fbpx

Listamos o que você precisa saber para o concurso do BRB 2019!

Por Matheus De Marchi 07 maio 2019 - 4 min de leitura

O Banco de Brasília (BRB), anteriormente Banco Regional de Brasília (eu fiquei curioso a respeito do “R”), acabou de abrir edital com 100 vagas para o cargo de Escriturário.

Não é um número tão alto, ok…. Mas se considerarmos o que houve no penúltimo concurso (2011) vocês vão se animar com a ideia de estudar. No caso desse causo aí, a oferta de vagas não batia nem 90 além do cadastro de reserva. Logo as pessoas liam e desanimavam…

 

Poxa, 90 vagas… Nem vale a pena o esforço…”.

 

Pois é… Após 4 anos (período de validade) cerca de 1100 pessoas foram chamadas! Isso aí! 1100 pessoas!!!

E ao contrário do que nosso tutor de matemática sugeriu, eu não acho que se tratam de funcionários fantasmas.

Acreditamos em Brasília ainda.

Não vou cravar que o mesmo ocorrerá aqui, mas nós somos otimistas! E vocês querem trabalhar, então…

 

Já que começamos….

  O Banco de Brasília (BRB), anteriormente Banco Regional de Brasília (eu fiquei curioso a respeito do “R”), acabou de abrir edital com 100 vagas para o cargo de Escriturário.

< https://giphy.com/gifs/dog-bad-D8Qkgu0gYAjS>

 

Pois é! Normalmente falamos dos últimos concursos no final, mas o boca-aberta que vos escreve já tocou no assunto, então vamos lá.

O último concurso ocorreu no ano de 2013 e foi realizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento IADES (mesma banca desse).

No período as vagas eram para Analista de Tecnologia da Informação, logo não adianta colocar provas anteriores para vocês aqui.

Mas vocês não vão ficar na mão (se ficarem não será por nossa culpa). Clica a seguir e deem uma olhada em algumas provas no mesmo nível (médio) feito pela mesma banca, Prova1 e Prova2.

 

Para ESSE concurso, que é o que nos interessa, vocês precisam estudar as seguintes matérias (lembrando que é um concurso de nível médio):

– Língua Portuguesa;

– Raciocínio Lógico e Matemática;

– Uso de Tecnologias em Ambientes Corporativos;

– Governança Corporativa e Compliance;

– Inovação;

– Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal;

– Conhecimentos sobre o Distrito Federal e sobre a RIDE;

– Conhecimentos Bancários;

– Qualidade no Atendimento e Diversidade;

– Defesa do Consumidor;

– Confidencialidade e Segurança da Informação e;

– Probabilidade e Estatística.

Você encontra tudo isso lisinho e na melhor qualidade aqui.

 

… E começamos errado mesmo.

  

< https://giphy.com/gifs/no-cat-nR4L10XlJcSeQ>

 

Já troquei tudo mesmo…. Então deixa para lá…. Essa coisa de ordem e planejamento é para a galera de exatas!

O edital foi lançado dia 02/05. O período de inscrições vai durar entre os dias 09/06 e 15/07 e a prova está prevista para ocorrer no dia 18/08.

Enquanto você não decide se vai adquirir o melhor material (que é o nosso, se não ficou claro), você pode encontrar algumas dicas grátis aqui.

As inscrições e demais informações podem ser encontradas no site oficial do BRB, e é lá que vocês também encontrarão o edital.

O edital…. Lembram? Aquele documento que o concurseiro tem que ler antes de sair por aí comprando materiais e estudando a deriva…

Se vocês o lerem, verão que a carga horária é de 30 horas semanais e que além dos R$ 3.200,00 arredondados de salário você terá benefícios que se somados (e claro, se você tiver acesso a todos) somam mais de R$ 3.000,00.

 

Isso mesmo! Além do salário!!!!!!

 

E você só precisará, segundo as regras “executar as atividades administrativas e bancárias; atuar em salas de autoatendimento orientando, vendendo e divulgando produtos e serviços do banco, além de efetuar operações diversas, sob orientação superior, visando contribuir para a plena execução dos trabalhos da área e para o adequado atendimento à clientela”.

 

Instituto Americano de Desenvolvimento IADES

  

< https://giphy.com/gifs/cat-machine-gun-crazy-lady-f2fVSJWddYb6g>

 

Seu objetivo é vencer essa banca, logo é o nosso também.

Além de estudar e pegar nossas dicas você precisa conhecer o perfil da banca e eis algumas impressões.

Para nossa tristeza, o IADES é uma banca com nível de dificuldade considerável. Normalmente trabalha com questões de múltipla escolha tendo cinco alternativas como opção. Por vezes questões dissertativas também são pedidas, porém sempre com aviso prévio no edital de acordo com o cargo/função.

As questões tornam-se difíceis porque são direcionadas ao cargo pretendido, logo seria legal estudar por provas de mesmo cargo ou nível.

Questões de Língua Portuguesa possuem os adoráveis textões. Apesar disso, as questões privilegiam conhecimentos gramaticais e não interpretação.

A boa nova, questões de informática, apesar do nível da banca, são consideradas fáceis! Yeah! Mas por outro lado são cobradas em um número menor. É pedido normalmente conhecimentos de recursos básicos.

As questões que envolvem direito variam. O que também não é legal para quem estuda. A “Lei Seca” ainda é maioria quanto ao que é pedido nas questões apesar de jurisprudência ainda fazer algumas aparições. Pelo que vi nas provas normalmente elas são mais presentes em Constitucional.

Por fim aquela análise marota que todo cara de História faz da prova de exatas: “Números, gráficos e mais números…”.

 

Leiam o edital!!!!

Tendo dúvidas…. Nos contatem!

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Amisadday 20 jul 2019

    Oi, eu tenho 17 anos e eu estou estudando faz 3 dias para o concurso, mas tem imensas matérias e eu ainda não sai muito menos estou na metade de concluir apenas os estudos bancários. Eu Queria saber qual a probabilidade de conseguir estudar tudo em menos de um mês?

  • Maxi Educa 24 jul 2019

    Olá Amisadday. A questão do tempo para se preparar para um concurso é frequentemente questionada pelos estudantes. Para que você tenha uma orientação, seguem dois links de nossos blogs sobre o assunto: https://blog.maxieduca.com.br/tempo-para-estudar/; https://blog.maxieduca.com.br/5-dicas-valiosas-para-que-voce-administrar-seu-tempo-de-estudo-e-nao-esmorecer-na-hora-da-prova/ Obrigado por deixar seu comentário em nosso post!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais