fbpx

Ansiedade: Um problema atual que ocorre com muitas pessoas antes de realizar uma prova ou concurso

Por Antonio Carlos Gelamos 13 jun 2017 - 3 min de leitura

Quando vamos fazer uma prova ou concurso, já sentimos os sintomas da ansiedade: dá aquele frio na barriga, suor, tremedeiras e começamos a ir no banheiro toda hora… Mas será que controlamos isso?

 Calma, estamos aqui para ajudar você a ficar calmo, controlar a ansiedade e realizar uma boa prova !!!

 

ansiedade em concursos

fonte: http://www.saudementalrs.com.br

A ansiedade é comumente conhecida quando estamos em um momento sob pressão, ou muito apreensivo para com alguma coisa… Faz parte de nossas emoções. As vezes numa situação nova, porém temos a ansiedade normal e a ansiedade patológica.

A  normal é aquela que nos deparamos com situações novas, que nos dá um frio na barriga, a boca seca, ficamos um pouco aflitos.

A  patológica, é aquela em que não conseguimos controlar, há um bloqueio, temos apreensões, tremores, pavor, não conseguimos sair do banheiro e as vezes até sensações de desmaios.

 

Como lidamos com a Ansiedade no dia a dia

 

fonte: http://www.vix.com/pt/saude/544128/ansiedade-da-21-sinais-no-corpo-e-na-mente-aprenda-a-identificar-transtorno-generalizado

A ansiedade como faz parte das emoções, ela amplia e acelera, por isso temos que otimizar utilizando para que favoreça no planejamento de nossas ações, pois ela nos prepara para o enfrentamento de situações novas e desconhecidas, e não se fechar (Não esperávamos por isso né, porém faça essa reflexão).

Causas

Varia muito de pessoa a pessoa, vejamos algumas causas:

– Genética, ou seja, histórico familiar de transtornos de ansiedade;

– Ambiente, por exemplo passar por algum evento traumático ou estressante;

– Mentalidade ou modelo de pensamento, ou seja, a forma como a pessoa estrutura seus pensamentos ou linhas de raciocínio e, consequentemente, encara as situações do dia a dia, e

– Doenças físicas como: Problemas Cardíacos, Hormonais, Dores Crônicas, Problemas respiratórios, entre outros.

Sintomas físicos da ansiedade

– Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração

– Respiração profunda ou falta de ar;

– Aumento do suor, principalmente nas mãos;

– Tremores nas mãos ou outras partes do corpo;

– Boca seca;

– Mãos e pés frios;

– Náusea;

– Tensão muscular;

– Dor de barriga ou diarreia.

 

OBS: É muito importante buscar ajuda de um especialista.

 

COMO LIDAR COM ANSIEDADE NUMA PROVA OU CONCURSO??

 

fonte: http://ansiedadepanico.com/2015/08/10/solucao-poderosa-para-ansiedade-e-sindrome-do-panico/

Um dos segredos muito importante é a CALMA e a RESPIRAÇÃO. Sim a RESPIRAÇÃO.

Sentamos e fazemos esse treino. Sempre respirar devagar e deixar o ar sair. Respire profundo e deixa totalmente o ar sair. Já é um passo que aumentamos oxigênio no cérebro, e deixamos nosso corpo um pouco mais calmo.

 

fonte: http://zenfulspirit.com/2017/03/24/meditative-practice-think-cant-meditate/

Augusto Cury, Famoso por seus livros e ótimo escritos, em dois livros: “Ansiedade” e “Seja líder de si mesmo”, coloca três palavras para nos ajudar:

 

 DUVIDE – CRITIQUE – DETERMINE

 – DUVIDE: Quando pegamos a prova já pensamos assim, acho que não vou dar conta. Está difícil. Começamos a ter distorções em nosso pensamento. PARE!!!Duvide de seu próprio pensamento: Será que não vi isso??? Será que não sei??? Quando duvidamos colocamos o cérebro para respostas rápidas e ai conseguimos já vencer uma etapa.

– CRITIQUE: Analise porque não vai passar!! Pergunta-se: Eu estudei, fiz cursos, fiz vários exercícios, testes e até que fui bem!!! Você verá que terá lembranças das experiências de vida.

– DETERMINE: Determine pensamentos bons, bacanas, otimistas e você verá que irá conseguir vencer na prova.

 O mais importante de tudo, é ter sempre pensamentos positivos, otimistas, lembrar que todos os seus estudos não foi em vão. Manter a calma, respirar sempre suavemente e lembrar das três palavras que Augusto Cury nos ajuda: Duvide, Critique e Determine.

 

lidar com ansiedade e estudar

lidar com ansiedade e estudar

fonte: http://estudareaprender.com/o-que-e-a-mentalidade-da-aprovacao-e-por-que-e-importante/

E AGORA? FICOU MAIS FACIL VENCER ESSAS ANSIEDADES?

 

Esperamos que tenha gostado. Não esqueça DAS DICAS. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

Não pense que paramos por aqui, acesse os dois vídeos abaixo e vença de uma vez por todas esse mal do século, chamado ansiedade.

 

 

 

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • alexandre 08 maio 2019

    ( =’o’= ) Boa tarde! Eu sou de Brasília e acompanho a pouco tempo o seu trabalho, mas já a admiro muito, Parabéns pelo sucesso! gostaria de saber esse site https://go.hotmart.com/R4229159R tem alguma contra indicação?

  • Maxi Educa 08 maio 2019

    Olá Alexandre, Boa Tarde!! Agradeço pelo seu retorno! Em relação ao site que você mencionou eu acessei, e abriu um Programa de Emagrecimento de 3 fases, particularmente não conhecço esse programa. O que sempre recomendo é a procura de um profissional habilitado da área nesse caso um nuticionista que poderá te ajudar, já participei de programas com participação de nutricionistas. Lembrando que existe diversos tipos de dietas, programas, e até medicações, porém cada organismo reage de uma forma a certos estímulos o importante é procurar ajuda de um profissional habilitado. Boa sorte! Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais