fbpx

Cachaça, pão de queijo e vagas a dar com madeira. Aqui é BH!

Por Matheus De Marchi 21 mar 2019 - 4 min de leitura

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte está oferecendo 500 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal. É um concurso de nível médio com salário inicial de R$ 1.851,21 (fora os adicionais). O conjunto chega a R$ 2.869,37!

É mais do que o suficiente para depois da aprovação, dar um pulinho aqui e pagar um pão de queijo para o tutor de História e uma cachaça para o tutor de Matemática. (não necessariamente nessa ordem).

Vamos bater em uma tecla repetitiva: olhem o edital!

Esse concurso em particular está bem puxado quanto ao conteúdo. Diferente de editais de outros concursos de mesmo cargo de outras cidades, como por exemplo esse a Fundação Guimarães Rosa (banca nos últimos dois concursos) pegou pesado. 

Mas também não é desculpa para desistir e cair na marvada! (sim, é o estereótipo da cachaça mineira).

Vamos dar todas as dicas que vocês precisam aqui. O resto é com vocês (mas não se desesperem).

 

Devagar, devagar, devagarinho (…)

 A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte está oferecendo 500 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal.

< https://giphy.com/gifs/best-gifs-animal-friendship-qiiPQiIThL6hi>

 

(…), mas não muito! A minerada foi bem gentil quanto aos prazos, o que é ótimo e também não é. Depende muito aí da disciplina de cada um. O período de inscrições vai de 15/04 a 14/05. Ou seja, um mês de preparação antes mesmo da inscrição.

A prova está prevista para o dia 23/06.

A gente, claro, já está com tudo pronto para vocês e já sabem né… O sucesso está aí…. Vocês até podem estudar por outros meios, mas…. Então…

Sabendo que a Maxi Educa está aí dando sopa, arrebenta amigo(a).

As matérias estão divididas entre tópicos de Língua Portuguesa, Legislação, Noções de Informática, Noções de Geografia Urbana e História de Belo Horizonte.

Entre alguns tópicos maiores ou menores, podemos dizer que o nível dessa prova é alto.

 

Quando você já entrou

 

< https://giphy.com/gifs/mrw-week-job-4xpB3eE00FfBm>

 

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, em turno que podem variar entre diurno e noturno. E isso inclui finais de semana e feriados. Vai depender da moral que você terá com o capitão.

Entre as divisões e separação por cotas as vagas estão divididas entre 400 para os homens e 100 para as mulheres (não se esqueçam que eu só passo as informações).

Ah! Quase esquecemos!

Além das matérias que citamos acima, após a primeira fase também será exigido que o candidato (a) seja aprovado no TAF (aquela provinha de capacidade física).

E olha aí, para isso eles são bem igualitários…. Tanto para homens como para mulheres os testes exigidos serão de força muscular, resistência aeróbica e barra horizontal (estática para mulheres).

Segura mais dicas

 

Entre suas futuras funções (pensem positivo) vocês terão de “zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município; prevenir, coibir e inibir, pela presença e vigilância, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município (…)” e segue uma lista enorme conferível no edital.

Sabendo sobre isso, vocês também precisam de informações sobre a Banca

 

Fundação Guimarães Rosa

  

< https://giphy.com/gifs/80s-cartoon-inspector-gadget-14mgxYFJHXGmoo>

 

O último concurso (assim como o penúltimo) para Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte foi realizado pela Fundação Guimarães Rosa. Logo, não precisamos dizer como é importante vocês darem uma conferida nas últimas provas. Dirão muito sobre a banca e sobre o que poderá ser cobrado.

Você encontra elas aqui e aqui.

A respeito do perfil da banca, nós encontramos uma curiosidade. Disse ali em cima que a prova tem um nível alto de exigência para um concurso de nível médio. E tem! Mas esse nível fica a nível de conteúdo.

As questões em si não complicam mais do que precisam.

As perguntas trazem sempre quatro alternativas e variam entre as certas, erradas ou “exceto”.

Não conta com grandes enunciados…. Na verdade, ela até é econômica nesse sentido. As alternativas também não apresentam grandes conteúdo. As provas de noções de geografia e História trazem imagens que normalmente se encontram nos conteúdos pedidos nos editais.

Para a galera que gosta (ou não) do direito, as questões também são bem diretas, com trechos específicos de legislação e o pedido e confirmação das propostas. Infelizmente, lei seca mesmo.

No mais, as melhores dicas se encontram nas próprias provas.

O concurso oferece um bom número de vagas, um dos mais generosos nesse início de ano. Aqui na Maxi vocês encontram dicas e o caminho…, mas só podemos ajudar até aí.

Acompanhe o vídeo dos Três Concurceiros!!

 

Caso precisem, deem aquele grito nos comentários.

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais