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10 Tipos de Marketing que você precisa conhecer!!! # Não perca o número 6!!!

Por Clariana Ribeiro Nogueira 06 fev 2017 - 7 min de leitura

Se você fica um pouco perdido quando ouve aquelas nomenclaturas do marketing e seus diversos tipos que surgem constantemente, NÃO SE DESESPERE!!! É sério!!

Não se desespere

 

Tudo é uma questão de ler atentamente esse post e aproveitar o conteúdo… Abriremos a porta do conhecimento de Marketing especialmente para você!!!

 

Portas do Marketing

 

Hoje em dia, se você quer aprender sobre Marketing, nada como admirar o trabalho dos “caras” do Marketing: Kotler e Keller, com seu famoso livro “Administração de marketing” e primeira edição ainda em 1967. Falar deles é importante, afinal eles escreveram o respeitadíssimo: “Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing”, entre muitos outros livros.

Dispensando mais comentários sobre tais autores, mastigaremos para você alguns de seus conceitos que realmente você deve saber. Basearemos nesses autores, tudo bem?

Administração do Marketing

 

Se você quer compreender melhor esse assunto, vamos começar pelo conceito inicial de marketing, nada mais óbvio!!!

Ah, mas precisa começar com conceito?

 

Sim, pois existe muitas pessoas que acreditam que marketing é publicidade, simplesmente assim. Ou ainda as que acreditam que trata-se de vendas. E não é nada disso!!!

 

o que é o marketing

 

A publicidade está dentro do marketing, mas é só uma partezinha, ok? Já com relação às vendas, para que o cliente queira fechar uma venda antes é necessário que ele enxergue a sua empresa, sua marca e entenda que é esta empresa que atenderá as suas necessidades. Logo, inicia-se o processo que mais tarde será a venda do seu produto.

 

Vamos a uma definição do queridinho do marketing Philip Kotler, do livro “Marketing de A a Z”, Editora Campus, 2003:

 

“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.”

 

Viu como é amplo?

 

amplitude

 

Diversos tipos de marketing

 

 

Diversos tipos de marketing

 

 

1 – Marketing Direto: Visa atingir um público-alvo específico. Assim, utiliza informações do público-alvo como endereço e interesses entre outros e cria mensagens diretas e personalizadas para esse consumidor. Os canais utilizados são: e-mails, ligações, mensagens e mala direta. Vale lembrar que o marketing direto é utilizado tanto para conquistar consumidores novos, como também para fidelização de clientes.

 

Marketing Direto

 

2 – Marketing Indireto: Entra na mente do consumidor de maneira mais sutil. Também pode ser chamado de marketing invisível. Por exemplo quando você está em sua casa assistindo uma novela e o ator realiza uma transação bancária por meio de um aplicativo de um smartphone e a câmera foca bem o logotipo do banco do Brasil para ficar marco em sua memória. Ou ao assistir um filme que os personagens estão com sede e bebem uma Coca Cola ou ainda o James Bond evidenciando seu super carro Aston Martin…. Usado em momentos que não esperamos, sem um anúncio propriamente dito.

Marketing Indireto

 

fonte: hdwallpaperbackgrounds.com

 

3 – Marketing Social: Objetiva ajudar a resolver questões sociais. As empresas trabalham suas campanhas para conscientização, doações e afins. A imagem positiva gerada na mente do consumidor é muito importante. Por exemplo: o McDia Feliz do McDonald’s, voltada para causa do câncer infantil para envolver seus clientes e a população (no último sábado de agosto, os recursos obtidos com a venda dos sanduíches foram para instituições de crianças e adolescentes com câncer). Outro exemplo é a campanha “Adotar é tudo de bom” da Pedigree.

 

mc lanche feliz

Fonte: casaronald.org.br

 

4 – Endomarketing: Direcionada às ações internas nas empresas. Exatamente isso, ao invés de focar no externo, ações de endomarketing ajudam a criar e desenvolver uma imagem de bom lugar para se trabalhar podendo se tornar o emprego dos sonhos para muitos. Mas o marketing não trabalha sozinho, não! Há junção de ações entre RH e o setor de marketing da empresa visando maior motivação, lealdade e menor rotatividade de funcionários, além de melhoras na produtividade.

 

endomarketing

 

5 – Marketing de Relacionamento: O marketing de relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. Visa criar uma relação de fidelidade entre os clientes e a empresa, sendo que esta oferece alguns benefícios para que os clientes se mantenham fiéis aos seus serviços.

 

Maketing de Relacionamento

 

6 – Marketing Viral: São utilizadas maneiras não convencionais para executar as atividades de marketing. Trata-se de uma estratégia para encorajar indivíduos a passarem adiante uma mensagem de marketing (propaganda). O termo vírus – que causa certa aflição em alguns – surge para explicar a capacidade de algo se multiplicar como uma epidemia, conquistando centenas, milhares, milhões de pessoas.

A Dove é uma marca que usa tal marketing. Realizou uma campanha da busca pela real beleza das mulheres. A ideia era colocar duas placas na porta de uma loja, uma dizendo “Normal” e a outra “Bonita”. Elas escolhiam por qual porta deveriam passar. Você certamente viu o resultado desse vídeo, e caso não tenha visto, pelo menos viu uma série de pessoas comentando a respeito nas redes sociais.

Outro exemplo excelente foi a campanha “Pôneis malditos”, da Nissan. Apresentava de maneira divertida a diferença cruel entre ter uma picape com potência de cavalos e uma com potência de pôneis (que sacada mestre, não?). Gerou diversos memes na internet, além de uma música chiclete na cabeça que foi extremamente cantada e compartilhada no Brasil e no mundo.

 

Marketing viral

Fonte: vagalume.com
 

7 – Marketing Digital: Uma das vertentes mais atuais do Marketing, sendo que a sua diferença são os canais utilizados, pois envolve o uso de todos os dispositivos conectados à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens. São as ferramentas digitais usadas para conquistar e fidelizar clientes, elevando a participação da empresa no mercado. Por exemplo: o Uso de redes sociais já faze parte do nosso dia a dia e as empresas que não utilizam delas, podemos dizer, que está perdendo e muito com relação às outras empresas.

 

Marketing digital

8 – Marketing de nicho: o marketing de nicho concentra os esforços de marketing em um segmento pequeno e específico da população que é pouco ou quase nada atendido. O Marketing de Nicho é usado quando se identifica uma necessidade de uma pequena parcela da população, desenvolvendo e entregando produtos ou serviços que a satisfaça. Exemplo: Alimentos sem glúten para pessoas intolerantes.

 

gluten - nicho de mercado

fonte: tuasaude.com

 

 

9 – Marketing de Conteúdo:  é uma maneira de criar conteúdo ao público-alvo que seja relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da marca. Este conteúdo pode ser: notícias, vídeos instrutivos, ebooks, posts de blog, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens… Não é focado exclusivamente em vendas, mas sim em comunicação da marca diretamente com clientes e potenciais clientes. A ideia é oferecer conteúdo para depois angariar vendas.

 

Marketing de conteúdo

 

10 – Marketing Pessoal:  Conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, que irão fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal. Mais do que apenas se auto promover, ele fará com que as pessoas o vejam de maneira muito mais positiva. Envolve desde como se comunicar, comportar em ambiente de trabalho, ser assertivo, relacionar-se com colegas e superiores até como se vestir, se conhecer e ser seguro, entre outros aspectos. A pessoa que investe nesse tipo, sabe se destacar no que ela tem de melhor e se diferencia das demais.

 

Marketing pessoal

Além destes tipos de Marketing ainda existe uma infinidade de outros tipos de que surgem o tempo todo. Como o mercado e os consumidores sempre estão mudando, isso gera a necessidade constante de novos modelos.

 

Novos modelos de marketing

E aí você aprendeu sobre os tipos de marketing? Conte-nos quais você já conhecia e quais gostou mais!!! Inclusive te convido a pedir aqui em baixo um post especial sobre algum deles!!! Terei o maior prazer em fazer outras partes deste assunto!!! Incentive o nosso trabalho! É importante para mim e para seus estudos também!!! Até a próxima!!

 

 

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