fbpx

Conheça a Biblioteca Digital, o assunto queridinho que vem sendo cobrado na parte de Biblioteconomia

Por Karen Siqueira 31 jul 2018 - 4 min de leitura

Novos assuntos na disciplina de Biblioteconomia ?? Conheça o conceito Biblioteca Digital pedida em sua prova.

Os avanços da internet e das tecnologias da informação estão modificando diariamente o papel das bibliotecas, criando uma nova maneira de pensar e organizar os acervos unicamente físicos. O objetivo atualmente é aumentar o acesso aos livros com a implementação da biblioteca digital, no qual permite a leitura de títulos das mais variadas áreas de conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar.

As funções desses espaços físicos (bibliotecas tradicionais) estão sendo redesenhadas para agregar valor aos serviços oferecidos e satisfazer as necessidades de informação dos estudantes, cada vez mais conectados ao mundo digital. As bibliotecas tradicionais ainda possuem um grande número de materiais impressos que são, em grande parte, caros e volumosos.

A Biblioteca Digital é uma biblioteca que tem como base informacional conteúdos em texto completo em formatos digitais, a exemplos de livros, periódicos

Fonte: https://www.saludconsultas.com/pt/libros-de-bibliotecas-cargados-de-enfermedades-resistentes-a-los-antibioticos/25455

Biblioteca Digital

 A Biblioteca Digital é uma biblioteca que tem como base informacional conteúdos em texto completo em formatos digitais, a exemplos de livros, periódicos, teses, imagens, etc., todos disponíveis para acesso, com processos padronizados, colaboradores próprios ou distribuídos e acessados via internet.

Os três componentes essenciais da biblioteca digital são: A coleção, Os servidores de acesso e O usuário do serviço no espaço que a biblioteca digital procura organizar.

Podemos diferenciar a:

Biblioteca Eletrônica: é aquela em que é possível o acesso às informações básicas sobre o acervo físico ou eletrônico pessoalmente ou via internet.

Biblioteca Digital: possui documentos e localização física, com parte do acervo digitalizado ou em formato eletrônico, e que podem ser acessados a distância.

Biblioteca Virtual: é aquela em que todo acervo é formado exclusivamente por documentos eletrônicos (txt, pdf, e-Book, etc.), e não possui localização física.

As bibliotecas digitais são baseadas em tecnologias que otimizam o tempo e facilitam os estudos. O acervo é periodicamente complementado com novos títulos, de acordo com as parcerias e negociações com as editoras sócias e autores. Tudo é planejado para garantir um conteúdo de qualidade aos alunos e oferecer um complemento às instituições de ensino.

Diferenças entre as bibliotecas tradicionais e bibliotecas digitais:

Fonte: https://simagestao.com.br/bibliotecas-digitais/

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (ibict) obteve vários projetos referentes as bibliotecas digitais com algumas parcerias: Foi iniciada, em 2009, a execução de um projeto, em parceria com o Ministério da Cultura, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB), o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e a Fundação Bill e Melinda Gates para capacitação de profissionais de bibliotecas públicas no Brasil, objetivando o desenvolvimento de habilidades no uso das tecnologias de informação e comunicação e, dessa forma, poderem apoiar e manter o acesso de usuários com excelência.

O ibicit é órgão que coordena a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e fez parte da criação de bibliotecas digitais, a implantação de repositórios digitais em todas as universidades do Governo Federal e em diversas unidades de pesquisa do MCT, a criação de mais de 500 periódicos eletrônicos, demonstrando  que o IBICT não somente está preservando a memória do nosso patrimônio científico e tecnológico, mas também criando condições para o aumento da produção científica e a consequente visibilidade internacional.

Finalidade da Biblioteca Digital

Fonte: https://simagestao.com.br/bibliotecas-digitais/

Informação entregue diretamente aos usuários de qualquer lugar e a qualquer hora sem a necessidade do usuário ir a biblioteca física.

Melhoramento da Pesquisa: as bibliotecas digitais representam um notável aperfeiçoamento dos sistemas de buscas em base de dados, no qual possibilita pesquisas integradas e torna disponíveis serviços em rede, como a possibilidade de navegação entre diversas coleções e personalização das interfaces.

Atualização das informações: as bibliotecas digitais estão sempre atualizadas.

Melhorar uso das informações: através da ampliação do número de usuários potenciais e da reutilização e personalização dos recursos em relação a diferentes usuários

Diminuir o fosso digital: ao diminuir os limites tradicionais das bibliotecas como tempo, espaço físico e cultura, pode consequentemente reduzir a distância que dificulta o acesso a informação.

A biblioteca digital deverá resultar de um projeto que defina suas prioridades e o equilíbrio entre os elementos que a compõem. Para elaboração de um projeto de criação de uma biblioteca digital é necessário planejar sua sustentabilidade no tempo, deixar claro que detém a responsabilidade pelo controle e quem tem a responsabilidade pela gestão e concentrar – se na clientela alvo.

Bibliografia:

https://minhabiblioteca.com.br/como-funciona-uma-biblioteca-digital/
Vieira. R. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Ed. Interciência. 2014/RJ.
Imagem destacada: http://www.correioindependente.com.br/5-bibliotecas-com-plataformas-de-acesso-ao-acervo-digital/
http://www.ibict.br/sobre-o-ibict
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais