fbpx

Não deixe de verificar os 5 pontos importantes de uma boa gestão dos agentes de organização escolar

Por Renan Costa da Silva 21 dez 2017 - 7 min de leitura

Para aqueles que não o conhecem, o agente de organização escolar é um profissional presente em quase todas as atividades do cotidiano escolar. Mas aí surge a pergunta, o que realmente ele faz?

O agente de organização escolar tem como atribuições dar suporte às atividades realizadas pela secretaria da escola, é o responsável por orientar os estudantes sobre as normas de comportamento, além de contribuir para a integração entre escola e comunidade.

Outras atribuições como atualizar arquivos cadastrais, colaborar no desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, informar à direção da escola sobre a conduta dos alunos e comunicar ocorrências, também fazem parte do dia a dia deste servidor. No entanto, nem todas estarão especificadas claramente no momento da posse, mas é necessário ter bom senso para distinguir o que é necessário ser feito para manter um ambiente escolar saudável para todos.

o agente de organização escolar é um profissional presente em quase todas as atividades do cotidiano escolar

Fonte: https://ed100.org/lessons/7-3-los-distritos-escolares-a-cargo-de-la-mayoria-de-las-escuelas-locales

Sendo um cargo mais visto nas instituições públicas, o agente tem papel muito importante dentro das escolas. Esse profissional irá atender a demanda de várias áreas, desde atividades de secretaria até o controle do trânsito de alunos na escola e ao redor.

Como fazer para se tornar um agente de organização escolar?

Fonte: https://ed100.org/lessons/7-3-los-distritos-escolares-a-cargo-de-la-mayoria-de-las-escuelas-locales

 

Para trabalhar como agente de organização escolar é necessário ser aprovado em concurso público oficial e seguir os requisitos do mesmo, que costumam ser:

– ter mais de 18 anos na época da posse;

– estar em dia com suas obrigações eleitorais;

– não possuir registro em outro cargo público;

– apresentar-se dentro do período com os documentos necessários para a posse.

A remuneração de um agente de organização escolar pode variar de acordo com o horário de trabalho, com a localização da escola e com as funções assumidas.

Os cinco pontos importantes 

 

Fonte: http://noticias.universia.cl/cultura/noticia/2017/06/23/1153620/gobierno-evalua-replicar-modelo-educativo-upla-carcel-portena.html

 

1 – Educação como função de todos

Nem sempre os funcionários que não estão diretamente ligados à docência ou às atividades de suporte ao pedagógico – como os gestores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais – têm esta noção, mas, em uma escola, todos são educadores. “Educação é um conjunto. Ensinamos aos alunos os conteúdos curriculares e também os atitudinais, passando valores e maneiras de se relacionar com as pessoas que certamente servirão de exemplo para os estudantes”, afirma Balzano. Mostrar que a sala de aula limpa facilita a tarefa dos professores e deixa os alunos confortáveis para aprender, por exemplo, aproxima a equipe da limpeza dos resultados da escola. Transmitir essa consciência para todos é uma das maneiras de formar uma equipe coesa e que atua para um mesmo objetivo educacional, em cada atividade que exerce, seja ela qual for.

2 – Integração ao projeto pedagógico

Para que todos os funcionários se sintam parte da escola, é preciso integrá-los ao projeto político pedagógico. Somente conhecendo os objetivos educacionais é que eles agirão no dia a dia de acordo com os valores estabelecidos. Convoque toda a equipe para participar das reuniões que tratam desse documento. Em algumas instituições, o projeto pedagógico, depois de discutido, é transposto para cartazes que ficam nos corredores. Importante também é divulgar os projetos didáticos.

3 – Opiniões bem-vindas

Quando houver problemas de qualquer natureza para resolver, todos podem ser convidados a refletir e encontrar soluções. “Vivências diferentes contribuem para a elaboração de uma saída mais criativa”, afirma Venelli. Peça sugestões para as pessoas envolvidas diretamente com as questões. Problemas na entrada e na saída dos estudantes? Os vigias podem ter um bom palpite para dar. Vai fazer uma festa ou um torneio esportivo? É preciso escutar o que o pessoal da limpeza e da cantina e os porteiros têm a dizer sobre a organização. Depois do evento, um bom procedimento é reunir todos que participaram para analisar os resultados. Na opinião deles, o que funcionou? O que precisa ser aprimorado? Essas são algumas maneiras de mostrar que, além de estar atento aos resultados, você tem consideração e respeito profissional pela equipe. Muitos diretores costumam fazer uma reunião festiva em dezembro para fechar os trabalhos do ano letivo. Esse pode ser mais um momento de reconhecimento: compartilhe os resultados da escola e aproveite para agradecer a contribuição de todos pelos objetivos alcançados.

4 – Autonomia na atuação

Quando se trabalha em uma equipe que tem como foco os resultados de aprendizagem, é importante fazer com que cada grupo e indivíduo se sinta responsável pelos resultados do trabalho e pelo alcance das metas estabelecidas. Primeiro, é preciso ter os objetivos bem definidos pelo coletivo da escola para ter certeza de que os interesses sociais e educacionais sejam compatíveis com os pessoais. Com a certeza de que todos estão cientes dos rumos a seguir, as equipes podem ter autonomia para decidir a melhor forma de atuar. As merendeiras se organizam para dividir as tarefas do refeitório e da cozinha. Já os faxineiros decidem como setorizar os vários espaços da escola para que cada um cuide de uma parte e as instalações estejam sempre prontas para receber alunos e professores. O tempo também pode ser administrado por eles de acordo com as tarefas a cumprir. Como gestor, é seu papel criar um espaço de diálogo permanente – em que as dificuldades sejam apontadas conforme elas aparecem e possam ser discutidas abertamente. Lembre-se de que, como o foco está nos resultados, os processos podem ser debatidos e mudados de acordo com as necessidades e, para isso, nada melhor do que a experiência de quem está com a mão na massa.

5 – Formação permanente

A escola deve ser um espaço de aprendizagem constante não só para os alunos, mas também para os professores e os funcionários. Geralmente se fala em formação docente e se esquece de que os outros profissionais também precisam de informações e de troca de experiências para melhor exercer as funções, sempre visando a melhoria do serviço segundo a dimensão educativa do trabalho. “Antigamente, os gestores se preocupavam em dizer aos funcionários como eles tinham de executar as tarefas. Hoje, sabe-se que cada um pode aprender a organizar a própria rotina da maneira que for melhor e mais eficiente para chegar aos resultados pretendidos. Para isso, é preciso procurar saber sempre mais sobre o que se faz. Com esse conhecimento e com a experiência prática, é possível rever os procedimentos caso alguma coisa não ande bem”, Meller Filho. Promova periodicamente cursos, palestras e reuniões para as merendeiras (alimentação saudável, por exemplo), para os vigias (normas de segurança) e para os demais servidores.

Sendo assim, jamais poderemos deixar de entender que a escola, como qualquer instituição, funciona como um organismo: para que tudo ande perfeitamente e os objetivos sejam atingidos, cada parte precisa executar bem as respectivas funções. Os professores são os responsáveis pelo ensino dos conteúdos curriculares, mas os demais funcionários também participam do processo educacional, dando o suporte necessário para que a aprendizagem aconteça. São diversos os servidores que exercem as funções de apoio ao pedagógico: o pessoal da limpeza, as merendeiras, os secretários, os bibliotecários, os vigias. Alguns atuam sozinhos em sua área e outros em equipe.

Será que eles conhecem a importância do que fazem para o bom desempenho da escola? Sabem que também são educadores? Uma das funções dos gestores é fazer com que os diversos profissionais se sintam integrados aos objetivos da escola e responsáveis pelas metas.

E então? Gostou do nosso post de hoje? Gostaria de acrescentar alguma vivência? Tem algum palpite sobre como acontecerão da melhor forma esse processo de adaptação das escolas?

Compartilhe essa ideia e passe em diante essas importantes informações, pois a leitura é essencial para o aprendizado.

Deixe aqui seu comentário e mais sugestões que teremos grande prazer em lhe atender.

Referências bibliográficas

ALMEIDA, D. Funcionários dos serviços de apoio. Disponível em: http://gestaoescolar.org.br/equipe/funcionarios-servicos-apoio-493367.shtml
http://gestaoescolar.org.br/equipe/funcionarios-servicos-apoio-493367.shtml
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/qual-a-funcao-de-um-agente-de-organizacao-escolar-veja-a-importancia-deste-profissional/
https://explicatudo.com/o-que-faz-um-agente-de-organizacao-escolar

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Maria Aparecida 04 jul 2018

    Vocês podem me ajudarem, mandando um simulado de prova para eu fazer, pois irei prestar o concurso deste ano para agente de organização escolar Obrigada!

  • Maxi Educa 05 jul 2018

    Bom dia Maria. Obrigada por participar do nosso post e desde já parabéns pela persistência nos estudos, não desista de seus objetivos. Nós temos em nosso site uma parte apenas de simulados, vou lhe enviar o link e você faz uma busca por agente de organização escolar, temos um do SEE/SP. Basta fazer um cadastro simples e gratuito que você terá acesso de forma ampla. Segue o link: https://www.maxieduca.com.br/simulados Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Conceição Cândida Santos 18 jul 2018

    Boa noite, gostaria de saber se vocês têm um simulado da prova de agente escola estadual fiz insc rição no concurso público , obrigada, Conceição

  • Maxi Educa 18 jul 2018

    Bom dia Conceição. Agradecemos sua participação em nosso post. Nós temos alguns simulados gratuitos em nosso site, para você resolver as questões só precisa fazer um cadastro simples e rápido, clique no link: https://www.maxieduca.com.br/simulados Temos simulados de agente educador, agente de organização escolar, agente educacional, dentre outros. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fernanda barbieri rodrigues 15 ago 2018

    Ola! Fiz minha inscrição para o concurso esse ano, gostaria de saber se eu for aprovada posso fazer pedagogia? A graduação interfere no cargo? Obrigada, adorei a matéria.

  • Maxi Educa 16 ago 2018

    Bom dia Fernanda. Obrigada por deixar aqui o seu comentário, participando do nosso blog. O fato de você ser aprovada em um concurso e começar a cursar pedagogia não irá prejudicar o concurso se você passar. Dê uma conferida no edital, se nada for dito a respeito (pois não creio em interferências desses tipos) estude sim :) Aproveite e fique de olho nos nossos posts anteriores sobre educação: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Bianca 22 ago 2018

    Gostaria de saber oq cai na prova de organzacao escolar obg desde ja

  • Maxi Educa 23 ago 2018

    Bom dia Bianca. Agradeço imensamente por participar do nosso blog. Sugiro que você estude por provas anteriores e fiz uma pesquisa nos nossos simulados e localizei uma prova de agente anterior: https://www.maxieduca.com.br/simulados É só você fazer um cadastro gratuito, super simples e simular uma prova. Não tem como sermos precisos em dizer o que vai cair na sua prova, pois isso já é de competência das bancas organizadoras. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rogério Gomes da Silva 25 ago 2018

    Bom dia,presentarei neste domingo.Se, Deus permitir ficarei feliz em colaborar neste suporte para melhorar nossas escolas e principalmente nossas jovens alunos.A formação de fila para o canto do Ino Nacional não seria um bom começo?

  • Maxi Educa 03 set 2018

    Bom dia Rogério. Obrigada por deixar aqui seu comentário em nosso post. Além de ter a iniciativa de formar a fila para cantar o hino nacional, vale dar como conselho também outras iniciativas que você também precisa pesquisar, para contribuir com o cargo. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • CARLOS BANDEIRA 29 nov 2018

    Gostaria de saber mais, referente a função do agente de apoio educacional.

  • Maxi Educa 07 dez 2018

    Olá Carlos, Obrigado pelo contato, assim que possível faremos novo conteúdo sobre tal assunto. No entanto, se quiser saber da função específica de algum concurso é indicado que entre no Edital e faça a leitura das Atribuições referentes ao cardo indicado. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Dinalva silva suzarte 14 fev 2019

    Eu trabalho como agente escolar em uma escola particular gostaria de saber quais as funções que um agente escolar faz e também se um agente escolar faz funções como serviços gerais ou ajuda na cozinha da suportes nessas funções

  • Maxi Educa 15 fev 2019

    Olá Dinalva, Bom Dia!! Primeiramente quero agradecer por deixar seu comentário em nosso post. É importante que veja seu contrato de trabalho para saber melhor quais as suas funções, dessa forma, evitando assim quaisquer equívocos em seu ambiente de trabalho. Obrigado pelo contato com a gente. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edenilza Ap. oliveira Ribeiro 17 jun 2019

    Um agente escolar poderá ficar em sala de aula na ausência de um professor? Por quantas horas?

  • Maxi Educa 19 jun 2019

    Oi Edenilza,tudo bem? É importante que veja seu contrato de trabalho para saber melhor quais as suas funções e atribuições, dessa forma, evitando assim quaisquer equívocos em seu ambiente de trabalho. Obrigado pelo contato com a gente. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ilson Rogério Munhoz 24 set 2019

    A LDB, Lei.de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, exclui.esse e outros.importantes profissionais do.Quadro de Apoio Escolar,pois esses cargos não existem para os.legisladores. Só existe, profissionais do Magistério. Isso.deveria.ser revisto.

  • Maxi Educa 30 set 2019

    Olá Ilson, tudo bem? Segue o endereço eletrônico para visualização da referida lei em sua integralidade e com as devidas atualizações: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Suelismar 16 jan 2020

    Trabalho como Apóio escolar! Mas de monitoria até a limpeza faço de tudo. e nas sextas feiras ainda ajudo na faxina da Escola. Gostaria de saber se tudo isto está dentro da minha função?

  • Maxi Educa 27 jan 2020

    Olá Suelismar, tudo bem? Geralmente as funções básicas desempenhadas pelo agente escolar são relacionadas ao apoio administrativo e relacionamento com a comunidade, incluindo pais, alunos e funcionários da escola. O profissional é responsável pelo atendimento ao público (interno e externo), além de atividades de secretaria. Em sua rotina de trabalho, constam ações de apoio à diretoria e professores, assistência aos discentes e associações escolares. São atividades básicas do agente de organização escolar: organização do calendário escolar apoio administrativo na secretaria e diretoria atividades de organização escolar orientação dos estudantes quanto às normas de comportamento contribuir para a integração entre escola e comunidade atendimento externo e interno atualização de arquivos cadastrais comunicação de ocorrências auxílio da elaboração da proposta pedagógica controle da movimentação de alunos. No entanto, é importante esclarecer que pode haver variações de funções de acordo com os diversos regimentos internos de cada instituição escolar. Procure saber na sua escola. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • silvana freitas silva santos 20 jan 2020

    gostaria nos orienta sobre agenta escolar como e feita a prova simulado para eu fazer porque prova mes de fevereiro obigada

  • Maxi Educa 27 jan 2020

    Olá Silvana, tudo bem? Em nosso site temos alguns modelos de simulados para o cargo de agente de organização escolar. Segue o endereço: https://www.maxieduca.com.br/simulados?listagem=&classificacao=&localidade=&carreira=&organizadora=&busca=agente+de+organiza%C3%A7%C3%A3o+escolar Entra lá. Vai te ajudar com certeza. E continue nos acompanhamdo nas redes sociais. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jack 02 fev 2020

    Gostaria de saber Sr sendo a agente de organização à mais tempo nesta unidade escolar tenho o direito de escolher primeiro qual horário quero e qual corredor quero trabalhar.

  • Maxi Educa 05 fev 2020

    Olá Jack, tudo bem? Para ter certeza dos direitos que você tem ou não em seu trabalho, você deve conhecer se há alguma cláusula que especifica isso tanto em seu contrato de trabalho, bem como no regimento interno de sua instituição. Assim, você evita quaisquer equívocos em seu ambiente de trabalho. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Mariana 11 fev 2021

    Quero saber como faco lara ser a gente de escola

  • Maxi Educa 12 fev 2021

    Olá Mariana, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Josileide 28 fev 2021

    Estudo muito Bom . Tirei algumas Dúvidas.

  • Maxi Educa 01 mar 2021

    Olá Josileide, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marcia Henrique Araújo De souza 11 jun 2021

    Boa tarde. Hoje começo uma nova etapa. Como agente de apoio operacional em escola. Nunca trabalhei nesta função, na verdade nem sei muito bem o que vou fazer. Gostaria muito de umas dicas!

  • Maxi Educa 12 jun 2021

    Olá Marcia, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Pauta para agente administrativo escolar . 10 set 2021

    Ótima informação. Gostaria de um poster sobre agente administrativo escolar suas funções e a importância da documentação dos alunos, atas, livros de registro atendimento ao público.

  • Maxi Educa 10 set 2021

    Olá, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aparecida Carvalho 30 set 2021

    Em uma escola que tem 5 agentes é normal que 4 fiquem na secretaria e somente um exerça os trabalhos de pátio?

  • Maxi Educa 01 out 2021

    Olá Aparecida, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais