fbpx

1° de Dezembro dia Mundial de Luta contra a AIDS: todos em atenção ao Dezembro Vermelho

HIV/AIDS É uma doença caracterizada por uma disfunção grave do sistema imunológico do indivíduo infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Por Antonio Carlos Gelamos 05 dez 2017 - 6 min de leitura

Tornar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão tomada em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde juntamente com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. Já no Brasil, a data passou a ser adotada, a partir do ano 1988, assinado pelo Ministro da Saúde.

HIV/AIDS É uma doença caracterizada por uma disfunção grave do sistema imunológico do indivíduo infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).

fonte: http://shoppingdelpaseo.com.br

 O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS. Ele foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo pela AIDS.

O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/AIDS, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.

HIV/AIDS

 É uma doença caracterizada por uma disfunção grave do sistema imunológico do indivíduo infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Sua evolução é marcada por uma considerável destruição de linfócitos T CD4+ e pode ser dividida em 3 fases: infecção aguda, que pode surgir algumas semanas após a infecção inicial, com manifestações variadas que podem se assemelhar a um quadro gripal, ou mesmo a uma mononucleose. Nessa fase os sintomas são autolimitados e quase sempre a doença não é diagnosticada devido à semelhança com outras doenças virais. Em seguida, o paciente entra em uma fase de infecção assintomática, de duração variável de alguns anos. A doença sintomática, da qual a aids é a sua manifestação mais grave da imunodepressão sendo definida por diversos sinais, sintomas e doenças como febre prolongada, diarreia crônica, perda de peso importante (superior a 10% do peso anterior do indivíduo), sudorese noturna, astenia e adenomegalia. As infecções oportunistas passam a surgir ou reativar, tais como tuberculose, pneumonia por Pneumocistis carinii, toxoplasmose cerebral, candidíase e meningite por criptococos, dentre outras. Tumores raros em indivíduos imunocompetentes, como o sarcoma de Kaposi, linfomas não-Hodgkin podem surgir, caracterizando a aids. A ocorrência de formas graves ou atípicas de doenças tropicais, como leishmaniose e doença de Chagas, tem sido observada no Brasil. A história natural da doença vem sendo consideravelmente modificada pelos antirretrovirais que retardam a evolução da infecção até o seu estágio final.

 Modo de transmissão

Transmissão sexual, sanguínea (via parenteral e da mãe para o filho, no curso da gravidez, durante ou após o parto) e pelo leite materno. São fatores de risco associados aos mecanismos de transmissão do HIV: variações frequentes de parceiros sexuais sem uso de preservativos; utilização de sangue ou seus derivados sem controle de qualidade; uso compartilhado de seringas e agulhas não esterilizadas (como acontece entre usuários de drogas injetáveis); gravidez em mulher infectada pelo HIV; e recepção de órgãos ou sêmen de doadores infectados. É importante ressaltar que o HIV não é transmitido pelo convívio social ou familiar, abraço ou beijo, alimentos, água, picadas de mosquitos ou de outros insetos.

fonte: http://www.jornalcorreiocacerense.com.br

 Período de incubação

É o período compreendido entre a infecção pelo HIV e o aparecimento de sinais e sintomas da fase aguda, podendo variar de cinco a 30 dias. Não há consenso sobre o conceito desse período em aids.

 Período de latência

É o período compreendido entre a infecção pelo HIV e os sintomas e sinais que caracterizam a doença causada pelo HIV (aids). Sem o uso dos antirretrovirais, as medianas desse período estão entre 3 a 10 anos, dependendo da via de infecção.

 Período de transmissibilidade

O indivíduo infectado pelo HIV pode transmití-lo durante todas as fases da infecção, sendo esse risco proporcional à magnitude da viremia.

 Importante!!!!!

 HIV é o vírus e a AIDS é a doença propriamente dita. A pessoa ter o vírus pode ser que não venha a desencadear a doença, e ter uma vida saudável, portanto vírus, desde que tenha um acompanhamento médico e multiprofissional e tratamento adequado.

Tratamento

São numerosas as possibilidades de esquemas terapêuticos indicados pela Coordenação Nacional de DST e AIDS, que variam, em adultos e crianças, com curso ou não de doenças oportunistas, com tamanho da carga viral e dosagem de CD4+. Por esse motivo, recomendasse procurar um médico, de preferência Infectologista para iniciar o quanto antes o tratamento.

Boletim Epidemiológico de AIDS – 2016

 Segundo o boletim epidemiológico entre as mulheres, observa-se que, nos últimos dez anos, a taxa de detecção vem apresentando uma tendência de queda em quase todas as faixas etárias, exceto entre as de 15 a 19, 55 a 59 e 60 anos e mais, representando 12,9%, 2,7% e 24,8% de aumento de 2006 para 2015, respectivamente. Em 2015, a maior taxa observada foi entre aquelas com 35 a 39 anos (27,0 casos/100 mil hab.)

fonte: http://www.aids.gov.br

O mais significativo deles seja a mobilização da população em todo mundo no dia 1º de dezembro, “Dia Mundial da Luta Contra a Aids”. Nesse dia, se comemora o esforço de cada nação no combate à aids. A data é dedicada à luta contra a aids pela solidariedade, contra a discriminação e o preconceito em relação a todas as pessoas que vivem com o HIV.

Prevenção

A medida preventiva mais preconizada é o uso de camisinha e não compartilhar agulhar e seringas em usuários de drogas)

 Treinar nosso conhecimento….

 (UFSBA – Enfermeiro – UFMT/2017) Em relação ao quadro clínico de sinais e sintomas da AIDS, assinale a afirmativa correta. 

(A) Fase assintomática é dividida em precoce e sadia.

(B) Na ausência de qualquer intervenção terapêutica, a mediana de progressão da fase aguda até a fase sintomática é aproximadamente uma semana.

(C) Os sintomas mais comuns na fase aguda da AIDS são: febre persistente, perda de peso rápida, cansaço, fadiga, erupção cutânea, diarreia que dure mais que uma semana. 

(D) Os hábitos e a qualidade de vida são irrelevantes no aparecimento precoce dos sinais e sintomas. 

 Resposta: C

Corrigindo as demais:

a) e b) Fase assintomática: infecção precoce, também conhecida como fase assintomática, pode durar de alguns meses a anos, e os sintomas são mínimos ou inexistentes.

d) Os hábitos e a qualidade de vida são RELEVANTES

 Lembramos que a leitura é de caráter informativo.

 Referências
Disponível em: http://www.aids.gov.br/
Disponível em: http://www.adolesite.aids.gov.br/
Protocolo Clinico e diretrizes terapêuticas para manejo da Infecção pelo HIV em adultos – PCDT – 2017. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2013/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-manejo-da-infeccao-pelo-hiv-em-adultos

Esperamos que tenha gostado. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais