fbpx

05 Dicas para resolver sua prova com sucesso!

Existem algumas dicas (não são técnicas) que podem lhe ajudar muito na hora de resolver sua prova.
Por Matheus De Marchi 13 jan 2020 - 6 min de leitura

Para resolver sua prova, o básico todo mundo sabe: estude! Mas será que é só isso?

Existem algumas dicas (não são técnicas) que podem lhe ajudar muito na hora de resolver sua prova. Por isso, aprender essas dicas e aliá-las ao estudo com certeza lhe darão vantagem sobre os outros candidatos do concurso.

Dessa forma, vou resumi-las em 05 tópicos simples e o resto é com você. Então leia, acredite, estude e esfregue seu sucesso na cara das inimigas!

#01 – Não se aventure

Existem algumas dicas (não são técnicas) que podem lhe ajudar muito na hora de resolver sua prova.
<https://giphy.com/gifs/morning-own-shift-iyCvuHcP4ppJu>

A Dica #01 serve muito mais para quem vai prestar a prova longe de casa. Resolver sua prova com sucesso pode ficar muito mais divertido se você se permitir uma extravagância na cidade diferente, não é?

Depende!

Falei aqui há algum tempo sobre Planejamento de Viagem para concursos. No meio de tudo destaquei que é importante na noite anterior você relaxar e se distrair, pois você já estudou meses e não precisa se enervar na noite anterior. O que você sabe, você sabe!

Se você foi para uma cidade diferente prestar a prova (normalmente são cidades maiores) é bem comum você ter vontade de visitar X lugar ou comer Y refeição naquele restaurante que não existe na sua cidade de origem.

Cuidado!

A noite anterior à prova não é ideal para se aventurar. Comer algo que não lhe caiu bem, beber um pouco a mais, dormir tarde… Tudo isso pode, portanto, influenciar seu rendimento na prova. Sendo assim, é muito importante que o seu corpo esteja tão afiado quanto a sua mente no dia.

Essa dica gira em torno de descansar/relaxar, dormir cedo, comer refeições leves e não se aventurar.

Deixe o turismo para o pós-prova, pois pode ser um presente que você se deu por seu esforço.

#02 Conheça a Banca

Existem algumas dicas (não são técnicas) que podem lhe ajudar muito na hora de resolver sua prova.
<https://giphy.com/gifs/archiecomics-archie-comics-episode-6-the-show-xTk9ZRCwL4FbsKj7IQ>

Já ouviu os comentaristas e treinadores de futebol justificando aquele jogo feio de doer com a máxima “jogaram com o regulamento embaixo do braço”?

É chato, mas serve! Normalmente essa frase é utilizada para argumentar que aquela retranca braba foi eficiente uma vez que o time atingiu seu objetivo (normalmente uma classificação).

Ohkey…

Você fará sua prova com o regulamento embaixo do braço! Você não tem que dar espetáculo, tem que ser eficiente/aprovado. Logo, para conseguir isso, precisa conhecer a banca!

Vou dar um exemplo de como explorar as regras do jogo:

Todo mundo que é concurseiro conhece o método Cespe de questões: a errada anula a certa…

Durante muito tempo, vários concurseiros traçavam a seguinte estratégia: se não tivessem certeza, deixavam em branco! A questão passava a ser anulada e não era computada como errada.

Na verdade, isso era bem eficiente. Se em uma prova de 100 questões você acertasse 70 e deixasse 30 em branco, teria 70 pontos. Se acertasse 90 e errado 25, teria 65!

Na prática isso significava algo bem simples: não chute! Deixe em branco, mas não chute uma questão que não saiba. Entre os 50% de chance de errar, fique com o garantido (as questões que tem certeza).

É nesse ponto que você tem que conhecer a banca e principalmente o edital! (Já que a mesma banca pode mostrar variações). No TJ/AM por exemplo, ela balanceou os descontos de acordo com questões anuladas.

Na prática, isso queria dizer que dependendo do número de questões anuladas, você precisaria errar 2 ou 3 ou 4 para perder um ponto.

Nesse caso, valeria muito a pena chutar!!!

A Dica #02 envolve estudar seu adversário. Pode ter certeza de que muitos concorrentes não fazem isso! Por isso, conhecer o método da banca aliado aos estudos é garantia de sucesso!

#03 Discursiva primeiro

Existem algumas dicas (não são técnicas) que podem lhe ajudar muito na hora de resolver sua prova.
<https://giphy.com/gifs/devopsreactions-I1U9DTjCqOF3i>

Em vários cenários seu concurso será composto de uma prova com questões diretas e discursivas. Quando isso ocorrer utilize a Dica #03.

Ela pode ser utilizada e duas formas:

Na primeira, você apenas lerá o enunciado da questão discursiva. Resolverá as outras questões normalmente e, então, retornará para escrevê-la ao final.

Na segunda, você escreverá um rascunho antes de tudo. Resolverá suas questões e, assim, retornará para finalizar o seu rascunho.

Independente de qual forma você escolher, a aplicação é a mesma. Além disso, muito provavelmente sua prova conterá questões relacionadas ao tema da questão discursiva. Quando você já sabe sobre o que precisa escrever, ler outros tópicos relacionados fará com que você organize melhor e até acrescente ideias ao seu texto final, seja ele um rascunho ou só um início de pensamento.

Dessa forma, se você já tem facilidade em escrever, então você sabe que deixar o texto descansar sempre acaba melhorando-o para sua versão final. Portanto, tome cuidado com a Dica #03 em relação ao tempo da prova. Só trabalhe em um rascunho prévio se tiver certeza de que terá tempo hábil para isso!

#04 Esqueça a ordem da prova

Existem algumas dicas (não são técnicas) que podem lhe ajudar muito na hora de resolver sua prova.
<https://giphy.com/gifs/6qdKZFhT0VBm0>

Não seja CDF e resolva a prova na ordem que lhe entregaram. Não se esqueça de que a Banca não fez a prova para lhe ajudar!

Frente a isso, você pode utilizar dois critérios para decidir por onde começar. Já vi pessoas que usam ambos e elas afirmam que o que utilizam é o melhor. Você, portanto, utilizará o que achar melhor.

Eu prefiro começar a prova pelas questões mais fáceis (aquelas que eu tenho maior domínio sobre a matéria), pois começar por essas questões me dá confiança (deduzindo que irei bem nas minhas matérias). Dessa forma, não correrei o risco de perder nenhuma questão por distração ocasionada pelo cansaço da prova.

Há quem prefira começar pelas mais pesadas… Aquelas que você sabe que tem muita dificuldade. Logo, o pensamento é simples, pois restarão as questões mais leves depois. Particularmente não gosto de iniciar minha resolução dessa maneira por dois motivos: primeiro pelo motivacional, afinal, vou começar um concurso ficando tenso com questões que provavelmente não sei?

Segundo pelo motivo de rendimento que eu citei no parágrafo anterior. Sendo assim, vou me desgastar com questões que eu provavelmente errarei, e quando chegar nas que eu provavelmente acertarei, estarei cansado?

Não! Isso pode me distrair, pois posso perder questões certas!

Essa é a minha visão e no seu caso (óbvio) é uma escolha pessoal. Por isso, a Dica #04 te ajuda a ser rebelde mesmo, pois não há regra nenhuma dizendo para você seguir uma ordem para resolver provas. Então não siga!

#05 Não transforme o gabarito em um problema

Existem algumas dicas (não são técnicas) que podem lhe ajudar muito na hora de resolver sua prova.
<https://giphy.com/gifs/6qdKZFhT0VBm0>

TODO MUNDO! Todo mundo mesmo já saiu de alguma prova em algum momento da vida e cravou: “passar o gabarito errado”.

Pode ter sido só uma questão ou pode ter sido uma cascata de 06… Porém não importa! Você que é um concurseiro sério não pode cometer esse erro durante sua prova.

Por isso, administre seu tempo para não precisar passar o gabarito correndo. Se possível, em um primeiro momento, faça um sinal bem fraco de lápis na questão correta do gabarito. Então, reveja-o todo preenchendo todo o espaço à caneta.

Você vai se surpreender em ver que provavelmente marcou algo errado. Dessa forma, rever o gabarito (com tempo) e apenas pintá-lo em uma segunda verificação é obrigação sua!

A Dica #05 vai te lembrar constantemente que o Gabarito deve ser sua passagem para a vaga e não motivo de frustração!

Mágica não existe

Existem algumas dicas (não são técnicas) que podem lhe ajudar muito na hora de resolver sua prova.
<https://giphy.com/gifs/NmerZ36iBkmKk>

Entretanto, essas são apenas algumas dicas dentre tantas que outras pessoas podem te passar. Sendo assim, converse com outros concurseiros.

Você mesmo conhece alguma? Então, compartilhe aqui!!!

Mas lembre-se: o básico ainda são os estudos! Um material legal, foco e comprometimento são o seu norte. Todo o resto facilita, mas não faz mágica!

Então, bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais