fbpx

Conheça as principais doenças causadas por bactérias e por vírus e aprimore-se para seus concursos

Bactérias e vírus são diferentes tipos de agentes patogênicos, organismos que podem causar doenças aos seus hospedeiros sempre que esteja em circunstâncias favoráveis.
Por Ana Paula Fernandes 08 maio 2018 - 6 min de leitura

Qual o candidato já não ficou com dúvida se a doença é causada por bactérias ou por vírus? Agora vamos abordar as principais diferenças entre elas e sanar suas dúvidas.

Bactérias e vírus são diferentes tipos de agentes patogênicos, organismos que podem causar doenças aos seus hospedeiros sempre que esteja em circunstâncias favoráveis.

Bactérias e vírus são diferentes tipos de agentes patogênicos, organismos que podem causar doenças aos seus hospedeiros sempre que esteja em circunstâncias favoráveis.

fonte: http://pontobiologia.com.br/virus-ou-bacterias-diferencas/

As bactérias são maiores que os vírus e são capazes de reproduzir por conta própria. Os vírus são muito menores do que as bactérias e não podem reproduzir por conta própria. Em vez disso, os vírus se reproduzem infectando um hospedeiro e usando o sistema de reparo e replicação do DNA do hospedeiro para fazer cópias de si mesmo.

Vírus e bactérias são microscópicos e fazem parte de um mundo que não vemos, mas convivem conosco. No mundo, há mais vírus que bactérias. Tanto os vírus quanto as bactérias podem ser transmitidos pelo ar e por fluidos.

Os sintomas de doenças causadas por bactérias ou de origem viral dependem da área do corpo afetada. Às vezes, os sintomas dos dois podem ser muito parecidos. Por exemplo, corrimento nasal, tosse, dor de cabeça e fadiga podem ocorrer com resfriado comum (vírus) e com infecção sinusal (bactérias).

As principais doenças causadas por bactérias

 

fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/bacterias.htm

Existem muitos tipos de bactérias diferentes, elas podem receber diferentes nomes de acordo com o formato entre os tipos fundamentais podemos citar: bacilos, cocos e espirilos. Algumas delas podem ser agentes infecciosos que atacam o corpo e quebram o sistema imunológico. Eles prosperam como grandes grupos de micro-organismos de natureza unicelular, espalhando doenças que ameaçam a vida, como a tuberculose e a peste bubônica.

São várias doenças que são associadas com bactérias, porém deve-se ressaltar que a maioria delas não causa qualquer dano aos seres humanos. Várias delas são fundamentais para a manutenção de nossa vida e o bom funcionamento de nossos organismos. Bactérias autótrofas, por exemplo, produzem oxigênio, o qual nós utilizamos. Muitas delas são fixadoras de nitrogênio, e outras são essenciais para realização da digestão.

Macete: Todo Mundo Sofre Com Pequenas e Grandes Doenças

 T tétano, M meningite, S sífilis, C cólera, P pneumonia, G gonorreia, D difteria

Tétano: é uma toxiinfecção causada pela toxina do bacilo tetânico, introduzido no organismo através de ferimentos ou lesões de pele.

Meningite: A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, a ocorrência é mais comum no inverno.

Sífilis : é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum.

Cólera: é uma doença infectocontagiosa do intestino delgado geralmente transmitida por meio de alimento ou água contaminados.

Pneumonia: causada pela bactéria em Streptococcos pneumoniae, no entanto, outros agentes etiológicos como Klebsiella pneumoniae, Staphyloccus aureus, Haemophilus influenzae, Legionella peumophila também podem levar ao surgimento da doença.

Gonorreia: é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, também conhecida como gonococo.

Difteria: é uma infecção causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, transmitida de pessoa para pessoa através de contato físico e respiratório.

 As principais doenças causadas por vírus

https://adescobertadaciencia.wordpress.com/2013/04/16/os-virus/

Os vírus são pequenas estruturas que guardam em seu interior um tipo de material genético (DNA ou RNA) que estão rodeados por uma camada de proteína. Alguns vírus também possuem capsula proteica. Eles são incapazes de reproduzir por conta própria. Os vírus dependem de outros organismos (hospedeiros) para sua própria sobrevivência.

Os vírus podem afetar muitas áreas do corpo, incluindo os sistemas reprodutivo, respiratório e gastrointestinal. Eles também podem afetar o fígado, cérebro e pele. Várias pesquisas revelam que os vírus também estão envolvidos em muitos tipos de câncer.

Macete: HeHe, VAi EnSaCaR De CaFé na Rua

He- hepatite; He- herpes; V varíola; Ai aids; En encefalite; Sa- sarampo; Ca- caxumba; R- raiva; Po- Poliomielite; De dengue; Ca catapora; Fe-  febre amarela; Ru- rubéola.

Hepatite: consistem na inflamação do fígado e são causadas, principalmente, por cinco tipos de vírus (A, B, C, D e E).

Herpes:  é uma infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2).

Varíola: É causada por um Orthopoxvirus, um dos maiores vírus que infectam seres humanos.

Aids: é causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Encefalite: é uma inflamação e infecção do cérebro desencadeada geralmente por um vírus e que pode ser fatal.

Sarampo: é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus.

Caxumba: é uma doença infecciosa causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, que provoca inflamação não só nas glândulas parótidas, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais.

Raiva: é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem.

Poliomielite: ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.

Dengue: transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o vírus da dengue causa doença febril aguda.

Catapora: (ou varicela) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zóster.

Febre amarela: é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Rubéola: é uma doença aguda, de alta contagiosidade, transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus da família Togaviridae. A doença também é conhecida como “Sarampo Alemão”.

Esperamos que tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre as doenças causadas por bactérias e por vírus. Nos envie sugestões para o próximo post sobre saúde!

Fontes

https://planetabiologia.com/doencas-causadas-por-bacterias-resumo/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/macetes.php
http://pontobiologia.com.br/virus-ou-bacterias-diferencas/
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sifilis/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/colera
https://www.tuasaude.com/pneumonia-bacteriana/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gonorreia
http://www.brasil.gov.br/saude/2014/07/conheca-as-caracteristicas-das-hepatites-virais
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/herpes-simples/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus9.php
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/aids
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/encefalite
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sarampo
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/caxumba/
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/raiva
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/poliomielite/
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/dengue
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/catapora-varicela/
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/rubeola
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Liliane Santos 18 ago 2020

    Muito bom mesmo nunca foi tão fácil aprender

  • Maxi Educa 18 ago 2020

    Olá Liliane, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais