fbpx

Aprenda 7 Técnicas Infalíveis para Responder Corretamente as Questões as Verdadeiro ou Falso

Por Angélica Calil 06 set 2019 - 3 min de leitura

O que fazer quando o concurso aborda questões de Verdadeiro ou Falso, ao invés de questões de múltipla escolha?

Exatamente por serem consideradas mais difíceis pela maioria dos candidatos, selecionamos 7 técnicas infalíveis para você responder corretamente as questões de Verdadeiro ou Falso e se dar bem em provas e concursos!

 

https://blog.riosulense.com.br/verdadeiro-ou-falso-desvende-os-principais-mitos-sobre-automoveis/

 

1 – Geralmente há um número superior de questões verdadeiras do que falsas.

 

Os examinadores questionam o conhecimento do candidato sobre determinado assunto, ou seja, é maior a incidência de questões que testem seu conhecimento e não daquelas que testem seu potencial em identificar informações incorretas de um conteúdo.

 

2 – Cuidado com as “pegadinhas”!

 

Como nas questões de Verdadeiro ou Falso existem apenas duas possibilidades de escolha de resposta, o candidato já possui, no mínimo, 50% de chance de escolher a resposta correta. Exatamente por isso, aumenta muito a quantidade de “pegadinhas” sobre os conteúdos questionados.

 

3 – Observe a ocorrência de advérbios de intensidade.

 

https://giphy.com/gifs/felipeneto-xUOxf8KSGwk9ACbB6M

 

Quando a banca examinadora utiliza advérbios de intensidade, ou seja, palavras como “sempre” ou “nunca”, por exemplo, na maioria dos casos há uma indicação de que a resposta seja FALSO.

Observe um exemplo:

No Brasil, nunca neva. A alternativa é FALSA, pois mesmo se tratando de um evento raro no Brasil, não podemos generalizar para nunca.

 

 

4 – Observe a ocorrência de advérbios de tempo.

 

Essa dica é exatamente o oposto da dica anterior.

Quando a banca examinadora utiliza advérbios de tempo, ou seja, palavras como “geralmente” ou “às vezes”, por exemplo, na maioria dos casos há uma indicação de que a resposta seja VERDADEIRO.

 

5 – Leia a questão inteira e responda analisando todo seu conteúdo.

 

Se apenas uma parte da questão for verdadeira, você não pode marca-la como sendo toda verdadeira. Não podemos esquecer que todas as informações precisam estar corretas para que a resposta seja tida como realmente verdadeira.

 

Observe dois exemplos disso:

a) Os Estados Unidos e a Inglaterra eram aliados durante a Segunda Guerra Mundial e venceram a guerra. Ambas as afirmações estão corretas. Portanto, a resposta é VERDADEIRO.

b) A capital do Brasil é Brasília e se localiza no Amazonas. Já nesse caso apenas a primeira afirmação é correta. Portanto, a resposta é FALSO. Assim, se o candidato não terminar de ler toda a questão, pode erroneamente classifica-la como verdadeira.

 

6 – Observe as questões com conteúdo relativamente extenso.

 

Em provas de verdadeiro ou falso, geralmente as questões que possuem um conteúdo mais extenso são classificadas como verdadeiras.

 

7 – Analise a sequência de respostas já marcadas se houver necessidade de arriscar um “chute”.

 

https://giphy.com/gifs/StarSixes-football-soccer-26gsiwVEbQvMdtTiw

 

Na maioria dos casos, caso haja duas ou mais questões marcadas como falso em seguida, a próxima será verdadeira, e vice-versa. Ou seja, em caso de sequências positivas, a próxima provavelmente será negativa.

No entanto, caso a sequência de respostas não esteja padronizada e seja necessário um “chute” na questão atual, já que estatisticamente as questões verdadeiras existem em maior número que as falsas, “chute” falso.

 

E aí? Gostou desse post? Nele sugerimos algumas técnicas para você se dar bem em provas com resposta verdadeiro ou falso. Mas agora, se você deseja se dar bem em todo tipo de provas, tenho uma dica, que aí sim é realmente infalível: Entre em contato com o Maxi Educa e conheça nosso material.

Nossa equipe elabora as apostilas com muito zelo e técnica, realmente pensando na contribuição à caminhada rumo ao concurso tão sonhado de cada um.

 

https://giphy.com/gifs/vem-whindersson-c-X9QSyltBjI3UiBgsjV

 

Vem com a gente!!!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • andre 26 mar 2021

    A LCC Ltda., fabricante de cerâmica possui prazo médio de espera do pedido da matéria-prima de 15 dias e um prazo médio entre a data de recebimento do pedido de matéria-prima e a data de início da fabricação de 4 dias. A empresa leva 10 dias entre o início da fabricação de seus produtos até a armazenagem. O prazo médio de venda é de 15 dias, sendo o recebimento pela venda realizado em 10,5 dias. Sabe-se que os fornecedores dão a ela 40,3 dias de prazo para pagamento da compra de matéria-prima. Assinale a alternativa que apresenta o valor aproximado do ciclo operacional da empresa: a. 29 dias b. 40 dias c. -1 dia d. 8 dias

  • Maxi Educa 27 mar 2021

    Olá Andre, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Iramaia Ranai Gallerani 25 fev 2022

    Olá! E quando a resposta traz um excerto de lei que está incompleto, embora a parte trazida seja verdadeira. Considero verdadeiro?

  • Maxi Educa 25 fev 2022

    Olá Iramaia, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais