Quebre o tabu e entenda de uma vez por todas como e o que são os 4 Ps do Marketing

Por Maxi Educa 17 maio 2017 - 2 min de leitura
2 min

Os 4 Ps de marketing, também é conhecido como Marketing Mix ou Composto de Marketing – depende do autor usado, temos um termo distinto. Importante saber isso, até para ter a noção de que estamos falando da mesma coisa, no fim das contas!!!

 

Estratégia de marketing

https://matome.naver.jp/odai/2148704445946960901

Quem criou isso?

 

Este conceito clássico e muitas vezes incompreendido foi criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido amplamente por Philip Kotler.

 

Ok, mas o que são 4 Ps do Marketing?

 

Basicamente, representam os quatro pilares de qualquer estratégia de marketing.  Quando os 4 estão em pleno equilíbrio tendem a conquistar o público.

 

Que 4 pilares são esses?

São 4 palavrinhas iniciadas com a letra P: Produto, Preço, Praça e promoção

 

 

 

4 ps

http://eleveseunegocio.com.br/conheca-os-4ps-do-marketing/

 

Vamos entender agora cada uma deles e depois traremos um exemplo:

 

Resumo

 

 

Resumidamente, temos os pontos de preocupação de cada um dos 4 Ps a seguir:

 

preocupacao

 

Um exemplo simples, porém muito utilizado é a análise do produto: Água em duas distintas situações, isto é, com o Marketing Mix diferente.

 

diferente

 

Imaginemos uma situação conhecida de todas como um trânsito congestionado e eis que surge o vendedor ambulante de água:

 

vendedor agua no transito de garçom

fonte: https://economia.uol.com.br/

Como seria os 4 P’s do Marketing neste caso?

 

produto preco e praca

 

Agora, vamos mudar um pouco a situação. Ao invés de água no engarrafamento teremos a Água mineral francesa denominada Perrier.

 

a agua perrier_z

fonte: http://www.santaluzia.com.br

 

Vejamos como fica os 4 Ps aqui:

 

Tabela 4 p

Veja algumas das campanhas da marca para entender melhor como é realizada a sua promoção e a relação com os demais P’s do Marketing:

 

perrier agua propaganda

fonte: https://koloro.ru/key-visual.html

 

agua_perrier.1 propagando et

http://realitypublicidade.blogspot.com.br/2006/02/perrier.html

 

Perceberam a “sutil” diferença?

 

Talvez você esteja pensando que um destes dois estão completamente enganados, porém você que não deve se enganar neste ponto.

Os dois casos apresentados existe uma clara concordância e coerência em suas estratégias de posicionamento de seu produto, demonstrando trabalharem bem o seu composto de Marketing.

Observe que são situações e públicos diferentes que justificam que o produto, preço, praça e promoção sejam desta forma.

Atualmente, a empresa que objetiva se competitiva no mercado precisa estar atenta aos 4 elementos para a definição de suas estratégias.

 

E aí, está pronto para analisar o composto de marketing de muitos outros produtos e/ou serviços por aí? Gostou deste artigo? Nós gostamos de ouvir a sua opinião, compartilhe conosco dúvidas, sugestões de temas… o que quiser!!!

 

Tutora: Clariana Ribeiro

Não para por aí. Confira aqui goo.gl/pPqDpA essa outra postagem sobre os 10 tipos de marketing e arrase em conhecimento.

 

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Antônio Fernandes Mousinho Neto 07 nov 2017

    excelente artigo, Parabéns!

  • mm
    Maxi Educa 08 nov 2017

    Bom dia Antonio. Uma enorme satisfação receber seu comentário, acompanhado de um elogio. Elaboramos esse post com muita dedicação para auxiliar nossos leitores a entender os fundamentos dos 4 Ps do Marketing. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lilian Patricia Rizzi Souza 12 nov 2018

    como incluir os 4 As junto com os 4Ps

  • mm
    Maxi Educa 13 nov 2018

    Olá Lilian, Agradecemos pelo seu comentário. Os 4 A’s de Marketing, segundo o autor Raimar Richers, é uma contraposição aos 4 P’s. A seguir montei pequena explicação para que você consiga relacionar os 4 A’s com o 4 P’s de Marketing. Fique ligada que jajá irá sair um blog sobre o Mix de Marketing, onde estaremos abordando esses temas. 4 A’s 1. Análise: É a fase de inicial, é a identificação das forças do mercado em que o produto será inserido, e é realizada através de pesquisas de mercado com a ajuda de sistemas de informações. 2. Adaptação: É a fase de adaptação dos Produtos ou Serviços com as necessidades levantadas na primeira faze, é nessa etapa que se efetuam as correções de produto, como as suas características, embalagem, design, e o preço. 3. Ativação: É a fase onde se concretiza os planos através de aspectos logísticos, da distribuição, da venda, e da comunicação, através da propaganda, promoção ou relações públicas. 4. Avaliação: É a fase de análise dos esforços e recursos gastos, das forças e fraquezas organizacionais através de uma auditoria a todo o processo. 4 P’s 1.Produto: Refere-se ao produto em si, a variedade do produto, qualidade, características, nome da marca, design, embalagem, tamanhos, serviços, garantias e várias outras características que diz respeito ao produto em si. 2. Preço: Nada mais é do que o preço do produto. Composto pelo preço básico, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito e etc. 3. Praça: É a localização onde esse produto será inserido, diz respeito aos canais de distribuição, distribuição física, transporte, armazenagem também. 4. Promoção: É a propaganda utilizada para fazer a venda desse produto, propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto e etc. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais