fbpx

O Segredo para uma Vida Melhor: O Autoconhecimento!

descubra o caminho para uma vida melhor
Por Maxi Educa 03 jun 2022 - 6 min de leitura
6 min

Ser mais feliz, ter mais dinheiro, conquistar um bom emprego, disponibilizar de tempo livre para curtir com a família… o significado de uma vida melhor é diferente para cada indivíduo.

O principal segredo para alcançá-la está guardado em nós mesmos, em nossa mente. Estou falando do autoconhecimento.

Quem é que não quer melhorar de vida? A humanidade procura uma solução para isso há bastante tempo! “Conhece a ti mesmo”, já dizia a inscrição no Templo de Apolo, na Antiga Grécia.

Mas como o autoconhecimento pode contribuir para uma vida melhor? Neste artigo, buscaremos a resposta para essa questão. Venha comigo!

Campo do trabalho

A vida de cada pessoa é composta por diversas instâncias e pelos diversos papéis que desempenhamos. Não dá para falar somente a respeito de um único aspecto. A vida é plural, e o trabalho é um desses campos que a compõem.

Muitas vezes somos conhecidos e reconhecidos de acordo com nossa função laboral, ou seja, esta é uma parte importante da identidade, intrinsecamente ligada a ela.

Passamos muitas horas de nossos dias trabalhando, às vezes por prazer, outras apenas pelo salário, ou, mais raro, pelas duas razões.

Um emprego que não traz nenhum tipo de satisfação pode ser frustrante. Essa satisfação é encontrada em algo que tenha a ver conosco. Aqui entra a importância do autoconhecimento. Desde a formação, na graduação, saber se a área de estudos está de acordo com meus gostos e interesses é crucial.

O diploma é capaz de moldar uma carreira e, consequentemente, uma vida. Trata-se de uma escolha que deve ser feita com sabedoria. Pode ser muito bom obter um reconhecimento pela riqueza, que oferece muitas oportunidades.

Ser reconhecido por desempenhar bem uma função que nos traz prazer, com a qual sempre sonhamos, pode ser ainda melhor. Pense a respeito! Nem sempre o dinheiro significa satisfação.

Campo do amor

Ninguém vive, tampouco se relaciona sozinho. Somos seres sociais, temos a necessidade de estar em contato com o próximo.

Quando pensamos sobre isso, logo surge a ideia de um relacionamento. A esse respeito, precisamos pensar além de nós, colocando a outra pessoa também como prioridade; é deixar de ser egoísta (o que quase nunca é fácil).

O amor traz responsabilidades, já que envolve sentimentos, dedicação e investimento afetivo.

Há pessoas que necessitam do amor, de desenvolver uma vida conjugal e ter filhos. Entretanto, existem pessoas que não desejam um compromisso do tipo. Estamos falando sobre um assunto sério, o amor não é um jogo.

Ninguém deve brincar com os sentimentos alheios. Sem falar nas mais diversas formas de relacionamento que existem, que vão além da tradicional monogamia.

Saber se um relacionamento afetivo é algo que nós realmente queremos faz enorme diferença. Por vezes a família e a sociedade exercem uma pressão: você precisa se casar, deixar herdeiros. Só que a vida não é bem assim, afinal nem todos possuem tal objetivo.

Para evitar ferir alguém e a si próprio, é preciso ser sincero: eu realmente desejo um relacionamento? Estou pronto para isso? Tenho maturidade para lidar com a vida de outra pessoa?

Inúmeros problemas e decepções futuras podem ser evitadas quando realmente sabemos o que queremos em relação a uma vida amorosa.

Campo do estilo de vida

Somos bombardeados por propagandas, e inúmeras delas tentam impor um estilo de vida supostamente perfeito, o ideal.

Nossa sociedade capitalista também faz isso, uma vez que uma vida de sucesso, para essa concepção, é materialista, possuir bens, dinheiro e luxo.

Sim, não dá para negar que esse é o sonho perfeito de muitos. Mas não é o de todos. E mais: será o seu?

Grana, luxos; coisas do tipo geralmente pedem em troca grandes responsabilidades, formalidades, estresse e correria. Por mais que essa ideia nos seja imposta, a simplicidade pode ser o segredo para uma vida feliz.

Uma vida leve, bem menos material, todavia, com mais tempo livre para aproveitar as conquistas.

Vale a pena a busca incessante por dinheiro para custear um estilo de vida hollywoodiano? Ou devo focar em outros aspectos que compõem a vida, aqueles que me trarão maior satisfação pessoal e para as pessoas ao meu redor, mesmo que seja uma vida simples, modesta?

Não estou pregando uma vida minimalista nem nada do tipo. Apenas quero que você reflita: vale a pena me desgastar com coisas que apenas trazem uma satisfação passageira, de curto prazo?

Campo social

Aquele que está em paz não quer guerra com ninguém. O autoconhecimento proporciona um estado de tranquilidade. Quando nossa alma está tranquila, a ira não encontra espaço.

Desse modo, os relacionamentos interpessoais tornam-se mais aprazíveis, dado que passamos a agir de modo assertivo, sem violência.

Lidamos com diversas pessoas ao longo do dia, e lidar com o ser humano nunca foi algo simples. Certas situações desconfortáveis podem ser evitadas, contudo, apenas se eu me conhecer bem.

Se eu sei que determinada pessoa age de um modo que me irrita, então devo me preparar para o fato, evitando, assim, maiores problemas.

Além disso, quando tenho um bom nível de autoconhecimento, sei aquilo que desejo, por isso não tenho que “mendigar” a atenção daqueles que não estão nem aí para com minha pessoa, ou que me levarão para um caminho duvidoso.

Por que se irritar com qualquer coisa? Qual a razão de se importar com o que ouvimos de certas pessoas que nada acrescentam em nossa vida? Diversos problemas só se tornam problemas se dermos a devida importância, transformando-os em contratempos.

Haverá espinhos, e aos montes. Aquele que se conhece evitará a maioria deles, visto que não se relacionam com qualquer um.

Não por preconceito, elitismo, ou algo do tipo, e sim por saber que não vale a pena. A felicidade está naqueles que nos fazem e querem bem; é neles onde nosso foco deve estar.

Campo pessoal

Nada como estar bem consigo mesmo, não é? Como busquei explanar ao longo deste texto, a vida é um emaranhado de elementos distintos, e nós estamos no centro dessa trama. Sendo assim, se não estamos bem, dificilmente os demais campos de nossa vida estarão saudáveis.

Apenas o autoconhecimento pode mudar e melhorar a situação. Quando eu me conheço, sei quais são meus reais desejos, capacidades, limites, qualidades e defeitos. Não adianta mentir para si mesmo, temos que ser realistas.

Pois é, a verdade dói. Ninguém disse que seria fácil, evoluir requer esforço. Sair da zona de conforto é como começar a treinar: no início os músculos ficam doloridos, porém, com o passar do tempo e com a evolução dos treinamentos, ficamos mais fortes e preparados. Qualquer resultado só vem com um pouco de sacrifício.

Você já parou para pensar sobre isso? Essa é a vida que você deseja? Aliás, a vida que está sendo levada é sincera? Ou é composta por meras ilusões, que deixam as coisas mais confortáveis?

Está mais do que na cara: o autoconhecimento é um dos segredos (talvez o principal) para uma vida melhor. Portanto, esteja sempre em movimento, estudando, refletindo, abrindo seu coração.

Conhecer a si mesmo é algo que sempre valerá a pena, pois só trará benefícios, tanto para si, quanto para os outros ao seu redor, para aqueles que queremos bem. 

Apresentei alguns exemplos de como o autoconhecimento pode contribuir para uma vida melhor. Espero que você possa colocar alguns deles em prática e obter bons resultados!

Vamos supor que você já tenha um bom nível de autoconhecimento e saiba o que deseja estudar, ou qual carreira seguir. Agora responda: está se preparando para um vestibular ou concurso público?

Caso a resposta para alguma dessas perguntas seja positiva, saiba que a Maxi Educa pode te ajudar com o seu conhecimento!

Há muitos anos no mercado, a Maxi Educa já ajudou diversos concurseiros e vestibulandos, de todo o Brasil, a conquistarem seus objetivos.

Conheça nossos materiais e seja mais um a alcançar o sucesso. Mude de vida, este é o primeiro passo!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais