fbpx

5 passos para você se tornar um bom professor de educação infantil

Por Ana Maria Quiqueto 21 nov 2016 - 8 min de leitura
8 min

Um bom professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. É lógico que a prática educativa é bastante complexa e são inúmeras as questões que se apresentam no cotidiano escolar. Por isso, pensando em ajuda-lo a enfrentar tais questões, elaboramos 5 passos, com orientações didáticas, que podem ser inseridos no seu planejamento e, aos poucos, torná-lo um bom professor de educação infantil.

bom-professor-infantil

 

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

VOCÊ SABIA QUE, as orientações didáticas situam-se no espaço entre as intenções educativas e a prática?

Pois é, as orientações didáticas são subsídios que remetem ao “como fazer”, à intervenção direta do professor na promoção de atividades e cuidados alinhados com uma concepção de criança e de educação.

 

1. PASSO:

EDUCAR E CUIDAR

 

 

imagem-1-educar-e-cuidar

Educar

Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores.

Cuidar

Contemplar o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.

A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos.

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC; SEF, 1998.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf

 

 

2. PASSO:

O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

imagem-2-o-papel-do-professor

O papel do professor é fundamental, pois o bom andamento das atividades de ensino depende diretamente da ação docente, de como se faz a mediação conhecimento/criança. Compreende-se como importante característica do profissional de Educação Infantil a busca constante por aprender sobre o desenvolvimento da criança, sua forma de ver e sentir o mundo, criando oportunidades para ela manifestar suas ideias, sua linguagem, seus sentimentos, sua criatividade, suas reações, suas relações sociais e sua imaginação.

Na ação pedagógica, deve-se compreender o ato de brincar como estratégia permanente da prática educativa e oferecer aos alunos um ambiente com espaços e materiais organizados que propiciem desafios e diferentes manifestações infantis, potencializando assim sua expressão por meio de diferentes linguagens, movimentos, imaginação, criatividade, emoções, socialização, autonomia, conhecimento de mundo, pensamentos e sentimentos.

Ter uma boa interação, estabelecer um trabalho conjunto com outros profissionais de modo integrado e relacionar o ato de educar e ensinar de maneira responsável, reconhecendo a criança como um ser inteiro, são características que o professor deve cultivar de maneira ética, respeitando os demais profissionais, os alunos e as famílias.

Importante também ser criativo e paciente nas relações, ter disponibilidade para brincar com os alunos, exercitar o olhar e a escuta infantil e reconhecer que a educação, especialmente nesta fase, é um ato de amor, de construção, de exploração de potencialidades, de busca e de descoberta.

imagem-tabela-entenda-que

Para que o conhecimento matemático se efetive na Educação Infantil, é necessário que, em toda situação apresentada em sala de aula, o professor teça comentários, formule perguntas, provoque desafios e incentive a verbalização e a representação escrita do aluno. Isso vai permitir que este faça descobertas, exponha e argumente ideias próprias, estabeleça relações, organize o pensamento e localize-se espacialmente.

 

3. PASSO:

A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO

 

imagem-3-afetividade-na-educacao

Afetividade vem do verbo afetar e mostra como podemos influir positiva ou negativamente no desenvolvimento dos alunos por meio de nosso comportamento em sala de aula e de como ensinamos, ou seja, como lidamos com os conteúdos e como é nossa relação com os alunos.

Segundo especialistas, o desenvolvimento da autoestima por meio do exercício da afetividade é um grande tema transversal e eixo fundamental na proposta pedagógica de qualquer curso. Sabe-se hoje que aprendemos mais e melhor se o fazemos num clima de confiança, de incentivo, de apoio, em meio a relações cordiais e de acolhimento.

A afetividade dinamiza as interações, as trocas, a busca, os resultados positivos. Facilita a comunicação, toca os participantes, promove a união. O clima afetivo prende totalmente, envolve plenamente, multiplica as potencialidades.

Por meio da educação, podemos ajudar a desenvolver o potencial de cada aluno, considerando suas possibilidades e limitações. Para isso, precisamos praticar a pedagogia da compreensão e do humanismo, e não a pedagogia da intolerância, da rigidez, do pensamento único, da desvalorização.

A pedagogia da inclusão não deve ser praticada somente com os alunos que estavam fora da escola ou simplesmente “recebê-los”, ela deve se constituir em uma verdadeira prática de acolhimento, por meio da qual incluímos os diferentes; os que nunca falam e os que falam demais; os muito quietos e os muito agitados; os mais rápidos e os mais lentos.

Por isso, é importante que alunos e professores desenvolvam autoconfiança, autoestima e respeito por si mesmos e pelos outros. Assim, será mais fácil aprender e comunicar-se com os demais. Sem autoestima, alunos e professores não estarão inteiros, plenos para interagir, e se verão como inimigos, quando deveriam ser parceiros.

 

4. PASSO:

A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E SUA IMPORTÂNCIA

NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

 

 

imagem-4-mediacao

O que é mediação?

Ser mediador é se posicionar literalmente entre o ensino e a aprendizagem, ou seja, é não dar respostas prontas, e sim estimular a busca de respostas promovendo a reflexão, mostrando os caminhos, compreendendo as dificuldades e o motivo de elas estarem ocorrendo. Dessa maneira, o professor-mediador estará colaborando para a construção da autonomia dos alunos – seja de pensamento seja de ação – ampliando a participação social e dinamizando o desenvolvimento mental deles, de forma a capacitá-los a exercer o papel de cidadão do mundo.

Resultados de uma mediação adequada

A mediação terá sucesso quando o professor:

– interagir com a criança, e não coagi-la;

– interagir com a criança procurando compreender seu mundo e o modo de ela vivenciá-lo; para isso, é preciso entender o universo dela e o processo que está em andamento;

– considerando o conhecimento de mundo que a criança traz, valorizá-la, estimulá-la e proporcionar-lhe outros conhecimentos e outras leituras;

– estimular a reflexão e a busca de respostas;

– usar o “erro” da criança para buscar o “acerto”;

– não ignorar nem desrespeitar as várias formas dialetais utilizadas pelos alunos. Ao contrário, num clima de respeito, desde a Educação Infantil, encorajar todas as crianças a falar, a escrever e a ler como sabem;

– dar voz à criança e orientá-la a respeitar a fala dos outros.

 

5. PASSO:

A BRINCADEIRA INFANTIL: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA

 

 

imagem-5-a-brincadeira

 

A brincadeira infantil representa o aprendizado. É uma ação privilegiada no desenvolvimento humano, principalmente na infância, pois é um meio para a elaboração e a reelaboração do conhecimento. Brincar é uma forma de ação cognitiva na qual a criança abstrai, interpreta e entende a realidade, pois simula essa realidade.

Os jogos promovem contextos ricos e desafiadores para o aluno explorar diferentes tipos de situações-problema. Por meio de situações lúdicas, a criança tem a oportunidade de se apropriar de novos conhecimentos, pois pode pensar, levantar hipóteses, confrontar estratégias, discutir, interagir com os colegas, com as situações e os objetos de conhecimento, comparando pontos de vistas diferentes e vivenciando verdadeiras e genuínas situações de comunicação.

O seu papel, nesse processo, é fundamental. Conhecer o jogo, criar e propor, com base nele, situações-problema desafiadoras é uma de suas tarefas, bem como observar as tentativas do aluno durante o jogo, apoiando-o quando surgirem as dificuldades e estimulando-o a desenvolver suas potencialidades. É preciso assegurar a cada participante do jogo o direito de pensar, expressar o pensamento, negociar as ideias e criar outras com base nas discussões realizadas, ou seja, ele dever ter o direito de viver intensamente o jogo de forma prazerosa e enriquecedora.

FINALIZANDO…

Neste post elencamos 5 tipos de orientações didáticas que podem enriquecer sua prática docente e ajuda-lo a tornar-se um bom professor de educação infantil. Se além desses passos citados você utiliza/conhece outro que também pode contribuir para a atuação de um bom professor, encaminhe para nós, estamos esperando a sua participação!

Se gostou dessa matéria, indique, compartilhe, curta. Vamos popularizar uma boa sugestão.

Até a próxima!!!

Referência:
Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998
 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Rita de cassia procopio 28 set 2017

    Meu nome é rita estou atuando no curso básico de pedagogia.não tenho experiência nessa área.mais gostaria muito de trabalhar com as crianças.quero passar para elas,o que estou à prendendo.por isso quero está bem informada em todas as questões da Educacao infantil

  • mm
    Maxi Educa 02 out 2017

    Bom dia Rita. Obrigada por participar, deixando aqui seu comentário. Ficamos muito felizes em saber que você está se dedicando em ensinar o melhor para seus alunos, frente às dificuldades enfrentadas em nosso país. Pensando nisso, em nosso blog temos a "Quinta da Educação", http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/, você pode encontrar muita informação para aprender e repassar essa ideia. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aline 19 mar 2018

    Voces poderiam mandar esse conteúdo por email é muito bem esse texto bem reflexivo.

  • mm
    Maxi Educa 20 mar 2018

    Bom dia Aline Que bom que você gostou do nosso post. Infelizmente não consigo lhe enviar por e-mail pois por norma da empresa nossos blogs são bloqueados para cópia, mas fique a vontade para estudar através desse instrumento. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Deurenisse Alves 23 abr 2018

    Parabéns, foi de grande utilidade a postagem para acrescentar em meu trabalho na educação infantil,obrigado.

  • mm
    Maxi Educa 24 abr 2018

    Bom dia Deurenisse. Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Sugiro-lhe que acesse nossa série: "Quinta da Educação": http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/. Aqui você irá desfrutar de muitos posts de qualidade. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • mm
    Maxi Educa 02 maio 2018

    Bom dia Deurenisse. Agradecemos seu comentário em nosso post e ficamos imensamente felizes por termos ajudado na realização do seu trabalho. Tem muita matéria interessante na nossa série "Quinta da Educação", acesse: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ aproveite e deixe mais comentários. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rosalina 30 abr 2018

    Boa tarde. Sou coordenadora Pedagogica da Educação Infantil. Gostei das materias sobre a eduacação infantil.

  • mm
    Maxi Educa 02 maio 2018

    Bom dia Rosalina. Que prazer saber que estamos conseguindo elaborar ótimos posts sobre educação infantil. Fique de olho na nossa série: "Quinta da Educação": http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/. Aqui você irá desfrutar de muitos posts de qualidade. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gerlane Silva da mata 18 jul 2019

    Olá boa noite! Sou estudante de pedagogia e adorei Essas explicações, apesar de está estudando ainda nao trabalho na área, e com certeza essas conteúdos irá agregar no meu aprendizado.

  • mm
    Maxi Educa 19 jul 2019

    Oi Gerlane, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário em nosso post!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sueli Salvador M. Carolino 21 ago 2020

    Quero parabeiza-los pelo excelente conteúdo., e também deixar minha satisfação e orgulho de ver que finalmente a Educação Infantil,vem sendo reconhecida e está ganhando seu espaço como a Escola da Infância. Pois atuo na rede há 26 anos, e devido as tramites legais ainda não me aposentei kkk, graças a Deus, pois vejo que tudo que pensei e idealizei durante esses anos todo, agora está sendo concretizado. Sempre busquei sozinha, e agora tem um documento que regulamenta tudo isso. E vocês é claro. Parabéns a toda a equipe.

  • mm
    Maxi Educa 21 ago 2020

    Olá Sueli, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Vanessa Torres Lobato 25 jan 2021

    Olá,sou professora da educação infantil amo trabalhar com crianças, pq eles tem um sentimento bom ,são carinhosos de mais

  • mm
    Maxi Educa 01 fev 2021

    Olá Vanessa, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Adriana De Jesus Silva 18 mar 2021

    Com que eu faço curso online para ser professora infantil com setificado

  • mm
    Maxi Educa 18 mar 2021

    Olá Adriana, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Virginia oliveira de Amorim 20 jul 2021

    Adorei as informações foram claras e objetivas

  • mm
    Maxi Educa 20 jul 2021

    Olá Virginia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edileuza Alves Maia 28 jul 2021

    Foi de grande importância pra meu conhecimento com ser conteúdo vou fazer acontecer sala de aula

  • mm
    Maxi Educa 29 jul 2021

    Olá Edileuza, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Lucelma Cardoso de Faria 26 set 2021

    Sou formada em Pedagogia, quero atuar na educação infantil, não tenho nenhuma experiência, mas quero ter o máximo de informações possíveis nesta área.

  • mm
    Maxi Educa 27 set 2021

    Olá Maria, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais