Se afogue em conhecimento e gabarite no tema sobre Água

Por Fernando Massarotti 01 abr 2019 - 4 min de leitura
4 min

Bebeu Água??? (Não) Ta com Sede???? (Toooo)…. olha, olha, olha Água Mineral!!!

 

Nós sabemos que a maior parte do planeta Terra é composto por Água, sabemos também que ela é fundamental para a sustentação da vida de todos as espécies que habitam nosso planeta.

https://giphy.com/gifs/super-mr-glue-unFLKoAV3TkXe

 

Beleza, beleza galera…. piadas clichê a parte vamos focar pra aprender um pouco mais sobre esse maravilhoso liquido (gás e sólido também) que é essencial para a vida no nosso querido planeta.

 

Água na Terra (entendeu??? Kkkk)

 

Nós sabemos que a maior parte do planeta Terra é composto por H2O, sabemos também que ela é fundamental para a sustentação da vida de todos as espécies que habitam nosso planeta. No nosso lindo corpo (o meu nem tanto) a água corresponde a cerca de 70% dele. (Cara pensa nisso, 70% do nosso corpo é esse liquido maravilhouser, só de saber essa informação tem que ter a alto consciência que temos que preservar o meio ambiente).

 

Pelo motivo desse liquido curioso ser extremamente importante, então o mínimo que você tem que saber é como ele se distribui de maneira geral no planeta. O volume de água disponível distribui-se da seguinte forma:

– Mares e Oceanos: 97%

– Geleiras: 2,2%

– Água doce: 0,8%, onde 97% desse valor é subterrânea e 3% superficial.

 

Estrutura da Água

 

Como sabemos a fórmula  da água (é H2O, não me envergonhem) fica fácil imaginar sua estrutura. É deduzível que ela é formada então por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio. Eles estão unidos por ligação covalente, ou seja, compartilhamento de elétrons. Não vamos entrar em detalhes muitos profundos agora, mas entenda que por conta de uma propriedade chamada Eletronegatividade o oxigênio cria “pólos” nessa molécula e por isso ela assume uma forma que é tipo um “V” de ponta cabeça. Tipo isso:

 

 

Essa polaridade gerada por esses elementos garante a molécula de água propriedades muito importantes, como seu ponto de fusão e ebulição e também sua imensa capacidade de dissolução de substâncias. Dentre suas propriedades é importante citar que a água é inodora, insipida e incolor, ou seja, ela não possui cheiro, gosto e cor, respectivamente.

 

Ciclo da água

 

Uma vez visto como se distribui em nosso planeta, é importante também o conhecimento de como se movimenta de um meio para outro na Terra. A essa circulação se dá o nome de ciclo hidrológico. Neste ciclo distinguem-se os seguintes mecanismos de transferência.

– Precipitação;

– Escoamento superficial;

– Infiltração;

– Evapotranspiração.

 

https://giphy.com/gifs/reasons-economys-SGabYT8MhuJMc

 

Precipitação

A precipitação compreende toda a água que cai da atmosfera na superfície da Terra. As principais formas são: chuva, neve, granizo e orvalho. A precipitação é formada a partir dos seguintes estágios:

– Resfriamento do ar à proximidade de saturação (quantidade máxima de vapor que o ar pode conter);

– Condensação do vapor d`água na forma de gotículas;

– Aumento do tamanho das gotículas por coalizão e aderência até que estejam grandes o suficiente para formar a precipitação.

 

Escoamento superficial

A precipitação que atinge a superfície da Terra tem dois caminhos por onde seguir: escoar na superfície ou infiltrar no solo. O escoamento superficial é responsável pelo deslocamento da água sobre o terreno, formando córregos, lagos e rios eventualmente atingindo o mar. A quantidade de H2O que escoa depende dos seguintes fatores principais:

– Intensidade da chuva;

– Capacidade de infiltração do solo.

 

Infiltração

A infiltração corresponde à água que atinge e adentra o solo, formando os lençóis d`água. A subterrânea é grandemente responsável pela alimentação dos corpos d´água superficiais, principalmente nos períodos secos. Um solo coberto com vegetação (ou seja, que absorve água de maneira eficiente) é capaz de desempenhar melhor as seguintes funções:

– Menos escoamento superficial (menos enchentes nos períodos chuvosos);

– Mais infiltração (maior alimentação dos rios nos períodos secos);

– Menos transporte de partículas do solo para os cursos d´água.

 

Evapotranspiração

A transferência de H2O para o meio atmosférico se dá através dos seguintes principais mecanismos, conjuntamente denominados de evapotranspiração:

– Evaporação: transferência da água superficial do estado líquido para o gasoso. A evaporação depende da temperatura e da umidade relativa do ar;

– Transpiração: as plantas retiram o H2O do solo pelas raízes. Ela é transferida para as folhas e então evapora. Este mecanismo é importante, considerando-se que em uma área coberta com vegetação a superfície das folhas para a evaporação é bastante elevada.

 

Bom jovens Padawans, o blog de hj é isso!

Não se esqueçam de deixar aquele comentário dizendo o que acharam, junto com críticas e sugestões.

Mantenham-se hidratados e até a próxima pessoal!

 

https://giphy.com/gifs/PAujV4AqViWCA

 

Referências

http://qnesc.sbq.org.br/
 https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais