fbpx

3 COISAS QUE PODEMOS APRENDER COM OS CIBERATAQUES DE MAIO DE 2017

Por Wesley Carçado 02 jun 2017 - 3 min de leitura

 No mês de maio, o mundo inteiro sofreu com uma onda de ciberataques, que ocorreu no dia 12 (Sexta-Feira), afetando o Brasil e mais de 70 países. Os hackers responsáveis pelos ataques buscaram alvos que variavam de órgãos governamentais até grandes empresas privadas.

Como aconteceu

COMO ACONTECERAM OS CIBERATAQUES?

 

como aconteceram

 

Segundo especialistas, o ataque aconteceu por meio de uma falha no sistema operacional Windows que deixou diversos computadores vulneráveis, juntamente com ferramentas desenvolvidas pela NSA (Agência Nacional de Segurança, dos Estados Unidos), possibilitando a instalação de um Hansomware apelidado de “WannaCry (Quer chorar).

A falha do sistema operacional Windows foi exposta em março e a Microsoft recomendou a atualização de versões do sistema. E ainda alertou que todas as versões anteriores ao Windows 10 podem estar vulneráveis, caso não estejam devidamente atualizadas.

E aí, quais as 3 coisas que podemos aprender com estes ataques?

O QUE É UM HANSOMWARE

 

Ransomware

fonte: http://www.cnbc.com

Um Hansomware é um software malicioso, cuja finalidade é solicitar um resgate para liberação dos sistemas infectados. Neste caso o malware criptografou os arquivos do computador infectado, tornando-os inacessíveis, de uma maneira que só seria possível acessá-los novamente através de uma série de comandos liberados pelo criador do software. Este ransomware em específico exibia uma mensagem exigindo um resgate de aproximadamente US$300. 

 

COMO SE PREVINIR

 

como prevenir

Como em qualquer situação envolvendo vírus de computador, a melhor maneira para se prevenir é instalar um antivírus de confiança e manter seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados.

Além das precauções que envolvem os softwares instalados no computador, deve se tomar muito cuidado com todos os conteúdos que são acessados, desde sites até e-mails recebidos.

O QUE FAZER QUANDO JÁ ACONTECEU

ciberataques

 

Quando um hansomware infecta um computador, algum serviço fica indisponível e é muito comum que o ataque seja em cima dos arquivos do usuário. E você pode se perguntar: O que raios eu posso fazer quando meu computador já foi infectado?

Primeiro de tudo e mais importante, é saber que não é necessário correr e pagar o resgate solicitado pelos hackers.

Tenha muita calma e faça uma pesquisa minuciosa sobre o que pode ter acontecido, qual o malware específico está causando e se já existem vacinas para ele.

Muitas empresas de segurança, como Avast e Kaspersky trabalham constantemente em busca de soluções para este tipo de situação. Sempre que eles encontram um antidoto, estes são liberados em páginas de notícias da empresa e disponibilizados para download, na maioria das vezes de maneira gratuita.

Caso não tenha encontrado nenhuma vacina para o malware em questão, busque uma cópia de segurança de todos os seus arquivos. Sim é importante ter um BKP dos seus arquivos justamente para este tipo de imprevisto. Tendo o BKP dos arquivos, basta formatar seu computador e restaurar seus arquivos.

Infelizmente não há uma maneira simples de se livrar dos ransomwares, portanto se nenhuma das sugestões anteriores tenha funcionado, sugerimos buscar um especialista em segurança da informação para que possa buscar alguma alternativa mais específica.

De qualquer modo, não é recomendado pagar o resgate solicitado, pois não se sabe quem está comandando o ataque, logo não há nenhuma garantia de que os dados serão restaurados. Além de que negociar com a pessoa responsável por tal ato, é o equivalente a negociar com um criminoso.

E aí entendeu o que aconteceu nestes ataques? Gostou do conteúdo sobre ciberataques? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo para que possamos trocar algumas ideias.

Recomendo fortemente que você leia também nosso post sobre os diferentes tipos de vírus e ameaças para computador, que segue, acessando abaixo:

https://www.maxieduca.com.br/blog/tipos-virus-combater/

Um abraço e até a próxima!

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais