fbpx

CONHEÇA AS 7 TECNOLOGIAS QUE IRÃO MUDAR TOTALMENTE O MUNDO NOS PRÓXIMOS 7 ANOS

Por Evilin Barros 02 fev 2018 - 4 min de leitura

Vivemos em um momento extremamente emocionante em termos de ciência e tecnologias. Coisas que sempre foram consideradas ficção científica estão se tornando normais do nosso dia a dia.

Presenciamos muitas invenções, e uma descoberta após outra. E a nossa capacidade de inovar está aumentando exponencialmente à medida que os anos passam. Então, o que esperar do futuro?

Para lhe dar uma ideia da magnitude desta realidade, aqui estão algumas inovações surpreendentes que trarão muitas mudanças nos próximos anos.

1. Biotecnologia

 Vivemos em um momento extremamente emocionante em termos de ciência e tecnologias.

Fonte: https://www.bayerjovens.com.br

 A ideia não é quebrar rochas com as mãos, mas sim, permitir a quem não tem mãos ou dedos lidar com objetos pequenos e delicados. Isso tudo sem cirurgia!

A Touch Bionics, a empresa que produz a mão Pro Digits, é capaz de instalar a mão completa com “pele viva” – uma cobertura de plástico que se assemelha a pele humana – por menos de US $ 50.000. Um preço relativamente barato para se pagar por uma nova mão!

2. Arquitetura

 Fonte: https://sociologialiquida.com.br

Dubai é conhecida por suas construções extravagantes e evoluções tecnológicas. Os arquitetos e engenheiros da região estão projetando uma torre que possui aplicativos sofisticados e extremamente práticos

Este belo edifício será feito de 59 módulos, com pisos de rotação independentes, para que os habitantes tenham uma visão constantemente deslocável do mundo exterior.

Cada andar girará a aproximadamente 6 metros por minuto para que os habitantes não percebam o movimento.

A questão estética é excelente, mas a inovação real vem das turbinas eólicas construídas entre cada andar.

3. Computadores: velocidade, tamanho, e usabilidade

Fonte: http://mestredoadwords.com.br

  Segundo a Lei de Moore: “O número de transistores que podemos colocar nos chips de computador pelo mesmo custo dobram a cada ano” – dobrando assim a velocidade mantendo-se o custo.

No entanto, o próprio Moore disse que sua lei provavelmente irá falhar em 2020, onde o número de transistores que podemos colocar em chips será limitado pelas leis da física.

Não há chance de o aumento exponencial da velocidade de processamento do computador ser interrompida, diz Jim Tully, chefe de pesquisa para semicondutores. “A tecnologia que irá substituir usa átomos ou moléculas individuais, um tipo de nanotecnologia”.

Ray Kurzweil, um futurista muito respeitado, afirmou que quando esta tecnologia de computação molecular surgir, os computadores terão a capacidade intelectual dos seres humanos.

Que o Macbook Air é tão fino que você pode se perguntar se os computadores físicos ainda existirão em 2020.

De acordo com os desenvolvedores da Intel, o teclado e o mouse certamente não existirão. Quem precisa disso quando você pode controlar um computador com a mente?

“Estamos tentando provar que você pode fazer essas coisas com ondas cerebrais”, disse o pesquisador da Intel, Dean Pomerleau. “Eventualmente, as pessoas podem estar dispostas a se comprometerem mais com os implantes cerebrais. Imagine poder navegar na Web com o poder de seus pensamentos “.

Inúmeros grupos de pesquisa em todo o mundo estão trabalhando com dispositivos de varredura cerebral para mapear o fluxo sanguíneo no cérebro.

4. Carros e combustível

Fonte: https://garagem360.com.br

 O único tipo de combustível que parece ter alguma chance realista de ser utilizado de modo massivo nos próximos dez anos é o elétrico.

Ainda não podemos descobrir como fazer células de combustível de hidrogênio eficientes, seguras e práticas. Carros híbridos? Já existem faz tempo.

Aparentemente, a concorrência no mercado em breve irá empurrar alguns carros muito atraentes e eficientes para o mercado.

5. Como interagimos com o mundo e as tecnologias

Fonte: https://www.educabras.com

As tecnologias já mudaram muito desde a introdução da internet, e mais ainda depois dos smartphones.

Em um futuro muito próximo acontecerá outro um enorme salto: integração de informações com os arredores.

Imagine só ser capaz de olhar para um edifício, produto ou local, e imediatamente ter acesso a informações sobre o assunto em nossos dispositivos.

E, eventualmente, apenas com nossos olhos!

6. Energia x Tecnologias

  Fonte: http://www.grengenhariaambiental.com.br

 A energia solar em breve deixará os combustíveis fósseis e os parques eólicos ineficientes. De acordo com especialistas, o custo por produção de watt da energia solar está cada vez mais barato, e a quantidade total de energia solar cresce exponencialmente no mundo.

De fato, as métricas estão dobrando a cada dois anos nos últimos 20 anos. Se o ritmo se mantiver, faltam apenas oito anos para que a produção atenda a todas as necessidades energéticas do mundo.

7. Saúde

Fonte: http://saudebusiness.com/blogs/engajamento-e-saude/

Na saúde encontramos uma empresa chamada Organovo desenvolveu a primeira impressora comercial 3-D comercial capaz de construir órgãos personalizados, célula por célula.

Cada única célula é baseada em células de amostra do corpo do cliente. O Organovo informa que veias e artérias estarão disponíveis em 5 anos, e órgãos mais complexos, como corações e fígados, em 10 anos.

Em uma nota mais geral, a nanotecnologia está revolucionando o mundo da saúde. A fantástica combinação de uma maior compreensão de como o DNA funciona e a capacidade de criar peças celulares muito pequenas está pintando um futuro muito brilhante para a medicina.

Gostou do nosso post de hoje sobre tecnologias? Curta e compartilhe!

Imagem destacada: Fonte: http://www.dalboscoadvogados.com.br/investimento-em-tecnologia
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais