fbpx

Você sabe como analisar um edital de concurso? Nós ensinamos!

como analisar um edital de concurso
Por Fernando Massarotti 02 set 2019 - 3 min de leitura

Cronogramas, livros e apostilas sem fim: essa é a vida de quem vai estudar para concurso. Mas você não está se esquecendo de um detalhe importante? O edital! Não subestime as regras do jogo, combinado? Saber como analisar um edital de concurso já coloca você uns passos à frente de outros candidatos.

Afinal, é ali que estarão descritas as principais especificidades do certame. Cargos, estilos de prova e conteúdos programáticos — tudo isso muda a forma como você precisa organizar seus estudos. Sabia que cada banca examinadora leva em conta critérios diferentes na hora de avaliar as respostas?

Sim, cada concurso é único. Por isso, venha comigo nesta leitura! Vamos ensinar como analisar o edital!

Os cargos

Geralmente, após as disposições preliminares do concurso público — que incluem a validade de homologação do certame e alguns respaldos legais para a inscrição dos candidatos — a primeira seção que merece importância é a dos cargos.

Aqui, você vai ver quais são as vagas abertas para os concurseiros, além de um detalhe fundamental: os requisitos básicos. Deixar passar essa informações pode levar a uma jornada de estudos em vão, já que existe a possibilidade de você não ter a formação necessária para a vaga.

Também é nessa parte que o edital descreve o salário para cada vaga. Então, imprima, grife com um marca-texto bem chamativo e fixe essa parte em um espelho da sua casa. Afinal, é uma baita motivação para permanecer firme e forte na rotina de estudos.

As inscrições

Depois, costuma vir a seção com informações sobre as inscrições. Leia e releia essa parte com muito carinho. É aqui que estarão indicados os prazos e o local para candidatura, os dados para pagamento da inscrição e as especificidades para pessoas com deficiência e autodeclarados negros.

Se você perder as datas, não tem choro nem vela — o sonho do cargo de servidor público ficará para a próxima. Então, cuidado redobrado!

As provas

Na seção sobre as provas, você ficará sabendo como é a cobrança dos conteúdos: o estilo de avaliação (múltipla escolha, questões dissertativas, estudo de caso etc.), a duração do exame e a data de aplicação. Esse é outro trecho do edital que merece um espacinho no seu espelho ou um post-it na tela do computador.

Os critérios de classificação

Em seguida, a publicação costuma descrever como são os critérios de julgamento das provas pela banca. Elas sãos dicas fundamentais sobre como analisar um edital de concurso:

  • tenha atenção no peso de cada parte da prova — assim, você consegue definir os conteúdos que merecem mais dedicação;
  • repare se há algum critério eliminatório, como zerar uma matéria ou deixar a redação sem título — como dizem, “o diabo mora nos detalhes”;
  • fique atento à necessidade de ir com roupas específicas ou com atestado médico recente em testes de aptidão física;

O conteúdo programático

Não menospreze o conteúdo programático do edital. Muitos concurseiros acabam comprando apostilas antigas com a doce ilusão de que os certames são todos iguais. Mas vai que, justamente nesse, incluíram uma matéria nova ou retiraram alguns temas?

Além disso, a lista de assuntos cobrados é extensa, mas vale a pena colocar todos eles no seu plano de estudos — não duvide da lei de Murphy! Você não vai querer ser desclassificado por causa de uma única matéria que deixou para trás, não é?

Agora que você sabe como analisar um edital de concurso é um baita adianto na vida do concurseiro, siga essas dicas. Esse é o primeiro passo para entender as especificidades da prova, programar-se com os prazos e os conteúdos. Assim, dá para fazer um plano de estudos matador!

Quer ficar por dentro de outras dicas para mandar bem no concurso? É fácil: assine a nossa newsletter! Sempre que tiver um conteúdo interessante, nossa equipe avisa para você!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais