fbpx

Conheça as principais mudanças no Calendário de Imunização para 2017 e descubra se as suas vacinas estão em dia

Por Fabíola Gonçalves Yamauchi 09 dez 2016 - 4 min de leitura

Todos, desde crianças tomamos vacinas, ao contrário do que estamos acostumados,  que é nos medicarem quando estamos doentes, a vacinação existe para não adoecermos de doenças que são imunopreviníveis (que são passíveis de imunidade).

Já que falou de prevenção de doença, falou de vacinas!!

 

Vacinas

 

Imagine, que um mosquito te picou, Ok. Porém, esse mosquito já havia picado anteriormente uma pessoa que está com febre amarela. Você sabe do que dependerá o seu adoecimento ou não???

O seu sistema imunitário. Caso você tenha sido imunizado, com a vacina de febre amarela, é claro!!!

 

Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos.

 

Como as vacinas agem em nosso organismo?

 

ação das vacionas no organismo

 

Ao ser introduzida no organismo, espera-se o efeito reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância.

Desta forma, a vacina faz com que o organismo se prepare para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir fortemente em seu combate, fazendo com que ela não se desenvolva, ou caso se desenvolva, venha de forma mais branda.

 

Além de ser um dos assuntos mais cobrados em concurso públicos para a área da saúde, a população deve estar atenta as mudanças e a atualização do seu calendário vacinal, pois algumas vacinas possuem tempo de ação determinado em nosso organismo, havendo a necessidade dos reforços.

 

Vacina no bebe

 

CALENDÁRIOS DE VACINAÇÃO

 

Alterações do Esquema Vacinal que foram realizadas em 2016

 

calendario-1

 

Calendários de Vacinação

calendario-novo-1

calendario-novo-2

 

 

Calendário de Vacinação mais de 7 anos e adolescentes

 

calendario-7-anos

 

OBS: Adolescência compreende dos 10 aos 19 anos de idade (OMS). Caso a pessoa apresente um esquema incompleto, deverá ser completado.

 

 Calendário para Adultos de 20 a 59 anos

 

calendario-4

 

Calendário para 60 anos ou mais

 

calendario-5

OBS: A Pneumocócica 23 é indicada em campanhas, para pessoas de 60 anos ou mais que vivem em instituições fechadas como: casas de repouso, asilos, casas geriátricas e hospitais.

 

Calendário de Vacinação para Gestante e Puérpera

 

calendario-6

 

O Ministério da Saúde já forneceu  informações à respeito do Calendário Vacinal para 2017

Vacina HPV para meninos

 

Vacinas previstas para 2017

 

O Brasil será o primeiro país na América do Sul a fornecer a vacina contra o HPV, de início a vacinação é destinada a população de 12 à 13 anos, porém essa faixa etária deverá ser ampliada até 2.020, na qual o objetivo da vacinação será para a população de 9 à 13 anos

A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/ AIDS, que também passarão a receber as doses.

Como a dose para meninas passou de três para duas no ano de 2016 houve a possibilidade econômica, podendo então ampliá-la aos meninos.

Esquema vacinal: será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

A vacinação contra HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá).

As Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos (Advisory Committee on Imunization Practices) recomendam a imunização para meninos.

A imunização oferecerá proteção contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Meninas de 14 anos em 2017, serão incluídas na vacinação do HPV, as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses.

 

Meningite C

meningite C

 Será inserido no Calendário de Vacinação de 2017 a vacinação contra Meningite C para meninos e meninas de 12 e 13 anos, o objetivo também é atingir a população de 9 as 13 anos até 2020. Constatou-se que com o passar nos anos pode haver a diminuição da imunização que foi realizada na infância.

Essa vacina é ofertada no SUS para crianças, aos três, cinco e 12 meses. A meningite, processo inflamatório das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal – é uma doença considerada endêmica no Brasil.

O esquema vacinal será de um reforço no caso do adolescente que já foi imunizado ou uma dose única.

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/25953-meninos-tambem-serao-vacinados-contra-hpv.

 

Preciso da sua ajuda, me responda se te ajudei a compreender sobre vacinação. O seu contato é muito importante para mantermos ativas as nossas publicações!

Curta, compartilhe, critique e nos dê dicas para posts futuros.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • oliveira 31 out 2017

    Bom. quero saber se uma criança com 4 meses tomar a vacina o que pode ocorrer?

  • Maxi Educa 01 nov 2017

    Bom dia Agradecemos sua participação em nosso post. Quanto à vacina, deve-se respeitar o calendário vacinal,observada a caderneta de vacina. Caso tenha esquecido de dar alguma vacina, procure um Posto de Saúde. Não é aconselhável antecipar a vacina, contudo, caso tenha deixado de aplicar alguma delas não haverá prejuízo. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Acs Sebastião Carvalho 16 jan 2018

    Muito bom Obrigado

  • Maxi Educa 17 jan 2018

    Bom dia Agradecemos sua participação em nosso post deixando aqui seu comentário. Temos outros blogs na área da saúde, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais