fbpx

05 informações fundamentais sobre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Por Matheus De Marchi 23 ago 2019 - 7 min de leitura

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica está com inscrições abertas e eu vou trazer para vocês cinco informações básicas para quem já quer encarar esse desafio ou para quem ainda está na dúvida.

A primeira dica nem conta como da lista abaixo e é mais para encorajar e acabar aquela máxima que todos nós ouvíamos/ouvimos na escola: NÃO! Você não precisa ser natural de países ao leste do globo terrestre para ser aprovado! (fui aconselhado a não usar temos referentes a etnias).

Você só precisa querer, se preparar e torcer para que nenhum desses candidatos que eu não pude citar acima apareçam…. ¬¬”

 

No mais, segura aqui na página e confira as dicas reais sobre o ITA.

 

 02. Quais datas você precisa saber

 

<https://giphy.com/gifs/black-jack-mind-3kD2Eciolhy4VOzjRV>

 

Nunca esqueça o aniversário de primeiro encontro… Amigo (a) essa dica você tem que levar para sempre! Nem vou citar aniversário porque seria chover no molhado. Então se não quer ver sua vida mais infeliz, lembre dessas datas!

As “segundas” datas mais relevantes nesse blog são a respeito do cronograma do vestibular. As inscrições foram abertas no dia 01/08 e vão até o dia 15/09. Você pode exercitar sua preguiça e clicar diretamente aqui para realiza-la. Mas você também pode acessar o site oficial do vestibular do ITA e procurar por mais informações além das que daremos aqui, como provas anteriores e orientações para redação.

Inscrição realizada, você terá até o dia 30 de novembro para se preparar pois a primeira etapa do vestibular acontecerá no dia 01/12. Como eu sei que você terá sucesso, retorne ao local da prova nos dias 12/12 e 13/12 pois essas são as datas da 2ª fase.

 

Existe uma terceira parte, que não é bem uma fase de prova, mas também pode reprovar, é a inspeção de saúde. Então se você é dessas pessoas que comem em excesso quando ficam ansiosos, eu tenho uma ótima/ruim notícia… Pode incluir exercícios no meio da sua rotina de estudos!

 

03. Quais matérias caem e quais são as opções de cursos

  

 <https://giphy.com/gifs/dog-surprised-dqkAFGYfluIfK>

 

Péssima notícia para você, camarada de humanas que está lendo esse blog e tem toda a minha simpatia. NÓS de humanas não fomos feitos para encarar esse desafio.

Mas isso também é bem óbvio, ou você é feliz e de humanas ou é engenheiro! Dito isso e esperando as críticas vamos dizer o porquê!

 

Sem surpresas né. Os cursos do ITA são voltados para a formação de engenheiros em X áreas, logo, são as matérias de exatas que norteiam a prova… Você precisa ser um ás em Matemática, Física e Química. Saber português e inglês não é dispensável…!

 

Pow… Você é um futuro estudante do ITA e o mínimo que precisa fazer é saber escrever de forma correta e ler manuais em inglês! Então é isso mesmo!

(…) A primeira fase da prova comportará 70 questões, divididas entre 10 questões de língua inglesa e 15 para as outras. A segunda fase lhe levará de encontro a 10 questões de Matemática, Física e Química e uma simpática redação. Isso mesmo… Engenheiros não vivem apenas de números!

O “peso” das notas ficam divididos em: 20% para prova objetiva e 20% para matemática, física, química e redação (cada).

 

 

Ainda não desistiu?

 

Ótimo! Então vamos para a próxima etapa. Você vai optar por cursar um curso de engenharia com as seguintes especialidades: aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica.

 

Decidido seu caminho como engenheiro, você ainda terá outra decisão a tomar. Opte por se candidatar como ingressante na carreira militar ou candidato que não tem interesse em compor Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira.

 

A respeito dessa última opção, desenvolveremos esse assunto na dica 05.

 

 04. As Estatísticas que Podem te Animar

 

<https://giphy.com/gifs/yes-anchorman-excited-5VMNcCxVBibZK>

 

Você sabe que eu não estou falando da matéria. Ninguém saudável mentalmente se anima com Estatística!!!

 

Os números animadores são: 120 vagas sendo divididas entre 25 para optantes da carreira militar (5 reservadas para candidatos autodeclarados negros) e 95 para os não optantes (19 reservadas para candidatos autodeclarados negros).

 

Mas eu sei que não são esses números que assustam. O que assusta são as médias de corte. Tomando por base a última prova, tivemos médias acima de 7 (para optantes e não optantes).

Média alta, mas sem motivo para desespero!

 

Continuando com os dados do mesmo ano, a gente consegue verificar por exemplo, que especializações como Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica tiveram pouco mais de um terço dos candidatos como treineiros! Isso mesmo. Sua concorrência real é menor do que parece (logo, a média também).

Essa média na realidade segue o padrão em todas as especializações. Com uma variação um pouco maior ou menor (engenharia mecânica-aeronáutica por exemplo a taxa sobe em quase 6% para os candidatos oficiais).

 

No geral, também tivemos taxa maior do que 10% de candidatos ausentes em todos as posições!

O resumo do que eu quero dizer é: não é tão ruim quanto parece!

 

05. Pode zoar os amigos que foram para outras áreas!

 

 <https://giphy.com/gifs/funny-the-big-bang-theory-sBzfXtR8fACsg>

 

Primeiro porque você estará fazendo ITA! Ahá!

 

Pronto, era só isso….

 

 

… Tá bom!

Depois porque você não precisará pedir dinheiro para a “xerox” para poder ir beber uma cerveja. (coisa que você não deve fazer! E também porque nem vai ter tempo).

 

Por que não?

 

Porque você está lá para estudar, e não para ir para a esbórnea!!! (mentira, vai sim!)

 

Agora se você perguntou porque não precisa pedir dinheiro para a xerox (…)

Porque lá dentro, mesmo no primeiro ano você contará com um “soldo”. Iep! Bem uma bolsa de estudos mesmo. Confesso que revirei o site do ITA em busca dos valores, mas não encontrei as referências aos pagamentos. Em fontes não tão confiáveis encontrei o valor de R$ 1.146,00. Vamos supor que é algo em torno disso para que não me acusem de fake News.

Esse salário é válido pelos dois primeiros anos. A partir do terceiro ano você sofrerá as consequências das suas decisões do passado (lembra quando eu falei sobre a opção de compor ou não o Quadro de Oficiais? Pois é…).

 

Caso você tenha optado por compor o Quadro e seguir carreira militar, você, a partir do terceiro ano será declarado Aspirante a Oficial e claro, contará com o salário de tal. De novo não quero cravar o valor porque não encontrei isso no site do ITA, mas pesquisando por concursos públicos para o mesmo cargo, o valor chega a quase R$ 7.000,00.

Sim… Por enquanto, esse valor é para você estudar! Estudar muito, tudo bem, mas não estamos falando de trabalhar em baixo do sol do meio dia!

 

Além disso tem uma série de facilidades, incluindo alojamento e alimentação. Claro, desde que você mantenha a disciplina… Afinal ainda é um curso milita!

 

A Respeito dos Estudos

 

 <https://giphy.com/gifs/heart-book-V8oj5SlnHsZMY>

 

Alguns vestibulares são tarimbados como muito difíceis e o ITA está entre eles. O ideal é que você venha se preparando por algum tempo, enquanto cursa o ensino médio ou não (não à toa, a porcentagem de treineiros é tão grande).

Mas não use também a desculpa de “passou da hora” ou que não dá mais tempo. Comece já a se preparar e tente. Se não der, mantenha a pegada e tente de novo… E vá assim…

 

Se depois dessas dicas não lhe restam mais dúvidas, o próximo passo é você encontrar um material e uma assessoria bacana para os estudos. Isso é uma escolha muito pessoal… Você tem que confiar e gostar do material e as pessoas normalmente têm uma preferência por algum.

 

Mas se você ainda está buscando a sua preferência, lhe convido a conhecer esse material aqui. Junto do conteúdo você receberá a assistência de vários tutores bacanas que vão sim lhe dedicar atenção e ajuda.

 

E não se preocupem! Eu não estou entre eles! (pessoal de humanas da empresa fica meio de lado nesse vestibular em particular).

 

Tenham bons estudos, sorte com os concorrentes daquele lugar que eu não posso falar e uma ótima prova!!!

 

 

 

 

 

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais