5 assuntos mais cobrados sobre Matemática em concursos públicos.

A maioria das pessoas quando leem um edital de concurso e encontram a disciplina de Matemática, sofrem calafrios, que vão do dedão do pé até o último fio de cabelo, pois acreditam que Matemática é um terror.
Por Mario Ferrara 03 maio 2019 - 7 min de leitura
7 min

Falaê meus queridões e minhas queridonas, o tema de nosso blog hoje é sobre 5 dos assuntos mais cobrados sobre Matemática nos concursos públicos do nosso “Brasilzão”.

A maioria das pessoas quando leem um edital de concurso e encontram a disciplina de Matemática, sofrem calafrios, que vão do dedão do pé até o último fio de cabelo, pois acreditam que Matemática é um terror.

 

Fonte: https://giphy.com/gifs/5qoRdabXeT4GY

 

A Matemática mais cobrada em concursos públicos é aquela que se estende do 6° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Nosso foco não é falar sobre a tristeza que está nosso ensino de Matemática, principalmente o ensino público, mas sim sobre o que pode mais ser cobrado em sua prova e como resolver estes problemas.

Muitos candidatos estudam, estudam, estudam Matemática, mas não aprendem nada, muito provavelmente por estar com a cabeça em outro lugar, ou já falar que não sabe Matemática, ou ainda, que não consegue entender o que o problema está pedindo. Uma mente tranquila, no lugar, focada, pode ser alguns dos melhores recursos da aprendizagem, para estudar procure estar sempre descansado e evite várias horas seguidas de estudos, tenha sempre um intervalo para descansar.

Por mais que façamos aqui uma lista com 5 assuntos mais cobrados, existem os concursos específicos que podem cobrar outros assuntos, mas eu sugiro que para estudar Matemática você deve resolver o máximo de exercícios possíveis, quando se deparar com algum que não consegue resolver, procure a resolução dele e não apenas a resposta, procure assistir vários vídeos, em nosso canal no YouTube temos uma quantidade enorme, com certeza pelo menos um será do que está procurando, acesse aqui, também estamos no Facebook e no Instagram, não esqueça de se inscrever, pois tem notícias atualizadíssimas sobre concursos todos os dias!

Procure também inserir a Matemática no seu cotidiano, como por exemplo, trabalhando com dinheiro, em vez de fazer a conta na calculadora do celular, tente realizar em mente, depois confira no celular para não receber o troco errado (rsrsrsrsrsrs), também procure se questionar, ao ver um produto por um determinado preço tente calcular 10 desses produtos, ou se for comprar frutas no supermercado, pense em quanto você pagaria por comprar meio quilograma, sendo que o preço está dado por um quilograma.

Chega de lengalenga! Vamos retornar ao nosso assunto dos 5 assuntos mais cobrados!

 

Em quinto lugar, elegi o estudo de EQUAÇÕES DE 1° GRAU E PROBLEMAS.

 

Quem não entender nada sobre equação do 1° grau, leia este outro blog antes de iniciar.

Primeiro devemos ler e entender o problema, como um todo. Num segundo momento, devemos separá-lo em partes e resolver essas pequenas partes, facilitando assim a sua resolução. E para finalizar, devemos unir essas pequenas partes resolvidas e resolver o todo.

 

Exemplo

Clássico! A idade de um pai é igual ao triplo da idade de seu filho. Calcule essas idades, sabendo que juntos têm 60 anos.

Primeiro passo: não sabemos a idade do pai, e ela é a mais importante, pois a idade do filho depende da idade do pai, logo é esta bendita que chamaremos de (tum tum tum) “X”, terror da maioria.

Se a idade do pai é x, então a idade do filho só pode ser 3x (pois é o triplo de x), se eles juntos possuem 60 anos, então se somarmos eles o resultado deve ser 60, formulando o problema:

x + 3x = 60

 

Resolvendo (letra para um lado e número para o outro invertendo os sinais)

4x = 60

x = 60/4

x = 15

 

Logo a idade do pirralho é de 15 anos e de seu pai o triplo, 3×15 = 45 anos.

 

Em quarto lugar, temos as ÁREAS DE QUADRILÁTEROS.

 

Que nada mais é que calcular a área do quadrado, retângulo, trapézio, losango e paralelogramo

Quadrilátero é todo polígono que possui 4 lados, tem 2 diagonais, a soma dos ângulos internos é igual à 360º, a soma dos ângulos externos é igual à 360º e é o único polígono em que a soma dos ângulos internos é igual à soma dos ângulos externos. Se quiser saber mais sobre os quadriláteros acesse aqui.

 

Mas vamos mostrar as suas áreas.

Trapézio: A = (B+b).h/2, onde B é a medida da base maior, b é a medida da base menor e h é medida da altura.

Paralelogramo: A = b.h, onde b é a medida da base e h é a medida da altura.

Retângulo: A = b.h

Losango: A = D.d/2, onde D é a medida da diagonal maior e d é a medida da diagonal menor.

Quadrado: A = l2, onde l é a medida do lado.

Questãozinha para refrescar a memória meu caro!

 

(UEM – Técnico Administrativo – UEM/2017) Rui fez um canteiro retangular de 12,5 m de comprimento por 6 m de largura. Então a área deste canteiro, em m², é igual a

(A) 18,5.

(B) 37.

(C) 72.

(D) 74.

(E) 75.

 

Questão super fácil de se resolver, mais fácil que tirar doce a boca de um bebê!

Comprimento: 12,5m

Largura: 6m

Assim a área será 12,5 x 6 = 75m²

 

Cooooontinuandooo…

 

Em terceiro lugar, temos Probabilidade.

 

Qual é a probabilidade de cair probabilidade em sua prova???? Hááááááá, ié ié!

 

Fonte: https://giphy.com/gifs/pomsmovie-pom-poms-movie-3ouVIL3mpuL4yIGQZx

 

É elementar meu caro Watson, que você deverá lembrar da parte básica, como sendo a divisão do total de chances de ter um acontecimento pelo total de chances. Caso queira se aprofundar no assunto acesse aqui.

 

Em outras palavras:

Considerando um espaço amostral S, não vazio, e um evento E, sendo E ⊂ S, a probabilidade de ocorrer o evento E é o número real P (E), tal que:

 

 

Sendo 0 ≤ P ≤ 1 e um conjunto equiprovável, ou seja, todos os elementos têm a mesma “chance” de acontecer.

 

Onde:

n = a chance de acontecer o evento.

E = número total de elementos do espaço amostral.

 

(ENEM) Em uma central de atendimento, cem pessoas receberam senhas numeradas de 1 até 100. Uma das senhas é sorteada ao acaso.

Qual é a probabilidade de a senha sorteada ser um número de 1 a 20?

(A) 1/100

(B) 19/100

(C) 20/100

(D) 21/100

(E) 80/100

 

Queremos descobrir a chance de sair uma senha cujo número seja entre 1 e 20, logo temos 20 possibilidades de um total de 100, assim 20/100, alternativa (C).

 

Emmmmmmmmmm segundo lugar, temos porcentagem!

 

Ahhh que maravilha, porcentagem é um assunto que todo mundo adora, não? Pois é o cálculo de porcentagem é bem simples, para encontrar a porcentagem de um número, basta calcular por Regra de Três (não posso falar sobre Regra de Três) multiplicando pela porcentagem e dividindo por 100.

 

Exemplo

(ENEM) Para aumentar as vendas no início do ano, uma loja de departamentos remarcou os preços de seus produtos 20% abaixo do preço original. Quando chegam ao caixa, os clientes que possuem o cartão fidelidade da loja têm direito a um desconto adicional de 10% sobre o valor total de suas compras.

Um cliente deseja comprar um produto que custava R$50,00 antes da remarcação de preços. Ele não possui o cartão fidelidade da loja. Caso esse cliente possuísse o cartão fidelidade da loja, a economia adicional que obteria ao efetuar a compra, em reais, seria de

(A) 15,00

(B) 14,00

(C) 10,00

(D) 5,00

(E) 4,00

 

Precisamos descobrir quanto a pessoa pagaria com os 20% de desconto, assim:

50 x 20 = 1000 : 100 = 10, assim teve 10 reais de desconto, passando a custar 40 reais, como ele não tem o cartão fidelidade pagará 40, mas se ele tivesse o cartão deveria ter mais um desconto de 10%, ou seja, 40 x 10 = 400 : 100 = 4 reais, logo ele teria uma economia a mais de 4 reais, alternativa E.

 

Para fechar com chave de ouro, vamos ver o assunto mais cobrado na maioria dos concursos.

 

Em primeiro lugar, o assunto escolhido foi REGRA DE TRÊS SIMPLES ou COMPOSTA.

 

Vamos ver um pouquinho sobre a regra de três simples, aquela que a galera de humanas venera, ama de paixão.

Regra de três Simples envolve duas grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.

Caso você queira se aprofundar em Regra de Três Simples ou Composta, acesse aqui ou aqui.

 

(FUNCAB) Numa transportadora, 15 caminhões de mesma capacidade transportam toda a carga de um galpão em quatro horas. Se três deles quebrassem, em quanto tempo os outros caminhões fariam o mesmo trabalho?

(A) 3 h 12 min

(B) 5 h

(C) 5 h 30 min

(D) 6 h

(E) 6 h 15 min

 

Vamos analisar os fatos, trabalharemos aqui com quantidade de caminhões e tempo, logo montaremos o problema assim:

15 caminhões, 4 horas

Menos 3 caminhões, ou seja, 12, está para o valor que queremos descobrir: “x”

 

 

Como diminuíram o número de caminhões, devemos aumentar o tempo, logo serão grandezas inversamente proporcionais e “na inversa, nós invertemos”.

Alternativa B.

 

Portanto finalizamos meus amores e minhas amoras!

Caso tenha curtido, mande nos comentários, ou se tiver dúvidas também, será o maior prazer lhe responder!

Se tiver alguma sugestão de tema para abordarmos, por gentileza mande que nós escreveremos sobre. =)

Um grande abraço e bons estudos!

 Até a próxima!

Tchau!

 

Fonte:http: https://giphy.com/gifs/the-end-thats-all-folks-lD76yTC5zxZPG
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