fbpx

O BI – Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios

Por Karen Siqueira 12 set 2021 - 4 min de leitura
4 min

Olá galerinha estudiosa!!

Vocês já ouviram falar do “Business Intelligence” ou no nosso português Inteligência de Negócios?

É um tema atual que mescla a Tecnologia da Informação e Administração de empresas.

Vamos abordar este assunto e trazer mais conhecimento para vocês!

Boa leitura! =D

https://www.conteudoinboundmarketing.com.br/business-intelligence/

BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

Por muito tempo, as empresas tomaram decisões importantes baseadas apenas na intuição de seus líderes, o que tinha como guia suas experiências passadas e conhecimento do mercado.

Apesar de impérios terem sido construídos assim, o avanço da tecnologia e os resultados que isso trouxe (aumento da competitividade, surgimento de novos mercados, etc.) tornou o cenário de negócios muito mais competitivo.

Assim, se fazia necessário encontrar uma forma mais inteligente e consistente de tomar decisões, uma que não dependesse tanto da capacidade dedutiva de gestores e diretores executivos para funcionar de forma sistemática e escalável.

Entendendo-se que boas escolhas dependem das informações certas, surgiu uma série de conceitos que permitem coletar, gerenciar e distribuir os dados de uma empresa para transformá-los em insights.

Esses conceitos formam o que conhecemos hoje como Business Intelligence ou Inteligência de Negócios.

O BI – Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios compreende na coleta, armazenamento, tratamento, análise e aplicação de dados, que são essenciais para tomadas de decisões mais assertivas numa organização, no qual inclui os aplicativos, infraestrutura e ferramentas, e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho.

O business intelligence (BI) combina análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões impulsionadas por dados.

As ferramentas e processos de inteligência de negócios permitem que usuários finais identifiquem informações acionáveis a partir de dados brutos, facilitando a tomada de decisão orientada por dados das organizações entre os diversos setores do mercado.

O BI proporciona insights e descobertas sobre qualquer assunto referente ao negócio, que podem ser aplicáveis no dia a dia, seja em técnicas operacionais, pesquisa de mercado, estudo de público, comunicação, etc.

Vale ressaltar que o business intelligence não se trata de uma tecnologia, e, sim, de um conceito, muito embora ferramentas, softwares e soluções inovadoras possam compor o processo.

Objetivo do business intelligence

O principal intuito do BI é transformar as decisões corporativas em assertivas. Com base na análise das informações internas e externas o negócio direciona seu planejamento estratégico, sem depender da “tentativa e erro”.

O BI busca alavancar a empresa um status de empresa competitiva no mercado, com diferenciais que a permitam destacar da concorrência.

Com o acesso a uma base de dados e com auxílio de ferramentas tecnológicas, é possível conhecer melhor cada frente de negócio, assim como qualidade real das suas entregas, as necessidades reais dos seus clientes e as características reais dos seus concorrentes.

Com o BI a empresa passa a se comportar baseada em inteligência assertiva, com o uso real de ferramentas que a possibilitam trabalhar na realidade do seu negócio, sem se basear somente numa visão global e as vezes superficial do mesmo.  

https://giphy.com/gifs/penguin-business-VkMV9TldsPd28

Funcionamento do BI

Toda instituição organizacional tem metas, objetivos e questões a serem respondidas. Para responder a essas questões, desenvolver as suas metas e acompanhar o seu desempenho organizacional, elas coletam os dados necessários, analisam esses dados e determinam o que precisam fazer para atingir as metas e alcançar os seus objetivos.

No cenário técnico, os dados brutos são gerados pelas atividades da empresa. Eles são processados e depois armazenados em data warehouses (depósito central de informações). Feito isso, os usuários podem acessá-los e dar início ao processo de análise para responder as questões da empresa.

O business intelligence inclui a análise de dados e a análise empresarial, ele auxilia os usuários a tirar conclusões através da análise de dados. Os especialistas de dados investigam os aspectos específicos das informações coletadas e usando técnicas avançadas de estatística e a análise preditiva identificam padrões históricos e previsões de padrões futuros. A análise de dados faz a seguinte indagação: “Por que isso aconteceu e o que acontecerá no futuro? ” O business intelligence aplica esses modelos e algoritmos e traduz os resultados em uma linguagem acionável.

Exemplos de como o business intelligence pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões impulsionadas por coleta de dados:

  • Prevendo o sucesso;
  • Investigando o comportamento dos clientes;
  • Descobrindo formas de aumentar os lucros;
  • Acompanhando o desempenho organizacional;
  • Identificando erros ou problemas;
  • Confrontando dados com a concorrência
  • Potencializando as operações internas e externas;
  • Prevendo o sucesso;
  • Detectando tendências de mercado.

Simplificando, estes são os conceitos do BI que você contemplou no nosso Blog.

Espero que volte aqui para acompanhar nossos blogs e aproveitar o que a Maxi Educa tem a oferecer.

Abraços e Contem conosco!!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais