fbpx

05 Dicas para você estudar EAD!

Por Luma Guimarães 13 abr 2020 - 3 min de leitura
3 min

05 dicas para você estudar EAD sem perder o foco.

Em primeiro lugar, sim, eu sei que você está ai sofrendo por esses dias por ter que estudar a distância. E até quem já estuda online está sofrendo… Porque uma coisa é estudar EAD em dias normais de atividades, porém outra é estudar sendo restrito em ficar em casa.

E vamos falar a verdade? Acima de tudo o principal adversário aqui é o foco! Você até monta seu cronograma do dia, ou ainda da semana, está tudo no papel. Mas, contudo quando senta para colocá-lo em prática, se perde dando uma ‘pequena’ olhadinha nas mídias sociais. Quando você percebe, a olhadinha levou uma hora! E sabe o que isso causa? Desmotivação e frustração.

Estudando no computador causa procrastinação

É uma verdadeira bola de neve.

Assim como uma ação vai levando a outra como uma bola de neve: da desatenção, leva para a procrastinação, que leva para um estado de desmotivação.
Sabe, quando você termina o dia e sente que não fez nada? Pois é, é uma sensação horrível.

Enfim, se você está turbinando seus estudos online, vamos ver algumas coisas simples que você pode fazer para evitar e perca de foco:

01. DESLIGUE O SEU CELULAR

Essa é a regra número 01 e é um dos principais ladrões de atenção. E não é para colocar ele no modo silencioso ou no modo avião. Você tem que realmente desligar. Só pelo fato do celular estar ao seu lado na hora de estudar no computador, ele vai te tirar a atenção.

“Mas Luma, eu estudo pelo celular”. Aí meu caro amigo, você pode instalar o Aplicativo AppBlock. Esse app é gratuito e bloqueia os aplicativos que você determinar! Viu, não tem escapatório: sem aplicativo e celular.

App que bloqueia aplicativos ajuda na hora de estudar online

02. FAÇA UMA LISTA

Eu sei que você está cansado de ouvir falar de lista, checklist e cronograma, MAS é essencial. O Checklist só é chato quando você não pratica, porque se você coloca um checklist em prática, meu irmão..dá um prazer de riscar aquela atividade da lista!!

Coloque suas matérias do dia e enumere por prioridades. Você vai colocar 01 para a matéria que precisa ser estudada no dia, e assim por diante. Quando terminar essa atividade, risque da lista.
Tente escrever a mão mesmo, que é pra dar o gostinho de riscar algo, para ter a sensação de concluído. Neurologicamente, essa ação é fantástica!

nada de incomodar um estudante

03. ORGANIZE SEU ESPAÇO

Não importa se você está estudando na mesa da cozinha, o que importa é que na mesa não esteja competindo com sua atenção o seu material e da Farinha Dona Benta!

Monte seu canto, deixe seu material essencial para o estudo e somente isso (já falei que o celular não né?).
É que você não percebe, meu caro jovem, mas as coisas na mesa tiram SIM sua atenção. Quando você menos esperar, vai estar procurando na internet “receitas com farinha”.

como estudar na mesa da cozinha home office

04. SEM ABAS, POR FAVOR

Está estudando no notebook/computador? Feche as abas. Uma abinha a mais aberta sem função vai fazer você digitar “facebook”.

Assim como o seu espaço físico, deixe também o seu espaço cibernético somente o essencial.

Multiplas abas abertas no navegador atrapalha a concentração
Sai da minha aba sai para lá!

05. DISCIPLINA

É…tem aluno que está chegando atrasado nas aulas EAD, e você sabe porquê? Porque falta disciplina.
Contudo se você deixar os estudos para a última hora, você vai se atrasar, e você vai enrolar. Já está atrasado mesmo, não é?

Portanto, se for começar a estudar às 09 horas da manhã: acorde mais cedo, levante com calma e tome seu café. Sente dez minutos antes, deixe tudo pronto. Se você for deixar para preparar tudo no horário que era para estar estudando, vai se atrasar.

E veja bem, o problema aqui não é o atraso em si e sim a sensação de não render, e a frustração que leva ao fim. Lembra da bola de neve, né?

estudando em casa

Dica bônus

Antes de finalizar eu vou deixar um extra aqui porque acredito muito nessa técnica de estudo. Chama Técnica de Pomodoro e foi elaborada justamente para quem tem dificuldade de atenção. Aqui você encontra a matéria completa

Agora é “mão no mouse”!

Em conclusão essas são 05 dicas práticas e simples que GARANTO a você que se aplicar certinho, você vai conseguir estudar EAD sem perder o foco!

Depois comenta aqui se deu certo para você.
Bons estudos, meu caro.

Aulas online para concurso público
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais