fbpx

Você já ouviu falar sobre Tracoma? Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esta doença

Por Antonio Carlos Gelamos 06 jun 2017 - 2 min de leitura

Quando ouvimos falar em Tracoma, sabemos que é uma doença nos olhos. Mas sabemos realmente o que é?

 Calma, estamos aqui para ajudar você a entender, para tanto, apresentaremos conceituando uma doença de relevância pública, para não haver dúvidas nos concursos!!!

Tracoma

fonte: http://brasilescola.uol.com.br

O tracoma é uma afecção inflamatória crônica da conjuntiva e da corneado olho, causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis (Clamídia). É uma doença de distribuição mundial que acometem principalmente, as populações pobres de qualquer faixa etária.

 Segunda

fonte: http://www.medthical.com

Modo de transmissão

A transmissão da doença ocorre de forma direta, de olho para olho, ou de forma indireta, através de objetos contaminados.

Os insetos podem atuar como vetores mecânicos, em especial a mosca doméstica e a mosca Hippelates sp (lambe-olhos) de importância em algumas regiões.

 

Período de transmissibilidade

A doença é transmissível enquanto persistirem as lesões ativas da conjuntiva. A infectividade é maior no início da doença e quando coexistem infecções bacterianas agudas ou crônicas.

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: lacrimejamento, vermelhidão, ardor, sensação de corpo estranho nos olhos, fotofobia, secreção ocular e dor ocular; podendo ocorrer também, casos assintomáticos. Somente haverá secreção purulenta em grande quantidade, se houver infecção bacteriana associada, porém, dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica revelaram que 25% dos indivíduos com tracoma inflamatório são assintomáticos.

No início da doença a conjuntiva apresenta-se inflamada com pequenas bolinhas brancas. Quando a doença está mais avançada há a presença de cicatrizes na córnea e conjuntiva, levando há uma deformação das pálpebras, fazendo com que os cílios fiquem em contato direto com os olhos, prejudicando assim a visão. 

 

Tratamento

Tratamento

fonte: http://www.blog.saude.gov.br

O tratamento é realizado com antibiótico, com controle de tratamento e, após 6 meses do tratamento, deve ser revistos pelo menos uma vez, a cada 6 meses, para o controle da cura, por um período total de 1 (um) ano.

O tratamento poderá ser realizado pelo SUS, por um médico em unidades de saúde da rede pública.

 

COMO EVITAR A TRANSMISSÃO DO TRACOMA

 

Evitar a transmissao do tracoma

fonte: http://www.clickxaxim.com.br

Para a prevenção, é muito importante o tratamento dos indivíduos doentes com medidas de higiene: lavar as mãos e o rosto regularmente, toalhas, maquiagens, trocar as fronhas dos travesseiros e lençóis de cama. Ter bons hábitos de higiene.

 

 

E AGORA? COMHECEU UM POUCO MAIS SOBRE ESTA DOENÇA? ENTÃO É MELHOR PREVENIRMOS!!!!

Esperamos que tenha gostado. Não esqueça que a melhor remédio é a prevenção. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 

Fonte:
http://www.cve.saude.sp.gov.br
http://www.prefeitura.sp.gov.br/covisa
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais