fbpx

Capitalismo x Socialismo

Por Vagner Henrique Ferraz 27 out 2015 - 3 min de leitura

5613b0ce42186

Capitalismo e o socialismo são dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Até o fim da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.

Capitalismo x Socialismo

Capitalismo

O capitalismo caracteriza-se pelos meios de produção e propriedade privados, ou seja, que estão nas mãos de vários indivíduos. As decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo (a ideia da mão invisível que controla a economia) e na teoria o mercado possui capacidade de autorregulação, sem a necessidade da interferência do Estado na economia.
Atualmente a maior parte dos países do mundo adota o sistema capitalista, com exceção de Cuba, China, Coréia do Norte e Vietnã.
A grande vantagem do capitalismo é o estímulo direto para a produtividade. Maior produção representa menores custos, que são repassados ao consumidor com preços mais baixos. No sistema capitalista a imaginação, a individualidade e a inovação são incentivados, como maneira de encontrar novos métodos de produção e de exploração do mercado para a obtenção de lucros. Entre os maiores exemplos de sucesso no sistema capitalista estão como Bill Gates, da Microsoft, Larry Page, Sergey Brin (Google), Mark Zuckerberg (Facebook), Shawn Fanning (Napster), e J.K. Rowling (autora de Harry Potter), que através de suas ideias e invenções conseguiram acumular grandes fortunas.
Uma das principais vantagens do capitalismo é também sua grande desvantagem: a produção. A busca cada vez maior pela redução de custos na produção em muitos casos leva a um desgaste e exploração do trabalhador. O ser humano é transformado em uma ferramenta da produção. Além da exploração do trabalho, existe também a exploração da pobreza, necessária para manter baixo o custo da mão-de-obra.

Socialismo

Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.
Sabe-se que as desigualdades sociais já faziam com que os filósofos pensassem num meio de vida onde as pessoas tivessem situações de igualdade, tanto em seus direitos como em seus deveres; porém, não é possível fixarmos uma data certa para o início do comunismo ou do socialismo na história da humanidade. Podemos, contudo, afirmar que ele adquiriu maior evidência na Europa, mais precisamente em algumas sociedades de Paris, após o ano de 1840 (Comuna de Paris).
Na visão do pensador e idealizador do socialismo, Karl Marx, este sistema visa a queda da classe burguesa que lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Segundo ele, somente com a queda da burguesia é que seria possível a ascensão dos trabalhadores.
A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento, com os mesmos ganhos e despesas. Alguns países, como, por exemplo, União Soviética (atual Rússia), China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas ideias no século XX. A mais significativa experiência socialista ocorreu após a Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques liderados por Lênin, implantaram o socialismo na Rússia.
Do ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, seria necessário passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria.
Entre as desvantagens do socialismo está falta de concorrência e de diversidade no mercado, já que ele é controlado pelo Estado. A centralização do poder pelo Estado também dificulta e atrasa a tomada de decisões, feitas a partir de um processo burocrático.

Gostou do assunto? Deixe sua opinião, ela é muito importante para nós.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Ladou Maria 29 mar 2019

    Uma abordagem muito clara e simplificada para o melhor entendimento! Muito obrigada!!!!

  • Maxi Educa 29 mar 2019

    Olá Ladou, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ALISSON 21 maio 2019

    A pesar de existirem alguns equívocos você foi bem objetivo e explicativo de forma clara e coerente.

  • Maxi Educa 21 maio 2019

    Oii Alisson, tudo bem!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cassia silva 30 set 2019

    Quais são as vantagens?

  • Maxi Educa 09 out 2019

    Boa tarde Cassia, tudo bem? Você quer saber a respeito das vantagens de um ou outro sistema? Tudo bem... Vamos lá! O texto do blog lista algumas vantagens e desvantagens a respeito de uma ou outra forma de sistema político. E isso é um baita tema de debate. Coloque dois especialistas em cada área e você verá uma discussão pelo tempo de uma vida onde um jogará algo que acredita ser melhor do que o outro de acordo com o SEU ponto de vista. Então vou lhe responder assim, cada sistema tem vantagens de acordo com o SEU ponto de vista. =) Se você é o tipo de pessoa ambiciosa, que tem ideias e atitudes e acha que pode se destacar (principalmente financeiramente falando) em relação aos outros (...) Se você gosta de grande variedade de ofertas de produtos e serviços e até gosta de se diferenciar por ter algo melhor (pagando a mais por isso) (...) Se está na “parte de cima” da cadeia produtiva ou acha que pode chegar lá... Bom... O capitalismo é o local em que você achará mais vantagens (concordando com o texto). Agora, se você é uma pessoa que também tem atitudes e ideias (pensando no outro), não acha justa a enorme diferença social que nós vivemos (por exemplo), não liga de ter as mesmas condições/oportunidades que os outros (considerando que não tenha ambição de se destacar ou ser “mais”) e acredite que o Estado possa “dar conta” de cuidar de todos. Bom... o Socialismo te mostrará mais vantagens. Só lembrando Cássia, que no caso do socialismo, estamos falando de uma teoria que praticamente não vimos em prática como ela deveria ser. A própria China que foi citada no corpo do texto tem um socialismo bem meia boca em vários aspectos. Já cantava Humberto Gessinger: “...todo já tomou a Coca-Cola e a Coca-Cola já tomou conta da China...”. Ajudou um pouco? Essa questão é para debates mesmo e enxergar as vantagens vai de cada um. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Alencastro 05 abr 2020

    Interessante que o autor não achou nenhuma desvantagem no capitalismo! Será que não tem?

  • Maxi Educa 15 abr 2020

    Olá Alencastro, Tudo bem? Gostaria de pedir-lhe encarecidas desculpas pela demora em respondê-lo, pois diante à essa pandemia estamos com nossa equipe bem reduzida. Agradecemos a leitura e participação em nosso blog. Nossos posts possuem conteúdo meramente informativo e também relacionado à conteúdos cobrados em concursos públicos. Por nossa ética, sempre procuramos abordar os diversos assuntos de acordo com o pensamento comum. Cada um dos sistemas citados possui vantagens e desvantagens de acordo com o ponto de vista de cada leitor. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais