fbpx

Principais pontos que você precisa saber sobre a vacina da gripe quando for prestar um concurso público

Por Antonio Carlos Gelamos 16 maio 2017 - 3 min de leitura

Quando você se depara com um edital que cobra a vacina da gripe, já lhe surge aquela dúvida….Será que eu sei sobre esse tema?

 

Principal

 Fonte: http://www.santoanastacio.sp.gov.br

Calma, estamos aqui para ajudar você a solucionar essa dúvida, para tanto, apresentaremos a parte conceitual, indicações, contraindicações da vacina e outros pontos que podem cair na sua prova.

 

Vamos começar pela parte conceitual…

 

 

giphy-GRIPE

A “vacina da gripe” são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial de Saúde, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, a composição da vacina contra gripe em 2017. Pela primeira vez desde 2010, a vacina trará uma nova cepa do vírus Influenza A/H1N1. Isso porque foi constatado que o vírus sofreu alterações genéticas no último ano.

Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, dores de cabeça, mal estar no corpo, dores musculares e tosse seca. No caso de crianças pequenas o quadro clínico pode simular a uma sepse (Infecção generalizada).

Infeccao Generalizada

Fonte: http://vaccinecare1.hospedagemdesites.ws/?module=site&page=content&materia=campanha-contra-a-gripe

Para que fique mais fácil para você estudar, listamos as indicações para vacinação:

 

Indicações

 

Gripe

 

O Ministério da Saúde estabeleceu as seguintes prioridades para vacinação:  – Adultos e crianças a partir dos seis meses de idade, com doença pulmonar ou cardiovascular crônicas e graves, insuficiência renal crônica, diabetes melito insulino-dependente, cirrose hepática e hemoglobinopatias;  – Adultos e crianças com seis meses de idade ou mais, imunocomprometidos ou HIV-positivos;  – Pacientes submetidos a transplantes;  – Profissionais de saúde e familiares que estejam em contato com os pacientes mencionados anteriormente.  – Pessoas de 60 anos e mais, por ocasião das campanhas anuais.

A vacina é feita em mulheres grávidas?

Mulher-grávida-recebendo-vacina

fonte: http://mundomulheres.com

No caso de gestantes, é feita essa vacinação para prevenção.

Doses da Vacina Gripe

A dose da vacina da gripe utilizada na rede pública é anual. Ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B. O Ministério da Saúde optou por vacinar a população com a vacina trivalente na rede pública, devido à prevalência do vírus H1N1.

Tem Contraindicação?

Sim. É contraindicada a qualquer hipersensibilidade aos componentes da vacina. Proteínas do ovo a torna contraindicada, além da reação anafilática após tomar uma das doses.

Quais os Efeitos adversos Possíveis?

Dor local, de pequena intensidade, com duração de até dois dias. Febre, mal estar e dores musculares, mais frequentes em pessoas que não tiveram exposição anterior aos antígenos da vacina (por exemplo, crianças). Começam seis a doze horas após a vacinação e podem persistir durante um ou dois dias. 

Onde podemos encontrar a vacina?

Está disponível na rede privada e na rede pública, durante as campanhas anuais de vacinação, para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

Confiante

Fonte: http://blogdalergia.blogspot.com.br

E AGORA? ESTÁ MAIS CONFIANTE?

POIS É, NÃO SE TRATA DE UM BICHO DE SETE CABEÇAS, TENHA CALMA QUE VOCÊ MANDARÁ BEM NO DIA DA SUA PROVA.

 

Esperamos que tenha gostado. Não esqueça de seu compromisso todos os anos. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 

Fontes:

www.minhavida.com.br

www.brasil.gov.br

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais