fbpx

Biblioteconomia no Concurso Público. Conheça as 05 Leis da Biblioteconomia

Por Karen Siqueira 21 ago 2018 - 4 min de leitura

Novos assuntos na disciplina de Biblioteconomia ?? Conheça as 05 Leis da Biblioteconomia também conhecida como as Leis de Ranganathan.

As leis de Ranganathan[1] são cinco leis fundamentais instituídas para a Biblioteconomia pelo pensador indiano Shiyali e que vigoram até os dias atuais. Ranganathan era um professor de matemática indiano interessado em Biblioteconomia ele foi autor do livro “The Five Laws of Library Science” (1931) que aborda pontos importantíssimos da Biblioteconomia moderna com suas cinco Leis.

Novos assuntos na disciplina de Biblioteconomia ?? Conheça o Conheça as 05 Leis da Biblioteconomia também conhecida como as Leis de Ranganathan.

http://portaldobibliotecario.com/biblioteconomia/as-5-leis-de-ranganathan/

As 05 Leis da Biblioteconomia

1ª Os livros são para serem usados[1] – De acordo com Raganathan, com exceção das obras clássicas da literatura, os livros não devem ser consumidos como matéria física e muito menos como produção de um indivíduo em especial. Para ele, as obras devem ser usadas como uma ideia incorporada nos livros. Desta forma, a organização das obras em uma biblioteca deve ser feita por assunto. Esta primeira lei advém da experiência do indiano, que visitou bibliotecas do mundo todo e conviveu com diversos profissionais da área. Ele percebeu que a maioria dos leitores procurava por assuntos específicos, independente de autor, daí veio a ideia de uma primeira organização por sequência de assuntos.

O livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma biblioteca na seguinte frase: “quem tem informação, tem poder”. Aponta para o livro como um meio e não como tendo um fim em si mesmo.

Todo leitor tem seu livro – o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.

2ª Todo leitor tem seu livro – Esta lei de Ranganathan prioriza o leitor. Para o indiano, é necessário o atendimento de uma necessidade específica. Desta forma, os livros devem ser reunidos sobre um assunto e seguir uma sequência de assuntos. De acordo com Ranganathan, “Quando um leitor procura informação sobre um dado assunto, o arranjo dos livros na biblioteca vai ser útil para ele somente se todos os livros sobre um assunto estiverem reunidos. Ele será mais bem servido ainda se eles estiverem reunidos dentro de cada assunto por suas línguas, e se aqueles em qualquer grupo linguístico estiverem na sequência por ano de publicação, ficando os mais recentes no final de cada grupo.

O bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.

3ª – Todo livro tem seu leitor – Nesta lei a obra intelectual é priorizada acima de tudo. Em sua justificativa desta lei, o indiano afirma que os livros procuram os leitores que melhor se adéquam a eles. Segundo ele, “um livro sobre Solo pode interessar tanto a quem está querendo uma obra geral sobre o tópico como para quem está interessado em Adubação. Ao ordenar Adubação depois de Solo há grande probabilidade que o leitor o encontre. Da mesma forma, o tópico Cultivo deve ser colocado depois de Solo e antes de Adubação”.

Esta lei refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.

4ª Poupe o tempo do leitor – Esta lei prima pela organização, arrumação e catalogação dos livros como ferramenta importante para diminuir o tempo com que o leitor procura pelos livros e informações desejadas. A quarta regra ainda discute o serviço de referência, melhorias em processos técnicos e condições de acesso às estantes e prateleiras.

A arrumação e catalogação dos documentos diminui o tempo necessário para encontrar a informação desejada. Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos.

5ª – A Biblioteca á uma organização em crescimento – Nesta lei, Raganathan diz que a classificação das obras de uma biblioteca deve sempre permitir a inclusão de novos tópicos. Na opinião do estudioso, não importa o quanto uma coleção esteja ganhando novos títulos ou o quanto a biblioteca esteja crescendo, o arranjo deve sempre facilitar e dar novas oportunidades de consulta ao leitor, ficando implícito a inclusão de novos assuntos.

O bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

Fonte: http://biblioteconomiaetrabalho.blogspot.com/p/biblioteconomia.html

  Curtiuu ??? Deixe seu comentário e compartilhe para reforçar os estudos.

Bibliografia:

imagem destacada: http://muitomaisquelivros.blogspot.com/2015/09/o-curso-de-biblioteconomia-e-o.html
[1] https://www.infoescola.com/curiosidades/leis-de-ranganathan/
[1] http://portaldobibliotecario.com/biblioteconomia/as-5-leis-de-ranganathan/
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Pedro 13 maio 2019

    Mto bom o artigo,achei esse vídeo mto rápido,engraçado e explica tudinho em 2min. https://youtu.be/0KGs3wWVKbo

  • Maxi Educa 13 maio 2019

    Olá Pedro, Bom dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais