fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre o AR para arrasar no seu Concurso

Por Fernando Massarotti 06 fev 2019 - 5 min de leitura

Saudações Concurserianos. Todos prontos para aprender um pouco mais sobre o que é o AR? Quais são suas características, suas propriedades… Pois é Padawans, fiquem ligados nesse blog então para não dar mancada na hora da prova

 

O que é o AR?

 

Basicamente falando (ou escrevendo na verdade) o ar atmosférico é uma mistura de um monte de gases. Claro que tem uns que aparecem em muito mais quantidade que os outros, mas é importante citar todos, porque afinal vai que cai no seu concurso e eu não falei (escrevi… ta parei) neles aqui.

E mesmo que sejam vários tipos de gases diferentes nós não conseguimos ver a distinção entre eles, aliás melhor dizendo, nós não conseguimos ver nenhum dos gases que compõem o ar atmosférico a olho nu.

 

Propriedades do AR

 

Bom e como sabemos que o Ar existe? Parece uma pergunta bem sem sentido né? Mas para pra pensar… como você sabe que está mesmo respirando Ar? Claro que você aprendeu que o ser humano sobrevive graças ao oxigênio que inalamos do ar, mas como saber que existe alguma coisa que não podemos ver ou até mesmo tocar? Pois é caro concurseiro… se liga nas propriedades do ar.

 

Matéria e Massa: Como foi dito que o ar é uma mistura de gases, sabemos que ele é composto por matéria, por sua vez é formado de átomos. Resumindo ele tem massa e ocupa lugar no espaço, um belíssimo exemplo disso é uma bexiga de aniversário. Você empurra ar para dentro dela, e por isso ela fica cheia (se você amarrar a ponta e não deixar ela esvaziar é claro né).

Pressão: O ar exerce uma pressão sobre a superfície da terra. Quanto mais perto do “chão” maior a pressão. E quanto maior a altitude menor a pressão, pois conforme vai ficando mais alto, vai diminuindo a quantidade de partículas de gases no ar, e portanto diminuindo a pressão.

Densidade: Bom… o ar tem massa, e por conta da gravidade ele tem um peso. Logo se ele ocupa lugar no espaço (tem volume) e ele tem massa, ele também tem uma densidade. E como na Pressão, quanto mais próximo da superfície do planeta mais denso ele é. Por isso que quando uma galera vai escalar uma montanha muito alta eles precisam levar oxigênio, por que quanto mais alto menos tem.

Resistência: Esse é um pouco mais complicado de explicar, mais é fácil de exemplificar. O ar traz uma resistência contrária ao movimento, e quanto mais rápido for esse movimento, maior é essa resistência. Como exemplo podemos pensar quando estamos andando de bicicleta muito rápido, sentido o ar bater na nossa cara e no jogar pra trás, ou quando estamos vendo um filme de astronauta e a espaçonave reentra na atmosfera terrestre e a resistência do ar é tão grande que até pega fogo no nave.

 

Compressibilidade, Expansibilidade e Elasticidade: O ar pode sofrer compressão ou expansão e depois retornar ao estado em que estava.

– Quando é comprimido ele diminui o seu volume (Compressibilidade). Exemplo: apertar o êmbolo da seringa até o fim, tapando o orifício. O ponto até onde vai o êmbolo mostra o quanto o ar foi comprimido.

– Se parar de acontecer compressão, o ar volta a ocupar o espaço que ocupava antes (Elasticidade). Exemplo: quando apertamos o êmbolo da seringa, tapando o orifício e depois soltamos, o êmbolo retorna à posição anterior.

– Quando o ar se expande aumenta o seu volume (Expansibilidade). Exemplo: um vidro com perfume é aberto e o cheiro se espalha pelo ambiente, pois o aroma volátil misturado com o ar ocupa um espaço maior.

 

Basicamente falando (ou escrevendo na verdade) o ar atmosférico é uma mistura de um monte de gases.

 

Atmosfera

 

Bom, sabemos que o ar é uma mistura de gases, sabemos que ele está ao redor do planeta, e sabemos que dependendo da altitude e sem encontra mais rarefeito (ralo, mais leve, menos denso, etc.). Porém nós temos um nome mais top pra essa camada maravilhosa que envolve o nosso lindo planeta: Atmosfera.

Para facilitar o estudo, a atmosfera foi classifica e dividida em níveis, que dependendo da altitude tem sua composição alterada e altas coisas diferentes acontecem. Ela tem uma extensão de mais ou menos 1000km e é dividida em 5 camadas.

 

https://airfreshener.club/quotes/all-earth-layers-diagram.html

 

Troposfera: É a mais próxima do planeta. É nela que tem o ar que as plantas e animais (nós inclusive) usam pra respirar. É nessa camada que aquela composição do ar falada ali em cima é baseada. Quase 100% do vapor é encontrado na atmosfera pertence a essa camada também. Ela tem uma extensão de aproximadamente 17km nas partes tropicais do planeta e 7km nas áreas polares.

Estratosfera: é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável.

Mesosfera: Com altitudes de até 80km, a mesosfera é caracterizada por ser muito fria, com temperaturas que chegam em torno dos -100ºC. Sua temperatura, no entanto, não é uniforme em toda sua extensão, uma vez que a parte de contato com a estratosfera é um pouco mais quente, ponto da troca de calor entre as duas.

Termosfera: é a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500 km de altura. O ar é escasso e, por isso, absorve facilmente a radiação solar, atingindo temperaturas próximas a 1000ºC e se tornando, assim, a camada mais quente da atmosfera.

Exosfera: Essa é a camada mais distante, tipo uns 800km de altura. Como é bem alta é basicamente composta por 2 gases, hidrogênio e hélio. A essa altitude já não se sente a atração da gravidade, as partículas se desprende do abraço do planeta com facilidade. É nessa camada também que tem os satélites e os telescópios espaciais.

 

Compreenderam jovenzitos? Deixem ai suas opiniões, dúvidas e sugestões pra nós nos comentários.

Até a próxima galere!

 

https://giphy.com/gifs/friends-phoebe-buffay-bye-YorwDAH66ln3O

 

Referências

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/camadas-atmosfera.htm
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/
https://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/p1.php
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais