fbpx

Aprenda de vez o que é o 5W2H com diversos exemplos práticos e não erre mais este assunto nos concursos públicos

Confira o que é o 5W2H e porque este é a principal ferramenta de gestão para elaboração de planos de ação visando aumentar a eficiência e produtividade nas empresas!
Por Clariana Ribeiro Nogueira 26 jun 2018 - 3 min de leitura

Confira o que é o 5W2H e porque este é a principal ferramenta de gestão para elaboração de planos de ação visando aumentar a eficiência e produtividade nas empresas!

Confira o que é o 5W2H e porque este é a principal ferramenta de gestão para elaboração de planos de ação visando aumentar a eficiência e produtividade nas empresas!

fonte: http://www.8idea.com.br/blog/como-elaborar-um-plano-de-acao-5w2h/

Uma grande dificuldade por parte das empresas é conseguir planejar atividades tanto complexas quanto simples do seu dia a dia. Mesmo sabendo o que deve ser feito, as pessoas se perdem em como fazer, nos prazos, custos e ás vezes um deixa para o outro e vira o famoso “deixa que eu deixo” e quando chega o prazo, o que acontece? NADA! É isso mesmo.

Se o chefe perguntar cadê o relatório de clientes atualizados? Fernando diz que começou e passou para Thais terminar. Thais diz que não teve tempo, mas passou para Otávio. Otávio não entendeu que era para ele fazer algo e apenas deixou o relatório na mesa do Matheus. Matheus entendeu que era apenas para revisar e não sabia que estava incompleto. E aí eu te pergunto: de quem é a culpa no momento em que o chefe se enfurece?

Na verdade especificamente é difícil falar. Faltou uma boa administração, um bom planejamento, um plano de ação!!! E agora vamos apresentar uma ferramenta muito útil para isso nas empresas (qualquer empresa e em qualquer departamento), na sua vida pessoal e nos concursos… sim, importante para tudo isso e mais um pouco.  

Além de tudo isso ela é fácil… extremamente fácil…

https://donamocinhadobrasil.blogspot.com/2016/05/que-tudo-seja-facil-nesta-semana.html?m=1

Bora lá para entender de uma vez este assunto:

Qual sua origem?

Tem origem no Japão. A ferramenta 5w2h também chamada de era utilizada na indústria automobilística para auxiliar no desenvolvimento de ideias e projetos.

O que é o 5w2h?

É uma ferramenta usada no planejamento das ações a serem desenvolvidas, pode-se utilizar um quadro chamado 5w2h também conhecido como 4Q1POC. Esse quadro é utilizado para planejar a implementação de uma ideia ou solução com mais objetividade e clareza buscando eficiência na atividade a ser desenvolvida.

Trata-se de um checklist que aumenta a clareza sobre o planejamento das atividades.

Na realidade o que significa o 5w2h?

Na verdade, o 5w2h é uma abreviação de letras em inglês que são 5w e 2h, confira:

Vejamos agora como aplicar isso:

Dicas para elaborar seu próprio 5W2H

 Para aplicação da matriz 5W2H, antes de preencher cada item o gestor precisa refletir a respeito e planejar estrategicamente. Para isso, ele pode solicitar a ajuda dos colaboradores direta ou indiretamente envolvidos em sua equipe de trabalho ou cotidiano profissional, por meio de atividades como o brainstorming (tempestade de ideias), por exemplo.

Exemplo 1

Que tal aplicarmos em um exemplo empresarial para que você não esqueça mais a prática dessa ferramenta?

Neste exemplo, será realizada uma série de promoções na mídia social do Facebook.

Viu como dá para tirar de letra o uso dessa ferramenta??

Exemplo 2

E que tal nos empolgarmos um pouco em um exemplo que pode ser usado na sua vida pessoal? Sim, vamos fazer um planejamento de uma viagem e escolhemos como destino ir para a Grécia.

fonte: https://viagemeturismo.abril.com.br/paises/grecia-4/

Acompanhe a seguir:

Viu como a viagem fica bem mais motivada quando bem planejada? Agora vamos parar de sonhar um pouco e voltar para realidade??

Eii… voltando aos estudos aqui…

Se você já curtiu a ideia da viagem, bora estudar o 5w2h e outros pontos do planejamento estratégico para que você passe em breve em um concurso top e possa usar essa ferramenta para planejar sua próxima viagem com esta ferramenta.

Que tal agora elaborar o 5W2H para o planejamento de sua próxima ação importante? Utilize para algo em seu trabalho ou alguma questão pessoal, mas utilize a ferramenta e compartilhe para nós vermos por aqui!! Também compartilhe esse post para que outros possam aprender também!! Até o nosso próximo blog.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Liz 19 jul 2018

    Blog valioso Obrigada.

  • Maxi Educa 19 jul 2018

    Bom dia Liz Valioso é o seu comentário em nosso post. Obrigada por deixar aqui o seu comentário. Fique sempre de olho em nossos blogs. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Charlene 08 jun 2020

    Extremamente top.

  • Maxi Educa 09 jun 2020

    Olá Charlene, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Paulo Geovane 09 mar 2022

    Muito bem explicado exemplos fácil de entender.

  • Maxi Educa 10 mar 2022

    Olá Paulo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais