmo é o seu comentário em nossa postagem, pois isso revigora ainda mais o trabalho de nossa equipe. Convido você para acessar outras postagens em nosso Blog, temos uma infinidade de matérias. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lucas 25 abr 2017

    Boa tarde , excelente explicaçao amigo , ainda mais para mim que iniciei no penal I esse semestre , e a professora simplesmente nao explicou hora alguma oque é mesmo tipicidade , ilicitude , culpabilidade , isso vinha confundindo minha cabeça cheguei a errar coisas bobas assim .. OBRIGADO FORTE ABRAÇOS !

  • Maxi Educa 26 abr 2017

    Bom dia, Lucas. Que bom que está empenhado nos estudos, é isso mesmo, esgote todas as informações confiáveis que puder para seus estudos. Ficamos lisonjeados que nosso post tenha lhe ajudado a tirar dúvidas. Temos muito mais informações em diversas áreas do Direito e outras afins. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carolina 30 abr 2017

    Explicação sucinta e precisa, sanou todas as minhas dúvidas, no entanto, seria possível retirar os gifts? Eles acabam por desviar a atenção. Obrigada

  • Maxi Educa 02 maio 2017

    Bom dia, Carolina. Que bom que tenha gostado do nosso post. Elaboramos assuntos para serem tratados de forma direta e precisa para esclarecer os apontamentos dos nossos leitores. Quanto aos gifs ou imagens elas são trazidas pois se tratam de um Blog, assim, a leitura com uso de imagens faz com que muitas pessoas entendam melhor. Agradecemos sua participação em nosso blog. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • alexsander 01 maio 2017

    Boa tarde , excelente explicação esta me ajudando muito,a estuda para o concurso.

  • Maxi Educa 02 maio 2017

    Bom dia Alexsander Muito bom saber que nosso post esteja ajudando você com os estudos, principalmente por se tratar de um tema que sempre é cobrado nas provas. Caso tenha mais sugestões para seus estudos, deixe aqui seu pedido. Sugerimos que visite outros posts, pois podem ser muito úteis para você. Agradecemos sua participação em nosso blog. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Wagner 28 maio 2017

    Gostaria de fazer parte deste maravilhoso blog

  • Maxi Educa 29 maio 2017

    Bom dia Wagner. Peço, por favor para que entre em seu e-mail. Obrigada pelo contato

  • Alessandra 07 jun 2017

    Muita Boa suas explicações aprendi bastante obrigado

  • Maxi Educa 07 jun 2017

    Bom dia Alessandra Ficamos contentes que você tenha gostado do nosso post, saiba que são os comentários que deixam nosso serviço cada vez melhor. Navegue em outros posts, você vai ver que temos vários temas legais e atuais aguardando por você. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marco Antônio 11 jul 2017

    Excelente explicação, bem clara e direta!!!! Parabéns pelo texto.

  • Maxi Educa 12 jul 2017

    Bom dia Marco. Agradecemos sua participação em nosso Blog. Nosso objetivo é fazer com que nossos leitores entendam nossos artigos de forma direta e clara. Já aproveite e confira outras postagens que temos na área do Direito e outras que também são voltadas para a educação. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ludmilla 23 jul 2017

    excelente, melhor que videos que assisti.

  • Maxi Educa 24 jul 2017

    Bom dia Ludmila Ficamos muito contentes que você tenha gostado do nosso post e agradecemos sua participação. Temos várias postagens na área do Direito, aproveite e confira... Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Enderson 08 ago 2017

    Boa noite! Muito bom material fico agradecido...Muito boas as explicações. Obrigado.

  • Maxi Educa 08 ago 2017

    Bom dia Enderson. Obrigada por participar do nosso blog, deixando aqui sua satisfação como nosso post. Convido-lhe a acessar esse post sobre as diferenças entre homicídio culposo e doloso, com certeza lhe será muito útil http://blog.maxieduca.com.br/homicidio-doloso-culposo/ Além desse, temos outros, não perca tempo!! Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Adoniran 10 set 2017

    Excelente a explicação. Fui obrigado copiar para o caderno de tão fácil entendimento. Posso usar como resposta da prova rsrssr.

  • Maxi Educa 02 out 2017

    Bom dia Adoniran. Ficamos lisonjeados ao saber que nosso post tenha ajudado seus estudos. Temos outros posts na área do Direito, faça um tour em nosso blog e se aprofunde ainda mais. Agradecemos sua participação. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • wellington arcanjo 30 set 2017

    Excelente, com textos firmes, centrados e objetivos. Gostei muito,parabéns!!!

  • Maxi Educa 02 out 2017

    Bom dia. Que satisfação receber seu elogio, através de sua participação, muito obrigado. A intenção é passar o maior informações de forma clara e precisa, para que leitores como você façam uma leitura precisa. Aproveite e acesse outros posts sobre Direito, temos muitos posts em várias áreas. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Josilene Marçal 25 out 2017

    O artigo é muito bom de facil entendimento parabéns.

  • Maxi Educa 26 out 2017

    Bom dia Josilene Agradecemos sua participação em nosso Blog. Nossa intenção é passar os mais variados assuntos, principalmente na área do Direito de forma simples para a compreensão. Aproveite e acesse outros posts. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Daniel Jerônimo 27 out 2017

    Artigo de parabéns, de fácil entendimento e bem sucinto. Só fica a ressalva quanto aos gifs, p/ mim por exemplo tira um pouco da atenção!

  • Maxi Educa 27 out 2017

    Bom dia Daniel. Agradecemos sua participação em nosso post e ficamos felizes que você tenha gostado. O nosso objetivo é trazer temas recorrentes que caem com frequência em provas de forma clara. Quanto aos gifs, agradeço sua observação. Continue acessando nosso blog, temos muitos assuntos em diversas áreas. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Larissa 01 nov 2017

    Muito bom! Eu sou nova no estudo do Direito e a explicação é de fácil compreensão até mesmo para uma leiga como eu, parabéns!

  • Maxi Educa 03 nov 2017

    Bom dia Larissa. Que bom que você gostou do nosso post, agradecemos sua participação. Este assunto é um dos mais importantes, que servem como direção as matérias de Direito Penal, assim, entende-la é necessário para chegar as outras partes. Tenha certeza que sua jornada é longa nessa área, requer muito estudo e dedicação. Conte conosco para auxiliar seus estudos. Temos vários posts na área do Direito :) Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Raquel Figueredo 08 nov 2017

    Bom dia. muito bom. Conteúdo de facil compreensão!

  • Maxi Educa 08 nov 2017

    Boa tarde Ana. Agradecemos sua participação em nosso post. Muito bom saber que conseguimos trazer esse assunto de maneira fácil para sua compreensão. Temos outros posts na área do Direito, confira lá;) Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • David reis 10 nov 2017

    Muito bom, material de fácil compreensão. Obrigado!!!

  • Maxi Educa 13 nov 2017

    Bom dia David. Obrigada por participar deixando aqui seu comentário. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso post. Nosso objetivo é tornar fácil o que muitos pensam ser difícil. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Iza 07 dez 2017

    Boa noite, estava eu entrando em pânico porque não conseguia de forma clara e resumida compreender a tipicidade, ilicitude, culpa e punibilidade para aplicar em casos práticos.. Encontrei o vosso artigo e bingo! Já tenho material para me guiar!! O meu muito obrigada! ☺

  • Maxi Educa 08 dez 2017

    Bom dia Iza. Agradecemos seu comentário e ficamos felizes que você tenha conseguido entender esse assunto através do nosso post. Nossa intenção é simplificar ao máximo os estudos de alunos e concurseiros. Sempre temos publicações na área do Direito, acompanhe-nos. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • edson 26 mar 2018

    exelente resumo, gostaria de receber conteúdos mas aprofundados , para o concurso da policia militar da paraiba. agradeço a atenção.

  • Maxi Educa 27 mar 2018

    Bom dia Edson Agradecemos imensamente sua participação em nosso post, deixando aqui o seu comentário e sugestão. Aproveitamos para desejar boa sorte e calma no momento da sua prova. Seguem alguns links que podem facilitar os seus estudos: http://blog.maxieduca.com.br/acao-maria-penha/ http://blog.maxieduca.com.br/rito-tribunal-juri/ http://blog.maxieduca.com.br/crime-feminicidio-penal/ http://blog.maxieduca.com.br/crimes-paz-publica/ http://blog.maxieduca.com.br/quarta-juridica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lucas Oliveira 31 mar 2018

    ótimo artigo, parabéns, muito bem explicativo e objetivo, sem cair em temas mais abrangentes, atentando-se somente ao que realmente interessa, muito obrigado.

  • Maxi Educa 02 abr 2018

    Bom dia Lucas Agradecemos imensamente sua participação em nosso post. Seu comentário é muito útil para mantermos nossos posts cada vez melhor. A Teoria do Crime é um assunto que despenca em provas, portanto trouxemos isso de forma clara e objetiva. Acesse outros posts sobre Direito e ganhe tempo estudando. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • claudia Gomes 04 abr 2018

    Excelente explicação.

  • Maxi Educa 05 abr 2018

    Bom dia Claudia. Agradecemos sua participação em nosso post e ficamos muito contentes que você tenha gostado do nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Calixto 09 maio 2018

    Excelente trabalho. Muito esclarecedor. Parabéns!

  • Maxi Educa 09 maio 2018

    Bom dia Que ótimo receber seu comentário, obrigada por participar. Temos muitas matérias dentro da "Quarta Jurídica", acesse: http://blog.maxieduca.com.br/quarta-juridica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Leandro Orquiz 10 jun 2018

    Adorei o conceito parabéns ! Coerência e objetividade e clareza na didática, muito obrigado!

  • Maxi Educa 11 jun 2018

    Bom dia Leandro. É um prazer saber que conseguimos elaborar um post que tenha facilitado seus estudos. Temos muitos posts na área do Direito, fique ligado e acompanhe. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • João Roberto Marcolan 20 jul 2018

    Excelente!

  • Maxi Educa 20 jul 2018

    Bom dia João Obrigada por comentar nosso post, ficamos imensamente satisfeitos que você tenha gostado. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lindemberg 24 jul 2018

    Excelente uma boa palavra para definir a página!

  • Maxi Educa 25 jul 2018

    Boa tarde Agradecemos sua participação em nosso post. Que palavra boa para definir nossa página. Fique de olho em outros posts que temos sobre Direito. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rafael 02 ago 2018

    Excelente explicação!

  • Maxi Educa 03 ago 2018

    Bom dia Rafael Agradecemos sua participação em nosso post. Obrigada por deixar aqui seu elogio sobre nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Amiraldo dias 24 ago 2018

    Gostei desse artigo, realmente é de fácil entendimento, estão de parabéns!!!

  • Maxi Educa 03 set 2018

    Bom dia Amiraldo. Obrigada por deixar seu comentário em nosso blog. Esse assunto sempre é cobrado em concursos públicos e trouxemos ele de modo prático. Ficamos felizes que você tenha entendido bem esse conteúdo. Acesse outros posts em nosso site. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Janeide 19 set 2018

    Obrigado. Pois dessa forma ficou bem mais fácil de entender a matéria, legal os exemplos. Parabéns.

  • Maxi Educa 20 set 2018

    Boa tarde Janeide. Obrigada por participar do nosso post deixando aqui o seu comentário. Que bom que conseguiu entender esse assunto que muitas vezes acaba causando dúvidas nas pessoas. Temos muitos posts sobre Direito, fique de olho. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ivan 26 jan 2019

    Muito top mesmo!

  • Maxi Educa 26 jan 2019

    Olá Ivan, Bom Dia!! Obrigado por participar e deixar seu comentário no nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Nilton 21 mar 2019

    Explicações muito bem feitas...as GIFS deixam o entendimento ainda mais prático e tangível.

  • Maxi Educa 21 mar 2019

    Olá Nilton, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • POLLIANA 17 abr 2019

    MUITO BOM ;)

  • Maxi Educa 17 abr 2019

    Olá Polliana, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Geane 26 jun 2019

    Que texto simples e esclarecedor. Perfeito

  • Maxi Educa 01 jul 2019

    Ah, que bom saber Geane! Fico feliz que tenha gostado :) Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • eduardo 08 ago 2019

    Excelente artigo. Simples e bastante direto, além de uma ótima didática.

  • Maxi Educa 09 ago 2019

    Oi Eduardo, tudo bem? Muito Obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • sonia santos 23 set 2019

    Adorei , fazer parte deste conteúdo,voces trazem informações otimas

  • Maxi Educa 23 set 2019

    Oii Sonia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Juliana 13 nov 2019

    Muito boa essa matéria. De fácil entendimento ?

  • Maxi Educa 13 nov 2019

    Oi Ju, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Silvinha 11 dez 2019

    Obrigada por escrever esse artigo. Colocou exatamente o que eu buscava aprender...o quê exclui o que...??

  • Maxi Educa 11 dez 2019

    Oi Silvinha, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Emmanuelle 13 fev 2020

    Muito obrigada pelo conteudo claro e objetivo.

  • Maxi Educa 13 fev 2020

    Olá Emmanuelle, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • DERCIVAL Melo 20 fev 2020

    Excelente o material disponibilizado.

  • Maxi Educa 20 fev 2020

    Olá Dercival, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Kátia Rodrigues 05 jun 2020

    Ótima explicação!!♡

  • Maxi Educa 05 jun 2020

    Olá Kátia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Shirley 12 jun 2020

    Excelente trabalho!

  • Maxi Educa 15 jun 2020

    Olá Shirley, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ANTONIO 24 jun 2020

    MUITO LEGAL GOSTEI

  • Maxi Educa 25 jun 2020

    Olá Antonio, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rafaela 15 jul 2020

    Poxa! Gostaria de poder imprimir o material, pois gostei muito da explicação do Adriano Augusto.

  • Maxi Educa 15 jul 2020

    Olá Rafaela, tudo bem? Infelizmente não podemos disponibilizar nossos artigos. Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gabriel Artemis 20 out 2020

    Adorei o material. Bastante compreensível. Parabéns!

  • Maxi Educa 20 out 2020

    Olá Gabriel, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Micaela Ruth Baldez Santos 27 out 2020

    Gostei muitíssimo. Parabéns pelo trabalho!! Aprendi muito.

  • Maxi Educa 28 out 2020

    Olá Micaela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Deivid 15 dez 2020

    Ótimo conteúdo, obrigado!

  • Maxi Educa 15 dez 2020

    Olá Deivid, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Luis 22 maio 2021

    Muito obrigado. Excelente material!

  • Maxi Educa 24 maio 2021

    Olá Luis, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Nicole silva 10 out 2021

    Arrependimento eficaz excluiu o fato típico? Não seria de punibilidade? Obg desde já!

  • Maxi Educa 13 out 2021

    Olá Nicole, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Mozar 11 out 2021

    Casos concretos definiriam melhor as situaçoes...

  • Maxi Educa 13 out 2021

    Olá Mozar, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rafael 15 jun 2022

    Muito esclarecedor, gostei da página e com certeza voltarei mais vezes aqui. Parabéns!

  • Maxi Educa 17 jun 2022

    Olá Rafael, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jader Santos 27 jun 2022

    ola boa tarde gostaria de fazer aqui as minhas considerações, ao excelente conteúdo desenvolvido de fácil entendimento e e enorme aceitação. agradeço pelo conteúdo que me valeu a somatório do meu aprendizado!

  • Maxi Educa 28 jun 2022

    Olá Jader, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais