Aprenda 7 Técnicas Infalíveis para Responder Corretamente as Questões as Verdadeiro ou Falso

Por Angélica Calil 06 set 2019 - 3 min de leitura
3 min

O que fazer quando o concurso aborda questões de Verdadeiro ou Falso, ao invés de questões de múltipla escolha?

Exatamente por serem consideradas mais difíceis pela maioria dos candidatos, selecionamos 7 técnicas infalíveis para você responder corretamente as questões de Verdadeiro ou Falso e se dar bem em provas e concursos!

 

https://blog.riosulense.com.br/verdadeiro-ou-falso-desvende-os-principais-mitos-sobre-automoveis/

 

1 – Geralmente há um número superior de questões verdadeiras do que falsas.

 

Os examinadores questionam o conhecimento do candidato sobre determinado assunto, ou seja, é maior a incidência de questões que testem seu conhecimento e não daquelas que testem seu potencial em identificar informações incorretas de um conteúdo.

 

2 – Cuidado com as “pegadinhas”!

 

Como nas questões de Verdadeiro ou Falso existem apenas duas possibilidades de escolha de resposta, o candidato já possui, no mínimo, 50% de chance de escolher a resposta correta. Exatamente por isso, aumenta muito a quantidade de “pegadinhas” sobre os conteúdos questionados.

 

3 – Observe a ocorrência de advérbios de intensidade.

 

https://giphy.com/gifs/felipeneto-xUOxf8KSGwk9ACbB6M

 

Quando a banca examinadora utiliza advérbios de intensidade, ou seja, palavras como “sempre” ou “nunca”, por exemplo, na maioria dos casos há uma indicação de que a resposta seja FALSO.

Observe um exemplo:

No Brasil, nunca neva. A alternativa é FALSA, pois mesmo se tratando de um evento raro no Brasil, não podemos generalizar para nunca.

 

 

4 – Observe a ocorrência de advérbios de tempo.

 

Essa dica é exatamente o oposto da dica anterior.

Quando a banca examinadora utiliza advérbios de tempo, ou seja, palavras como “geralmente” ou “às vezes”, por exemplo, na maioria dos casos há uma indicação de que a resposta seja VERDADEIRO.

 

5 – Leia a questão inteira e responda analisando todo seu conteúdo.

 

Se apenas uma parte da questão for verdadeira, você não pode marca-la como sendo toda verdadeira. Não podemos esquecer que todas as informações precisam estar corretas para que a resposta seja tida como realmente verdadeira.

 

Observe dois exemplos disso:

a) Os Estados Unidos e a Inglaterra eram aliados durante a Segunda Guerra Mundial e venceram a guerra. Ambas as afirmações estão corretas. Portanto, a resposta é VERDADEIRO.

b) A capital do Brasil é Brasília e se localiza no Amazonas. Já nesse caso apenas a primeira afirmação é correta. Portanto, a resposta é FALSO. Assim, se o candidato não terminar de ler toda a questão, pode erroneamente classifica-la como verdadeira.

 

6 – Observe as questões com conteúdo relativamente extenso.

 

Em provas de verdadeiro ou falso, geralmente as questões que possuem um conteúdo mais extenso são classificadas como verdadeiras.

 

7 – Analise a sequência de respostas já marcadas se houver necessidade de arriscar um “chute”.

 

https://giphy.com/gifs/StarSixes-football-soccer-26gsiwVEbQvMdtTiw

 

Na maioria dos casos, caso haja duas ou mais questões marcadas como falso em seguida, a próxima será verdadeira, e vice-versa. Ou seja, em caso de sequências positivas, a próxima provavelmente será negativa.

No entanto, caso a sequência de respostas não esteja padronizada e seja necessário um “chute” na questão atual, já que estatisticamente as questões verdadeiras existem em maior número que as falsas, “chute” falso.

 

E aí? Gostou desse post? Nele sugerimos algumas técnicas para você se dar bem em provas com resposta verdadeiro ou falso. Mas agora, se você deseja se dar bem em todo tipo de provas, tenho uma dica, que aí sim é realmente infalível: Entre em contato com o Maxi Educa e conheça nosso material.

Nossa equipe elabora as apostilas com muito zelo e técnica, realmente pensando na contribuição à caminhada rumo ao concurso tão sonhado de cada um.

 

https://giphy.com/gifs/vem-whindersson-c-X9QSyltBjI3UiBgsjV

 

Vem com a gente!!!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais