fbpx

Listamos 06 hábitos que você precisa adquirir para ser aprovado!

Por Matheus De Marchi 27 dez 2019 - 5 min de leitura
5 min

Finja surpresa (…)! Pessoas aprovadas em concursos têm alguns hábitos em comum! Nós entrevistamos trilhões de pessoas que alcançaram sucesso nesse mundo e listamos os 06 hábitos mais frequentes abaixo

01 – Seu trabalho será o estudo (também)

https://giphy.com/gifs/ghr-hardwork-long-day-longday-elDpvxPF5FfcBbwOvR

Existem duas formas de você entender a dica #01: a primeira é literal! Se você tem muito tempo disponível por forças que não estão no seu controle ou você realmente largou tudo para se dedicar a alcançar sua vaga, o seu trabalho será estudar.

Por que ela é literal?

Se você tivesse um emprego comum, trabalharia quanto? 06, 08 horas por dia? Pois esse deve ser o tempo que você irá estudar! Pode ser com pausas e horário de almoço, sem problemas, mas você empatará o seu tempo de estudos com o de um trabalho.

A segunda forma de entender é mais difícil, afinal, muitas pessoas estudam/trabalham simultaneamente aos estudos para o concurso. Nessa situação é difícil você equilibrar 08 horas para cada uma das funções.

Aqui, o entendimento é que seu estudo será trabalhoso mesmo e necessitará aquele esforcinho a mais. 08 é impossível? Vamos brigar pelo menos por 02 horas após o serviço? E vamos fazer isso direito?

Menos tempo bem utilizado é melhor do que mais tempo de qualquer jeito.

02 – Encontre uma técnica/metodologia de estudos

https://giphy.com/gifs/looneytunes-cat-looney-tunes-sylvester-603cLZVdYomSgIB

A dica #02 serve tanto para quem tem tempo quanto para quem não sabe onde vende isso. Uma parte importante dos seus estudos é o planejamento. Você deve/precisa antes de tudo saber o que, quando e o quanto você vai estudar durante X tempo.

Divida as matérias, estabeleça metas, encontre um lugar adequado e se possível descubra técnicas de estudo que se adaptem ao seu dia-a-dia. Existem várias técnicas diferentes por aí (entenda internet) e elas são adaptáveis tanto para quem tem tempo de sobra quanto para quem é tutor.

Adapte o final da dica #1 aqui. Tempo organizado rende muito mais!

03 – Livre-se do smartphone e do(a) crush!

https://giphy.com/gifs/breakup-james-van-der-beek-ugly-crying-sa5waSGz8n5Ju

Eu sei, eu sei… Nós amamos ter um por perto o tempo todo e o outro é uma pessoa que gostamos de vez em quando. Mas você precisa tirar esses hábitos e ter isso em mente: quando for estudar, você vai estudar!

O(a) contatinho vai esperar e vai sobreviver se você não responder as mensagens por algumas horas. Não é o smartphone que te distrai? Ohkey… Desligue a TV, o som, coloca o doguinho no mute, saia do bar e não acompanhe o resultado do jogo durante a leitura.

Em resumo, dedique-se 100% ao estudo enquanto estiver estudando. Esse tempinho de sacrifício valerá bastante no futuro!

04 – Não se compare com ninguém

Comparação é um bicho difícil. Há quem diga que se comparar com alguém “acima” de você (no bom sentido) serve de motivação, inspiração e te levará a tentar se igualar/superá-lo.

Se você é uma pessoa confiante com a autoestima inabalável igual a desse cara aí embaixo (the toppest man of Maxi Educa), ok!

Wow Sticker by Maxi Educa for iOS & Android | GIPHY

https://giphy. https://giphy.com/stickers/transparent-hT0ereghF1u34vCiGo

Se você for uma pessoa normal como eu, acho a comparação um meio perigoso de se motivar. Eu me sinto um b%*&# quando eu vejo que essa criança aqui ganha milhões por ano brincando.

Poxa… Eu posso brincar também! As pessoas não adorariam ver um marmanjo de 33 anos brincando?

Não..?

Sério?

=(

O fato é que se eu for me comparar financeiramente (por exemplo) a essa criança de 08 anos, eu posso me jogar da ponte do córrego da cidade (que não tem 03 metros de altura).

Então amigo(a), evite comparações! Cada um tem seu tempo de aprendizado, de estudo, de sucesso. Se fulano passou de primeira em X concurso, poxa, que legal! Dê os parabéns a ele e siga com os seus estudos sem se preocupar. Pegue o que sentiu de bom, se imagine na sua vaga, corra atrás dela, não importa se vai demorar um pouco mais!

Quando eu ganhar na Mega da Virada eu estarei plenamente tranquilo em relação à criança aí de cima!

05 – Entenda que não passar de primeira é normal

https://giphy.com/gifs/no-too-young-naive-u-think-that-mochi-thing-is-his-first-time-6Z3D5t31ZdoNW

E é mesmo. Aliás, as pessoas que passam de primeira são anormais ou amigos de vereadores/deputados!

Se você entrou de verdade na vida do concurso público, crie a consciência de que a reprovação é normal. Ela faz parte do “pacote” e se você for uma pessoa equilibrada, ela servirá de aprendizado.

Entenda em que parte da prova teve maior dificuldade, qual matéria foi mais pegada, se o tempo da prova não foi suficiente ou se a fez rápido demais. Para a próxima prova, vai focar mais em que?

Os melhores concursos (provavelmente aquele dos seus sonhos) também estão na mira de milhares de pessoas. Não tenha nenhuma dúvida de que a maioria delas está tentando pela segunda, terceira, quarta vez! Aceite isso com tranquilidade e bola para frente!

Agora se você faz parte da minoria anormal, poxa, parabéns!

06 – Divirta-se!

https://giphy.com/gifs/kill-double-nfLpqTrNPpqcE

Bah!

Não é moagem não! Enquanto estiver estudando para concursos públicos, divirta-se!

Sugiro até que encaixe esse tempo de descontração no seu planejamento. Um futebolzinho por semana? O happy hour das amigas? Academia? Cinema? Pipoca e Netflix?

Seja lá qual for a atividade que você tem que lhe dá prazer, faça!

Estudar a sério demanda muito esforço e concentração. A sua mente, apesar do que gostaríamos, não é uma máquina! Essa pausa não só é saudável, como é recomendada!

Vai chegar um momento que o seu estudo estará improdutivo por cansaço mental. Se dê esse descanso e veja como tudo renderá melhor.

Se distrair não é sinônimo de descomprometimento. Arrebenta! (com moderação).

Se existem outro bons hábitos? Sim.

Mas esses hábitos eu deixo que vocês compartilhem conosco aqui!

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais