fbpx

Perca peso mas não perca noites de sono pensando nos riscos e procedimentos da cirurgia bariátrica

Por Fabíola Gonçalves Yamauchi 04 abr 2017 - 7 min de leitura

 A Cirurgia Bariátrica ou Metabólica é um procedimento eficaz para a obesidade e mesmo em alta ainda causa muitas dúvidas acerca do procedimento, é importante salientar sua eficácia no combate a diabetes tipo 2, hipertensão e outras doenças causadas pela obesidade. Acesse e fique por dentro das atualidades desse procedimento, bem como os seus diferentes tipos, riscos e indicações.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza operações deste tipo, com 80 mil registros por ano, e fica atrás apenas dos EUA. O crescimento nos últimos dez anos foi de 300% e a taxa de mortalidade de pacientes que optam pelo tratamento não ultrapassa 0,15%.

cirurgia_bariatrica

Fonte: http://boaformaesaude.com.br

História da Cirurgia Bariátrica no Brasil

Historia da cirurgia bariatrica no Brasil

A história da cirurgia bariátrica no Brasil começa na década de 1970 com os trabalhos iniciais do cirurgião da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Salomão Chaib utilizando técnicas de derivações jejuno-ileais do tipo Payne (1969).

Apesar de no início os resultados terem sido desanimadores, com problemas de segurança para pacientes e resultados limitados, médicos e cirurgiões da FMUSP mantiveram pesquisas e acompanharam as principais tendências internacionais da especialidade.

Com isso, trilhou-se um caminho aberto na década de 1980 por Edward Mason, cirurgião americano considerado um dos pais da cirurgia bariátrica e um dos fundadores da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – ele foi o primeiro a introduzir o conceito de restrição gástrica, que levou ao desenvolvimento de técnicas como o bypass gástrico, gastroplastia horizontal e gastroplastia vertical com anel de polipropileno.

Quais são as indicações

obesidade

fonte: http://www.campinas.com.br

– Pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 40 ou;

-IMC igual ou maior que 35, caso ele tenha comorbidades associadas à obesidade, como diabeteshipertensãodislipidemias.

A cirurgia também é indicada em pacientes com idade entre 18 e 65 anos e história de tratamentos clínicos, por pelo menos 1 ano, sem sucesso.

 

Antes de aprofundarmos no assunto, o que a pessoa que tem interesse em passar por esse procedimento deve saber?

 

1) o paciente está dentro dos critérios de indicação?

2) há algum critério de contraindicação, tais como doenças graves como cirrose hepática, doenças renais, psiquiátricas, vícios (droga, alcoolismo), disfunções hormonais, etc?

Em todos os casos o paciente deverá, obrigatoriamente, ter pleno conhecimento das características, necessidades, riscos e limitações de cada cirurgia. Ele deverá participar de reuniões com a equipe multiprofissional e com pacientes já operados para poder ter certeza da sua decisão.

  

TIPOS DE CIRURGIA

Tipos de cirurgia

As cirurgias diferenciam-se pelo mecanismo de funcionamento Existem três procedimentos básicos da cirurgia bariátrica e metabólica, que podem ser feitos por laparotomia (abordagem aberta)ou por videolaparoscopia (menos invasiva e mais confortável ao paciente):

 

Restritivos – que diminuem a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de comportar.

Disabsortivos – que reduzem a capacidade de absorção do intestino.

Técnicas mistas – com pequeno grau de restrição e desvio curto do intestino com discreta má absorção de alimentos.

São aprovadas no Brasil quatro modalidades diferentes de cirurgia bariátrica e metabólica (além do balão intragástrico, que não é considerado cirúrgico):

Bypass gástrico (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”)

duodenal-switch

fonte: http://www.sbcbm.org.br

Estudado desde a década de 60, o bypass gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. O paciente submetido à cirurgia perde de 40% a 45% do peso inicial. 

Nesse procedimento misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial. 

Uma curiosidade: a costura do intestino que foi desviado fica com formato parecido com a letra Y, daí a origem do nome. Roux é o sobrenome do cirurgião que criou a técnica.

 

 

Banda gástrica ajustável

 

banda-gastrica

fonte: http://www.sbcbm.org.br

Criada em 1984 e trazida ao Brasil em 1996, a banda gástrica ajustável representa 5% dos procedimentos realizados no País.

Apesar de não promover mudanças na produção de hormônios como o bypass, essa técnica é bastante segura e eficaz na redução de peso (20% a 30% do peso inicial), o que também ajuda no tratamento do diabetes.

Um anel de silicone inflável e ajustável é instalado ao redor do estômago, que aperta mais ou menos o órgão, tornando possível controlar o esvaziamento do estômago.

 

Gastrectomia vertical

 

gastrectomia-vertical

fonte: http://www.sbcbm.org.br

Nesse procedimento, o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).

Essa intervenção provoca boa perda de peso, comparável à do bypass gástrico e maior que a proporcionada pela banda gástrica ajustável.

É um procedimento relativamente novo, praticado desde o início dos anos 2000. Tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lípides (colesterol e triglicérides).

 

Duodenal Switch

 

É a associação entre gastrectomia vertical e desvio intestinal. Nessa cirurgia, 85% do estômago são retirados, porém a anatomia básica do órgão e sua fisiologia de esvaziamento são mantidas.

O desvio intestinal reduz a absorção dos nutrientes, levando ao emagrecimento. Criada em 1978, a técnica corresponde a 5% dos procedimentos e leva à perda de 40% a 50% do peso inicial.

http://www.sbcbm.org.br/wordpress/tratamento-cirurgico/cirurgia-laparoscopica/

 

Terapia auxiliar – Balão intragástrico

 

Balao intragastrico

fonte: http://www.rsaude.com.br

Reconhecido como terapia auxiliar para preparo pré-operatório, trata-se de um procedimento não cirúrgico, realizado por endoscopia para o implante de prótese de silicone, visando diminuir a capacidade gástrica e provocar saciedade.

O balão é preenchido com 500 ml do líquido azul de metileno, que, em caso de vazamento ou rompimento, será expelido na cor azul pela urina.

O paciente fica com o balão por um período médio de seis meses. É indicado para pacientes com sobrepeso ou no pré-operatório de pacientes com super obesidade (IMC acima de 50 kg/m2).

Qualquer que seja a escolha técnica é importante que os operados e candidatos à cirurgia tenham pleno conhecimento de que, na verdade, a opção não é por uma cirurgia, mas, sim, por um programa de tratamento que, além da operação, envolva mudanças profundas do estilo de vida com reeducação alimentar, atividade física regular e acompanhamento. Suplementação protéico-vitamínico-mineral também faz parte do tratamento e vai depender da evolução de cada paciente e do resultados de exames que devem ser realizados periodicamente pelos operados.

Riscos e resultados

 

 deixando de ser gorda

fonte: http://drafabianafranca.com.br

 

Desde que o procedimento seja realizado em centros especializados com atenção de equipe multidisciplinar, os resultados são muito bons. A cirurgia por via de acesso laparoscópico apresenta risco muito baixo e rápida recuperação, sendo que a maioria dos pacientes retorna às atividades normais em cerca de 7 a 12 dias e, em 30 dias, está liberado para realização de atividade física. As novidades em relação as técnicas são o início do uso da cirurgia robótica e de alguns novos procedimentos endoscópicos que ainda seguem em avaliação de efetividade e segurança, porém, em breve, vai ser possível a identificação das melhores situações de indicação para estas novas tecnologias.

De acordo com Dr. Ricardo Cohen (Minha Vida) “A chance de sucesso de uma operação bariátrica hoje em dia, sem óbito, é de 99,85% em Centros de Excelência. O índice de complicações severas, que defino como aquelas que requerem alguma intervenção, seja por meio de tratamento clínico ou mesmo reoperações, é pequeno, por volta de 1 a 2%. Com o acesso laparoscópico, aperfeiçoamento dos materiais e treinamento das equipes cirúrgicas, esse número é pequeno. ´´

E aí, Esse assunto foi interessante? Seu contato é sempre muito importante.

Até breve!

Fontes:
http://www.sbcbm.org.br
http://www.endocrino.org.br/novos-criterios-para-cirurgia-bariatrica
http://www.abeso.org.br/coluna/cirurgia-bariatrica/cirurgia-bariatrica-a-situacao-atual-do-brasil
http://www.minhavida.com.br/saude/
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Lourenca Bezerra Miguel 04 maio 2020

    As bariátrica são feiras com cirurgia tipo Cesária dependendo do médico ou opções dos pacientes

  • Maxi Educa 15 maio 2020

    Olá Lourenca, tudo bem? Agradecemos o contato e gostaríamos de ressaltar que nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo. De modo que, de maneira alguma, possuímos competência ou autorização para apresentarmos quaisquer tipos de informações de como funciona essa cirurgia. Indicamos que você procure um médico e que irá tirar todas as suas dúvidas. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rodrigo Barbosa 09 jul 2020

    Adorei o post. Modernidade em Lousa de Vidro Em Campinas, Sao Paulo - SP

  • Maxi Educa 10 jul 2020

    Olá Rodrigo Barbosa, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais