fbpx

Quebre o tabu e entenda de uma vez por todas como e o que são os 4 Ps do Marketing

Por Clariana Ribeiro Nogueira 17 maio 2017 - 2 min de leitura

Os 4 Ps de marketing, também é conhecido como Marketing Mix ou Composto de Marketing – depende do autor usado, temos um termo distinto. Importante saber isso, até para ter a noção de que estamos falando da mesma coisa, no fim das contas!!!

 

Estratégia de marketing

https://matome.naver.jp/odai/2148704445946960901

Quem criou isso?

 

Este conceito clássico e muitas vezes incompreendido foi criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido amplamente por Philip Kotler.

 

Ok, mas o que são 4 Ps do Marketing?

 

Basicamente, representam os quatro pilares de qualquer estratégia de marketing.  Quando os 4 estão em pleno equilíbrio tendem a conquistar o público.

 

Que 4 pilares são esses?

São 4 palavrinhas iniciadas com a letra P: Produto, Preço, Praça e promoção

 

 

 

4 ps

http://eleveseunegocio.com.br/conheca-os-4ps-do-marketing/

 

Vamos entender agora cada uma deles e depois traremos um exemplo:

 

Resumo

 

 

Resumidamente, temos os pontos de preocupação de cada um dos 4 Ps a seguir:

 

preocupacao

 

Um exemplo simples, porém muito utilizado é a análise do produto: Água em duas distintas situações, isto é, com o Marketing Mix diferente.

 

diferente

 

Imaginemos uma situação conhecida de todas como um trânsito congestionado e eis que surge o vendedor ambulante de água:

 

vendedor agua no transito de garçom

fonte: https://economia.uol.com.br/

Como seria os 4 P’s do Marketing neste caso?

 

produto preco e praca

 

Agora, vamos mudar um pouco a situação. Ao invés de água no engarrafamento teremos a Água mineral francesa denominada Perrier.

 

a agua perrier_z

fonte: http://www.santaluzia.com.br

 

Vejamos como fica os 4 Ps aqui:

 

Tabela 4 p

Veja algumas das campanhas da marca para entender melhor como é realizada a sua promoção e a relação com os demais P’s do Marketing:

 

perrier agua propaganda

fonte: https://koloro.ru/key-visual.html

 

agua_perrier.1 propagando et

http://realitypublicidade.blogspot.com.br/2006/02/perrier.html

 

Perceberam a “sutil” diferença?

 

Talvez você esteja pensando que um destes dois estão completamente enganados, porém você que não deve se enganar neste ponto.

Os dois casos apresentados existe uma clara concordância e coerência em suas estratégias de posicionamento de seu produto, demonstrando trabalharem bem o seu composto de Marketing.

Observe que são situações e públicos diferentes que justificam que o produto, preço, praça e promoção sejam desta forma.

Atualmente, a empresa que objetiva se competitiva no mercado precisa estar atenta aos 4 elementos para a definição de suas estratégias.

 

E aí, está pronto para analisar o composto de marketing de muitos outros produtos e/ou serviços por aí? Gostou deste artigo? Nós gostamos de ouvir a sua opinião, compartilhe conosco dúvidas, sugestões de temas… o que quiser!!!

 

Não para por aí. Confira aqui goo.gl/pPqDpA essa outra postagem sobre os 10 tipos de marketing e arrase em conhecimento.

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Antônio Fernandes Mousinho Neto 07 nov 2017

    excelente artigo, Parabéns!

  • Maxi Educa 08 nov 2017

    Bom dia Antonio. Uma enorme satisfação receber seu comentário, acompanhado de um elogio. Elaboramos esse post com muita dedicação para auxiliar nossos leitores a entender os fundamentos dos 4 Ps do Marketing. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lilian Patricia Rizzi Souza 12 nov 2018

    como incluir os 4 As junto com os 4Ps

  • Maxi Educa 13 nov 2018

    Olá Lilian, Agradecemos pelo seu comentário. Os 4 A’s de Marketing, segundo o autor Raimar Richers, é uma contraposição aos 4 P’s. A seguir montei pequena explicação para que você consiga relacionar os 4 A’s com o 4 P’s de Marketing. Fique ligada que jajá irá sair um blog sobre o Mix de Marketing, onde estaremos abordando esses temas. 4 A’s 1. Análise: É a fase de inicial, é a identificação das forças do mercado em que o produto será inserido, e é realizada através de pesquisas de mercado com a ajuda de sistemas de informações. 2. Adaptação: É a fase de adaptação dos Produtos ou Serviços com as necessidades levantadas na primeira faze, é nessa etapa que se efetuam as correções de produto, como as suas características, embalagem, design, e o preço. 3. Ativação: É a fase onde se concretiza os planos através de aspectos logísticos, da distribuição, da venda, e da comunicação, através da propaganda, promoção ou relações públicas. 4. Avaliação: É a fase de análise dos esforços e recursos gastos, das forças e fraquezas organizacionais através de uma auditoria a todo o processo. 4 P’s 1.Produto: Refere-se ao produto em si, a variedade do produto, qualidade, características, nome da marca, design, embalagem, tamanhos, serviços, garantias e várias outras características que diz respeito ao produto em si. 2. Preço: Nada mais é do que o preço do produto. Composto pelo preço básico, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito e etc. 3. Praça: É a localização onde esse produto será inserido, diz respeito aos canais de distribuição, distribuição física, transporte, armazenagem também. 4. Promoção: É a propaganda utilizada para fazer a venda desse produto, propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto e etc. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fernando likuku 17 jan 2019

    Saudacoes! Artigo muito util. No entanto tenho dificuldades e definir o meu 4ps para um festival que pretendo organizar, quais as dicas a ter em conta. Com o frstival pretende atrair um numero cada vez moior de turistas que visitam o distrito de vilankulo, mocamvique, turistas oriundos de brasil, portugal, inglaterra, EUA incluindo dos paises vizinhos. Obrigdo

  • Maxi Educa 18 jan 2019

    Olá Fernando, Bom Dia!! É muito fácil de você definir os 4Ps da sua empresa... Os 4Ps nada mais é do que (1.Preço 2.Praça 3.Produto e 4.Promoção) O PREÇO: é valor do seu produto no mercado, ou seja, o valor que o seu cliente final vai pagar pelo seu produto/serviço; A PRAÇA: é onde o cliente vai procurar o seu produto, como ele pode acessar os canais de distribuição, e onde seus concorrentes estão, ou seja, a praça nada mais é do que o local aonde seu produto será comercializado; O PRODUTO: nada mais é do que o seu produto/serviço, sendo assim, são as atribuições e caracteristicas do seu produto, o nome, qual a funcionalidade dele, é tudo que o produto em si vai oferecer para ao seu cliente final, irá satisfazer as necessidades que o cliente procura? E por fim a PROMOÇÃO: é como você irá promover o seu produto/serviço, o festival no qual você irá participar é um ótimo meio de promoção, então ela nada mais é do que os meios que você ira utilizar para a divulgação, o marketing que você irá fazer pra poder vender seus produtos. Portanto nada melhor do que você mesmo para definir os 4Ps do seu produto, pelo conhecimento que você possui sobre ele! Nos siga nas nossas redes sociais (Youtube/Instagram/Facebook) que recentemente foi disponibilizado um Esquematizando sobre os 4Ps lá no nosso facebook, não deixe de acompanhar. Obrigado por deixar seu comentário em nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ? EAD No Brasil: Me Formei! [Dados e Comparações] ⋆ Rodrigo Nasc 08 abr 2019

    […] Tematizando tudo com os 4Ps do Marketing. […]

  • Maxi Educa 09 abr 2019

    Olá Rodrigo, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Bianka 04 fev 2021

    Excelente artigo! De fácil entendimento! Parabéns!

  • Maxi Educa 05 fev 2021

    Olá Bianka, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais