fbpx

As 5 melhores dicas para você conseguir estudar todos os dias

Por Juliani Duarte 04 nov 2019 - 3 min de leitura

Estudar todos os dias e desenvolver uma rotina de estudos pode ser um desafio para muitos estudantes, que muitas vezes, até manifestam um enorme desejo em realizar uma rotina de estudos diária, entretanto, não conseguem sustentar o seu desejo com rigor e disciplina todos os dias.

Posto isso, se este problema também te afligi, meu caro leitor, vem comigo que tenho 5 dicas certeiras para que consiga superar este problema.

 

1º Programe seu horário de estudo

 

Estudar todos os dias e desenvolver uma rotina de estudos pode ser um desafio para muitos estudantes, que muitas vezes, até manifestam um enorme desejo em realizar uma rotina de estudos diária, entretanto, não conseguem sustentar o seu desejo com rigor e disciplina todos os dias.

https://giphy.com/gifs/4Hq2HPG9ij0PZYLTL7

 

De acordo com sua rotina pessoal e responsabilidades do dia a dia, identifique qual o melhor horário para iniciar sua rotina de estudos.  E nesta etapa tenha sempre em mente que não vai adiantar nada escolher um horário em que se está cansado ou que o ambiente de estudo não lhe proporcione concentração.

 

2º Estude com o tempo que tem

 

https://giphy.com/gifs/alroker-al-roker-xUPGcILSlV4VjCZ9PG

 

Muitas pessoas não estudam porque acham que não tempo, pois o que elas idealizam são horas dedicadas ao estudo durante o dia. Entretanto, não se dão conta que horas de estudo não apresenta qualidade de estudo. Afinal de que adiante estudar por horas e não se lembrar de nada depois. Por isso, não seja cruel com você, estude realmente de acordo com o tempo que você tem, foque no aproveitamento do tempo disponível para o estudo e não na duração do tempo em si.

 

3º Estabeleça uma meta grande em pequenas metas

 

https://giphy.com/gifs/people-hd-meta-4zjKcWyKyNhe

 

Faça um cronograma de estudos a partir de uma distribuição semanal entre os temas que precisam ser estudados, determinando um dia para cada assunto. Não queria estudar todo o conteúdo de uma só vez, divida-os em temas menores e vá estudando durante a semana, sempre alternando os assuntos para que se sinta cansado e para que não perca o interesse no tema de estudo.

 

4º Crie um padrão para iniciar a mudança

 

https://giphy.com/gifs/do-it-l4FGJfimoW3Cl6gDK

 

Já ouviu falar na regra dos 15 minutos?; ela ótima para se construir um padrão ou para se iniciar uma mudança de habito. Na regra dos 15 minutos a pessoa deve destinar 15 minutos do seu dia para a realização de alguma atividade especifica, ao qual deve ser repetida por pelo menos 21 dias para que se estabeleça um padrão. Se o seu problema for falta de disciplina esta regra pode ser muito útil para você, pois assim você pode criar um padrão de estudos sem se sentir cansado ou entediado até que o padrão se consolide em sua rotina, e assim que se sentir confiante, você pode aumentar o tempo de estudo conforme sua necessidade, desejo ou possibilidade.

 

5º Comemore suas vitorias

 

https://giphy.com/gifs/do-it-l4FGJfimoW3Cl6gDK

 

Reconhecer as nossas vitorias é melhor forma de nos mantermos motivados. Por isso, sempre que finalizar um conteúdo comemore, comemore muito, comemore com a alegria de uma etapa vencida. Afinal sua aprovação tem a ver com o conjunto da conclusão de suas etapas de estudo. Sendo assim, comemore para que se mantenha motivado, pois a cada assunto concluído sua aprovação estará mais perto de você.

 

https://giphy.com/gifs/Anpix-gustavlog-feliz7play-rudfilms-ies7kQg5r2XUD3747r

 

Reflita sobre estas dicas, se planeje e se organize para sustentar sua rotina de estudos. Mas também tenha em mente que imprevistos acontecem e é por isso que os chamamos de imprevistos, sendo assim, não seja exigente demais com você, apenas se policie para que não fuja da rotina o tempo todo.

Espero de todo coração que as dicas acima sejam uteis em seu dia a dia e não saia de nossa página antes de curtir, compartilhar e deixar o seu depoimento, pois nós do Maxi Educa temos um enorme prazer em participar de sua trajetória.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais