fbpx

Banca Examinadora: Saiba o nível de cobrança de cada uma delas

Por Heitor Ferreira 22 fev 2020 - 3 min de leitura

Salve, salve guerreiros, como vocês estão? Espero que bem, porque hoje, hoje vamos falar de um conteúdo muito massa, e quero você 110% focado comigo. Prontos pra quebrar a Banca?

Nesse post trataremos a apresentação do perfil de cobrança de cada banca examinadora, como: CESPE; VUNESP; FCC; e ENEM.
https://giphy.com/gifs/salonline-school-learn-escola-H7erG4AAzJ6y9vijNC

Como vocês já sabem, a REDAÇÃO é muito importante nas provas do nosso país, e para isso, hoje vamos analisar como algumas das principais bancas do país abordam ela na prova. Bom, como você já sabe a importância da mesma, hoje trataremos de apresentar o perfil de cobrança em torno das seguintes bancas:

  • CESPE;
  • VUNESP;
  • FCC; e
  • ENEM.

Agora, bora ao que interessa!

Nesse post trataremos a apresentação do perfil de cobrança de cada banca examinadora, como: CESPE; VUNESP; FCC; e ENEM.
https://giphy.com/gifs/bandtv-novela-amor-proibido-7zfZiDUCEEw12eG089

Banca CESPE

Dentro da banca CESPE, é preciso ter bastante atenção com os temas atualizados, a banca adoro trazer alguns temas polêmicos para os candidatos desenvolverem sua dissertação, além disso, é uma banca extremamente tradicional, sendo assim, evite trazer sua opinião, o examinador não quer saber o seu candidato favorito à presidência, mas o seu conhecimento sobre o tópico cobrado. Logo, não comece a escrever o que você pensa, mas foque em desenvolver o seu conhecimento e raciocínio sobre o assunto cobrado.

Banca VUNESP

Dentro da VUNESP, muita atenção para as atualidades, o perfil dos elaboradores dos exames, é de trazer alguns links extremamente atualizados para ver se o candidato está ligado com o mundo em que vive, além disso, ela costuma trazer temas oportunos a carreira que você está prestando.

Ademais, vale lembrar, que o tema é constantemente formulado em forma de pergunta, que deve ser respondida durante a argumentação do candidato. Deste modo, você, não vai precisar interpretar o tema e entender o que a banca quer, porque a pergunta já vai estar ali, basta ter bons argumentos para obter a nota máxima.

Banca FCC

Dentro do perfil cobrado pela banca FCC, é necessário entender alguns pontos diferenciados, afinal, a banca gosta de cobrar alguns temas subjetivos, para ver se o candidato está de fato apto para produzir um bom texto.

Dentro dessa perspectiva, a FCC aplica provas de concursos considerados de alto rendimento, portanto, há uma exigência de que o candidato vá além do domínio da norma culta da língua portuguesa e do emprego do tipo textual dissertativo-argumentativo, com isso, espera-se do candidato uma reflexão amadurecida, que mostre o seu repertório cultural, seu capital cultural. 

Ademais, é necessário ressaltar que a FCC vem cobrando dois tipos textuais em suas redações: a dissertativa-argumentativa e o estudo de caso, o primeiro é o mais conhecido (introdução, desenvolvimento e conclusão), no qual o candidato precisará defender uma tese, um posicionamento a partir de argumentos coerentes, lógicos, bem fundamentados, já o segundo, visa à análise de uma situação-problema da realidade específica do conhecimento profissional do cargo almejado, isto é, o candidato precisará movimentar conhecimento técnico de uma área específica do saber para demonstrar como solucionaria determinada problemática.

Banca ENEM

No que tange a proposta de redação prevista no ENEM, devemos considerar que a dissertação, porém, ela tem uma exceção, afinal, em sua proposta existe a exigência de produzir uma proposta de intervenção.

Sabendo disso, corriqueiramente, as propostas de redação apresentadas pelo ENEM trazem debates sobre relevantes do nosso país, pedindo assim, que o candidato tenha uma organização de ideias crescente e conclua seu texto com uma proposta ótima para o tema proposto.

Outrossim, o ENEM é muito atualizado, e sempre gera muitos boatos sobre os possíveis temas que serão cobrados, fazendo com que muitos alunos percam muito tempo tentando deduzir o tema, ao invés, de produzir redações com qualidade sobre qualquer uma das possibilidades que venham a ser propostas.

Nesse post trataremos a apresentação do perfil de cobrança de cada banca examinadora, como: CESPE; VUNESP; FCC; e ENEM.
https://giphy.com/gifs/thumbs-up-robert-downey-jr-smiling-diUKszNTUghVe

Sabendo disso, vamos entender o que vai diferenciar você do restante dos candidatos, para obter a maior nota na redação e produzir uma redação em um padrão que deixe o corretor extremamente satisfeito, você precisa pensar fora da caixa, usar elementos sociológicos, filosóficos e realizar paralelos históricos, esses fatores, irão tirar você da média, colocando você sempre um passo à frente dos concorrentes.  

Para ajudar, segue os meus dois vídeos que vão dar um primeiro ponta pé inicial para você sair de uma redação média para uma máxima.

Guerreiro, agora é só colocar a mão na massa, ou melhor, no papel e caneta e produzir.

Bons estudos, e aguardo você no próximo blog.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais