fbpx

Bolsa de Valores e Empreendedorismo: Conheça uma história de sucesso que uniu muito bem estes dois conceitos e veja suas dicas

Por Clariana Ribeiro Nogueira 11 out 2017 - 9 min de leitura

Diversos jovens brasileiros sonham em ficar milionários na Bolsa de Valores. Isto porque costumam ser mais propensos a correr “riscos” e costumam ter um perfil menos conservador, de maneira em geral. Sabe-se que eles representam cerca de 6% do total de investidores e movimentam mais de R$ 1 bilhão no mercado.  Entretanto grande parte dos “Traders” (isto é, investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se dos altos e baixos constantes do mercado) quebram muito cedo na Bolsa, tendo elevados prejuízos.

Após vender a empresa da família, Israel Lucas Góis decidiu ser um destes jovens e se aventurar na Bolsa de Valores.Fonte: https://www.brasil247.com

Queremos ilustrar este post com uma história real, assim ficará mais interessante entendermos alguns conceitos de modo mais aplicado

Após vender a empresa da família, Israel Lucas Góis decidiu ser um destes jovens e se aventurar na Bolsa de Valores. Do céu ao inferno, foram vários os episódios que marcaram a vida do atual sócio da Equity Brazil Capital, um jovem empreendedor audacioso e ambicioso com um apetite muito grande ao risco.

“Comecei a operar na Bolsa muito cedo e estudava muito sobre o mercado de capitais. Meu foco era operações de Day trader em contratos de dólar futuro. Como a maioria dos jovens que entram na bolsa, eu acreditava que poderia ter ganho rápido e acima da média no mercado de capitais operando no curto prazo. No começo ganhei muito dinheiro no mercado, me lembro que chegava a ganhar cerca de 20 mil reais por dia.”

Nesse vocabulário tão típico dos investidores, vamos traduzir o economiquês:

Day trader – Operações em que se compra (na baixa) e vende (na alta) as ações no mesmo dia, visando lucros diários e pode utilizar uma vantagem: Alavancagem. Isso significa que você pode alavancar o seu capital e investir um valor maior do que você possui.

Mercados de Capitais – Sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e possibilitar seu processo de capitalização. O Mercado de Capitais é formado pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Dólar futuro – A operação é baseada no câmbio a moeda realizada com um preço pré-determinado da moeda em uma data futura. O principal objetivo é a proteção contra variação cambial futura. Assim, o preço de cada contrato é estabelecido no momento de sua negociação, porém o pagamento apenas ocorre em sua data de vencimento.

 

Continuando a nossa história de sucesso…

 A quebra na bolsa de valores

fonte: http://3.bp.blogspot.com

A “quebra” de uma bolsa de valores ocorre quando a situação econômica de um pais e consequentemente de suas empresas, vai mal. Saiba que a bolsa de valores é um reflexo da economia. Se a economia começa a se encolher, quem detém as ações de determinada empresa tende a querer se proteger de maiores perdas e vende suas ações (indo contra a regra básica de comprar ações na baixa dos preços e vender na alta). Aí entra a lei caótica da oferta e da procura, quanto mais gente querendo vender mais o preço cai, e consequentemente a bolsa cai também e os prejuízos dessa queda podem ser imensos dependendo de quanto estava investido ali.

Assim, diante de uma situação difícil na Bolsa de Valores, em apenas 8 meses, Israel Lucas Góis foi de especulador bem sucedido a Trader falido, perdendo tudo que tinha ganho no mercado. Isso aconteceu em menos de 1 ano, o que é uma realidade relativamente comum no mercado financeiro, no qual muitos investidores já perderam verdadeiras fortunas investindo confiantemente. “O mercado é soberano, e aprendi da pior maneira possível que bolsa é um investimento a longo prazo”, diz Israel Lucas Góis.

“As minhas estratégias não funcionavam mais e vi vários amigos traders quebrando no mercado e a maioria deles tinha o mesmo problema. O mercado mudou e as estratégias não funcionavam mais”.

Ainda nas palavras de Israel: “Eu operava através de um banco na qual eu era amigo dos sócios e eles me alavancavam para poder operar mais pesado no mercado. Acredito que esse foi meu principal erro, me alavanquei demais e comecei a tomar uma posição em dólar muito grande, e meu prejuízo ficou muito grande. Foi quando o banco estopou minha posição, e fiquei com um prejuízo milionário no mercado, além disso perdi capital de investidores também”.

 

ATENÇÃO: Com essa história não queremos de jeito nenhum desincentivar a realização de investimentos na Bolsa de Valores, na verdade a ideia é conscientizar a respeito de que a falta de conhecimento deixa os investidores mais vulneráveis. Existem investidores que nem mesmo reservam uma parte do seu capital (uma reserva de emergência) e que investem em apenas em uma instituição tudo que tem, estando mais suscetível ao mercado, enfim. Por isso, o conhecimento mais aprofundado do funcionamento da Bolsa de Valores, suas técnicas e a educação financeira se fazem fundamentais aqui.

Retomando nossa história:

A Volta por cima

“Perder todo meu capital na bolsa, me deixou muito mal, fiquei deprimido por alguns dias e não sabia o que fazer, então comecei a buscar novos negócios, o que poderia fazer para me reerguer”, conta o investidor sobre este difícil momento.

Como possuía vários contatos com empresários e investidores, Israel começou a dar consultoria para estes amigos e empresários. O seu objetivo era vender alguma empresa e levantar capital para poder voltar para a bolsa, mas as coisas tomaram uma proporção maior do que se esperava.

Em certo momento, estava assessorando uma empresa de um amigo, quando recebeu uma ligação de um investidor americano interessado em comprar uma parte da empresa, e foi aí que as coisas começaram a mudar.

Esta foi a primeira operação dele e o melhor, deu certo. Israel falou com este investidor e contou sobre a situação atual e tal investidor disse algo que me fez com que Israel refletisse muito: “O dinheiro não está na bolsa meu amigo, está na economia real, a bolsa nada mais é que o fim de um ciclo muito maior”.

Com este insight, houve uma mudança de planos em que deixou de ser apenas um investidor na Bolsa e hoje Israel Lucas Góis é sócio da Equity Brazil Capital, uma boutique de fusões e aquisições focada em assessorar investidores estrangeiros em operações no mercado brasileiro. Além disso, investe capital próprio nas empresas que assessora. A boutique já fez transações que superam R$ 600 Milhões em negócios no Brasil. Trocando em miúdos: Ele quebrou na Bolsa de valores e fez fortuna no mercado de Fusões e aquisições. 

Diante de seu sucesso empresarial, o empreendedor dá algumas recomendações aos novos empreendedores:

“Se você quer ter sucesso nos negócios, não foque somente no dinheiro”, afirmou Israel Lucas Góis, Sócio da Equity Brazil Capital, o Jovem empreendedor que quebrou no mercado financeiro. Ele afirma que se correr somente atrás de Dinheiro ele vai fugir de você.

“Acredito que para ser um empreendedor de sucesso você tem que ter muita persistência e Visão de negócio”

Israel esclarece que é preciso conhecer o mercado, processos, produtos e tomar riscos. Diferente do que muitos empreendedores pensam, uma ideia ou projeto não significa uma oportunidade de negócio. Um Projeto ou ideia só se transforma em negócio quando seu objetivo vai ao encontro de uma necessidade de mercado. Ou seja, quando existem potenciais clientes e demanda no mercado.

O empreendedor acrescenta que para ter sucesso sendo empreendedor você precisa estabelecer metas e objetivos, pesquisar o mercado que você está atuando, quais são as necessidades de seus clientes, como você pode tornar a vida de seu cliente mais fácil.

Mas isso não é tudo, para fechar com chave de ouro, conheça as 4 dicas essenciais deste empreendedor para quem quer ser um empreendedor de sucesso:

1.Foco no Cliente, não no dinheiro.

fonte: http://www.folhavitoria.com.br

Seu foco e suas ações devem estar nos seus clientes (parece claro, mas infelizmente isso não é tão óbvio assim para muitos empresários). Invista em pessoas que sejam focadas em tratar o cliente muito bem. Mesmo que o cliente não compre nada ou gaste pouco, NÃO O MENOSPREZE, pois é ele que mantém seu negócio. Sem clientes não há empresa, não há funcionários e tampouco empreendedor. Ele sim é a alma do negócio.

2.Faça parcerias estratégicas.

fonte: https://www.youtube.com

Uma parceria com as pessoas certas pode ser uma ótima forma de expandir os negócios e aumentar a demanda de produtos ou serviços de sua empresa. Um parceiro estratégico pode ser alguém que invista no seu negócio ou que ajude na fabricação, venda ou distribuição do seu produto ou serviços. Com parcerias é possível se chegar bem mais longe.

3.Busque soluções inovadoras para seus clientes.

fonte: https://teiarte.wordpress.com/

Seus clientes são os melhores indicadores de mercado que você pode encontrar. Um negócio que oferece produtos e serviços de qualidade e resolvem quaisquer problemas vai ganhar mercado muito mais rápido entregando soluções aos seus clientes. Para isso é muito importante superar as expectativas de seus clientes. Surpreendê-los. Como empreendedor, você deve ser inteligente para entender seus clientes: Quais os problemas que eles estão enfrentando, e como você pode tornar a vida deles mais fácil? E o que você e sua empresa podem fazer para ajudar a resolver estes problemas.  Sempre solicite um feedback do cliente isso é muito importante para entendê-lo e saber por onde começar as melhorias.

4. Aumente seu networking

fonte: http://news.siliconeoil.cn/v/2404279

O networking é a capacidade de estabelecer uma rede de contatos. São conexões que geram a possibilidade de conseguir subir na carreira, se autopromover ou promover a sua empresa, fazer parcerias, encontrar novos clientes, gerar ideias, entre outras oportunidades de negócios, sendo visto e lembrado.

Assim, Israel aponta que todo empreendedor deve ir além do simples networking para prosperar o seu negócio e conquistar novos clientes.  É fundamental levar a imagem da sua empresa para todos os lugares que você frequenta. Deve-se aproveitar todas as oportunidades para divulgar o seu negócio:  para os colegas e amigos e até em almoços em famílias. Porém, lembre-se: Antes de buscar novos clientes, valorize muito aqueles que você já tem e tente oferecer um serviço cada ver melhor, mais rápido e mais barato e sem perder a qualidade. Isso vai ajudar a fidelizar os clientes que a empresa já possui.  O custo de captação de um novo cliente é muito maior do que o valor necessário para manter os já existentes. Busque criar programas que ajudem na fidelização de sua carteira de clientes. Crie soluções inovadoras que incentivem seus clientes a continuar fazendo negócios com sua empresa.

Esperamos que esta história de superação possa motivar muitas pessoas a mudar sua realidade e a continuar persistindo em seus ideais de empreendedorismo, gerando oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico como consequência. Deixe aqui o seu comentário e ajude-nos a compartilhar essa história inspiradora para outras pessoas também que apenas precisam de um incentivo para superar os obstáculos e encontrar o seu sucesso assim como o Israel conseguiu.

Imagem destacada: http://universoyoutuber.com

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Caio souza 11 out 2017

    Muito bom, histórias de sucesso

  • Maxi Educa 13 out 2017

    Bom dia Caio. Agradecemos seu comentário em nosso post. Além de mostrar importantes informações, trazer histórias de sucesso servem de base para que nossos leitores não desistam de lutar pelos seus ideais. Convido-lhe a acessar nosso Blog: http://blog.maxieduca.com.br/, pois você irá encontrar vários posts que serão úteis. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cláudio Andrada 12 out 2017

    História de sucesso, um exemplo pra gente que quer empreender

  • Maxi Educa 13 out 2017

    Bom dia Cláudio. Obrigada por participar do nosso post, deixando aqui seu comentário. Sem sombra de dúvidas temos que mostrar histórias de sucesso, para que nossos leitores não desistam jamais de empreender. Aproveite e leia outras postagens em nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marcelo Oliveira 12 out 2017

    Top

  • Maxi Educa 13 out 2017

    Bom dia Marcelo. Que bom que você gostou do nosso post. A intenção é auxiliar nossos leitores com uma boa postagem, direcionando para os concursos. Aproveitamos o "gancho" e trouxemos a história de um grande empreendedor. Leia nossos posts diariamente, temos vários assuntos para os concursos públicos. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Paula 14 out 2017

    Que linda história

  • Maxi Educa 16 out 2017

    Bom dia Ana Paula. Obrigada por participar deixando seu comentário. Além de trazermos um bom conteúdo sobre empreendedorismo, aproveitamos para mostrar-lhes essa história de vida de um campeão, que nunca desistiu de seus sonhos. Aproveite e leia outros posts, sempre temos novidades. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Júlio Monteiro de Carvalho 17 out 2017

    Grande empreendedor, Sucesso Lucas

  • Maxi Educa 18 out 2017

    Bom dia Júlio. Muito boa essa história de empreendedorismo, ficamos felizes que tenha participado, deixando aqui seu comentário. Acesse outros posts em nosso site, com certeza eles serão muito válidos para conhecimento e aprendizado. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais