8 dicas para realizar um atendimento ao público de excelência (Não deixe de conferir o 5)

Por Maxi Educa 01 jun 2018 - 3 min de leitura
3 min

A qualidade do atendimento ao público deve ser uma prioridade nas organizações e sabe por quê? Porque o cliente (ou usuário, visitante) é a razão da existência da organização seja pública ou privada. É por causa de seus clientes que as empresas podem crescer mais, mas também é por causa de uma opção deles em procurar a concorrência que a mesma empresa pode falir.

 

fonte: http://mkt360.blogspot.com.br/2009/12/seis-dicas-para-lidar-com-as.html

Esse é um resultado indesejado pelas empresas. Um cliente insatisfeito influencia muitos outros e a imagem da empresa fica bem comprometida.

Então, que tal não pensar apenas na qualidade de produtos e serviços e focar no bom atendimento ao público? Buscar qualidade e excelência nessa tarefa exige conhecer uma série de princípios e atitudes necessárias… então vamos direto ao assunto:

1 – Foque no clientes

fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/requisito-5-1-2-da-iso-90012015-foca-no-cliente-parte-2/

Foque na satisfação do cliente a sua frente. Dê toda a atenção ao seu caso e mostre boa vontade em resolver. Faça o que for necessário e transmita essa confiança a ele (O cliente quer se sentir importante, ele só quer a sua atenção, quem não quer, não é mesmo?).

2 – Cumprimente

fonte: http://japonesfacil.com/blog/cumprimentos-em-japones/

Use frases como “Bom dia” ou “Como vai?”, pois demonstram acolhimento. Além disso, use “Com licença”; homens devem dizer “obrigado” e mulheres, “obrigada” (educação é bom e todo mundo gosta!!!).

3 – Chame o cliente pelo seu nome

É interessante o atendente se apresentar falando seu nome e perguntando o do cliente. Esse vínculo criado ajuda na boa condução do atendimento e na confiança desenvolvida (Com certeza isso ajuda na personalização do atendimento).

4 – Tenha paciência ao ouvir a pessoa

Não interrompa. Concentre-se em ouvir sem criar conclusões precipitadas. Se possível tome nota do atendimento para demonstrar que todos os aspectos serão considerados (o atendimento precisa ser rápido, mas nem por isso, você deve cortar o atendido ou adiantar o que ele precisa).

 5 – Seja Cortês 

Procure sorrir e seja cordial no trato com as pessoas. Mostrar gentileza demonstra abertura. Tenha cuidado redobrado com idosos (observe bem cada pessoa atendida, tente interpretá-la e observe se ela acompanha o seu raciocínio).

6 – Preste atenção às palavras usadas

fonte: http://geradormemes.com/meme/suxp3o

Evite usar diminutivos como “ela deu uma saidinha” ou “deixe um recadinho”, ou qualquer apelido a pessoa atendida como “querida”. Isso passa a impressão de falta de seriedade com o trabalho (Esqueça “fofinha”, “amorzinho” e outras intimidades, ainda que já conheça o atendido).

7 – Use tom de voz adequado

Não fale baixo demais nem muito alto. Use um tom moderado e procure transmitir as informações de maneira correta, articulando bem as palavras e cuidando da dicção adequada. Se necessário, repita a informação e peça ao atendido para confirmar que compreendeu a informação transmitida (ninguém merece alguém que atenda gritando, sendo indiscreto e fazendo com que outras pessoas ouçam o que só o atendente precisava ouvir).

8– Instantaneidade no atendimento

A qualidade do atendimento ao público deve ser uma prioridade nas organizações e sabe por quê? Porque o cliente (ou usuário, visitante) é a razão da existência da organização seja pública ou privada.

Reconheça a chegada do cliente e se prontifique a atendê-lo rapidamente. Não o deixe esperando desnecessariamente. Isso transmite seriedade e profissionalismo, além de mostrar que o cliente é a prioridade ali (nada pior que um atendente que não se mexe com a sua chegada, continua ali fazendo o que já estava fazendo ignorando sua ilustre presença).

No final de tudo isso, é importante que as empresas realizem pesquisas de satisfação para saber se o cliente realmente gostou do atendimento, se seu problema/dúvida foi resolvida, obtendo um feedback (retorno) que pode ser positivo ou negativo por parte dos clientes.

E aí, você aprendeu como atender bem ao público? Deixe seu comentário ou sua dúvida para nós!!! Estamos ansiosos pela sua participação!!!

Tutora: Clariana Ribeiro

Imagem destacada: https://twitter.com/mireiaubierna?lang=fa
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