fbpx

A Biodiversidade e o desastre de Brumadinho-MG

Por Renan Costa da Silva 29 jan 2019 - 6 min de leitura

A Biodiversidade nesse momento de dor é bastante lembrada, não devendo ser apenas esses momentos usados para a conscientização da importância da Conservação do Meio Ambiente como um todo.

 

Antes de tudo vamos relembrar o conceito de Biodiversidade, sendo ela entendida como:

a variabilidade dos organismos vivos de todas as origens, abrangendo os ecossistemas terrestres, marinhos, e outros ecossistemas aquáticos, incluindo seus complexos; e compreendendo a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. Diante disso, a biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.

Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras. Ainda dentro do conceito de biodiversidade é importante ressaltar a inclusão da espécie humana como componente fundamental do sistema e altamente dependente dos serviços e bens ambientais oferecidos pela natureza. Sem recorrer ou dispor da diversidade biológica natural ou da reserva biológica do planeta, a vida humana correria sérios ou até insuperáveis riscos.

Vamos adentrar sobre a Biodiversidade em nossos meios e atualidades.

 

Biodiversidade no Brasil

 

A Biodiversidade nesse momento de dor é bastante lembrada, não devendo ser apenas esses momentos usados para a conscientização da importância da Conservação do Meio Ambiente como um todo.

Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/19511-retratos-biodiversidade-brasileira

 

O Brasil é um país de dimensões continentais e hospeda uma das maiores diversidades da flora e fauna do mundo. Os dados disponibilizados no site Portal da Biodiversidade formam uma ampla visão sobre a distribuição da biodiversidade brasileira.

O Portal da Biodiversidade tem como objetivo disponibilizar à sociedade brasileira dados e informações sobre a biodiversidade brasileira gerados ou recebidos pelo Ministério do Meio Ambiente e as instituições a ele vinculadas. Atualmente, estão disponíveis as bases de dados de alguns dos sistemas mantidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), principalmente nos seus Centros de Pesquisa e Conservação, pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e outros parceiros.

 

Importância da biodiversidade

 

Resultados de pesquisas mostram que as caraterísticas e os rendimentos de ecossistemas dependem criticamente de sua biodiversidade. A estabilidade dos ecossistemas depende, entre outras coisas, das relações complexas dos habitantes. Maciças intervenções humanas em grande escala incomodam a constelação de espécies. Algumas espécies são dizimadas ou exterminadas, outras reproduzem-se fortemente, imigram ou são introduzidas pelo homem.

A conservação das espécies em seu habitat natural é a forma mais apropriada para conservar a biodiversidade. Para isso é extremamente importe a criação de Unidades de Conservação (UCs) – áreas protegidas que permitem conservar não apenas as espécies de alto valor ecológico, econômico ou científico, mas todo o ambiente, com seus processos de relação inter e intraespecíficas.

Existe um Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) que fornece mecanismos legais para a criação dessas Unidades, nas esferas governamentais federal, estadual e municipal. São as UCs que vão garantir a preservação da natureza desde a proteção integral dos ecossistemas até um uso mais sustentável dos recursos naturais, conciliando também a presença humana nas áreas protegidas.

Apesar do estabelecimento das UCs ser uma das estratégias mais eficientes para a conservação da biodiversidade, isso também é papel de todos nós. De uma forma mais simples podemos contribuir para essa ação: respeitando a natureza, os animais, as plantas e todas as outras formas de vida; plantando árvores nativas da região, cuidando da natureza do nosso entorno; consumindo menos, ou somente aquilo que realmente precisamos; reaproveitando os materiais ou reutilizando-os.

 

Principais ameaças a biodiversidade

 

Os impactos diretos e indiretos sobre a biodiversidade são resultantes da crescente ocupação humana sendo estas: a poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial além da visível degradação de ambientes naturais remetendo desse modo à grande perda nos serviços ambientais, aos quais as sociedades são altamente dependentes. Dessa maneira mudanças efetivas que levem à redução dos impactos causados no âmbito ambiental tornam se essenciais. O que requer ações locais e gerais, grandes projetos e atividades, abordagem econômica e cultural, que podem ser conseguidos através de práticas educação ambiental.

 

As ameaças a Biodiversidade do desastre de Brumadinho/MG

 

A barragem de rejeitos, que ficava na mina do Córrego do Feijão, na cidade de Brumadinho em Minas Gerais, vai ainda trazer muitos desastres para todo ecossistema em torno, sendo importante lembrar que a Natureza sempre responde aos desastres que causamos a ela.

É extremamente necessário que as medidas de saúde pública já sejam preparadas para um novo surto de alguma doença, inclusive devemos nós mesmo tomar algumas medidas básicas, como a vacinação.

Os rejeitos lançados pela barragem são substâncias contaminantes que podem ficar acumuladas no corpo humano e inclusive em toda cadeia/teia alimentar, fazendo com que a quantidade de substâncias tóxicas não diminua e sim leve a consequências cada vez mais graves a todas as espécies.

  

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/29/veja-imagens-de-antes-e-depois-do-rompimento-da-barragem-em-brumadinho.ghtml

 

Importância de se preservar a biodiversidade

 

Razões de várias ordens estão na base deste princípio mundialmente aceito da preservação:

– Motivos éticos, pois o ser humano tem o dever moral de proteger outras formas de vida, como espécie dominante no Planeta;

– Motivos estéticos, uma vez que as pessoas apreciam a natureza e gostam de ver animais e plantas no seu estado selvagem;

– Motivos econômicos, a diminuição de espécies pode prejudicar atividades já existentes (pesca de uma espécie com elevado valor comercial que está a desaparecer, como o Sável e Lampreia). Pode ainda comprometer a sua utilização futura (ex. para produção de medicamentos). Não podemos esquecer que pelo menos 40% da economia mundial e 80% das necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos;

– Motivos funcionais da natureza, dado que a redução da biodiversidade leva a perdas ambientais. Isto acontece porque as espécies estão interligadas por mecanismos naturais com importantes funções (ecossistemas), como a regulação do clima; purificação do ar; proteção dos solos e das bacias hidrográficas contra a erosão; controlo de pragas; etc.

Desta forma, é formidável que lembremos a todos momentos da preservação do meio ambiente, lembremos sempre que não existe fora do Planeta, que todos estamos aqui inseridos e as consequências serão pagas por todos.

Encerro dizendo algo que sempre falo a meus alunos e demais próximos:

 

Deus (ou aquele que você acredita), pode até te perdoar pelos erros cometidos, mas a Natureza jamais te perdoará!

 

E então? Gostou do nosso post de hoje? Gostaria de acrescentar alguma vivência? Compartilhe suas dificuldades em sala de aula.

Compartilhe essa ideia e passe em diante essas importantes informações, pois a leitura é essencial para o aprendizado.

Deixe aqui seu comentário e mais sugestões que teremos grande prazer em lhe atender.

 

Referências bibliográficas

http://ambiente.maiadigital.pt/
http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/3ee63778c4cfdcbbe4684937273d15e2.pdf
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/29/veja-imagens-de-antes-e-depois-do-rompimento-da-barragem-em-brumadinho.ghtml
https://portaldabiodiversidade.icmbio.gov.br/portal/
www.salveaselva.org
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Jose Campos 27 fev 2021

    Meu filho anda muito rebelde ultimamente e eu tenho controlado o que ele faz através do uso do programa tenho gostado muito usem vocês também irão gostar! https://brunoespiao.com.br/espiao-de-escuta-ambiente

  • Maxi Educa 01 mar 2021

    Olá Jose, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais