fbpx

Como estudar em casa para OAB? Veja agora que é possível!

como estudar em casa para oab
Por Bruno Tulim e Silva 27 jun 2019 - 5 min de leitura

A aprovação no exame de Ordem é fundamental para exercer a profissão de advogado, o que faz com que essa seja uma preocupação comum entre os estudantes e bacharéis em Direito. Nesse contexto, muito ficam em dúvidas se é possível estudar em casa para OAB.

Conciliar os estudos com outras tarefas diárias, como o trabalho e a faculdade, torna-se um malabarismo na vida desses estudantes, o que dificulta a busca por apoio profissional (seja um professor especialista ou um curso). Porém, existem algumas dicas simples que vão ajudar nessa tarefa.

Quer saber como estudar para a prova da OAB em casa? Então, continue a leitura deste post e conheça as dicas que separei para ajudar você nessa tarefa!

 

Crie um roteiro de estudos

 

Para facilitar os estudos, uma dica fundamental é organizar um roteiro com todas as matérias devem ser estudadas. Monte um cronograma para acompanhar a produtividade e defina metas para você seguir durante a preparação.

Verifique o edital para saber quais as matérias devem ser incluídas e divida-as entre os dias disponíveis até a data da prova. Aqui, a dica é considerar o número de questões de cada matéria e o nível de dificuldade, para otimizar os estudos e focar nos conteúdos mais importantes para o exame. Por exemplo, o Código de Ética de Disciplina e o Estatuto da Advocacia somam 8 questões, enquanto Filosofia do Direito é cobrada em apenas 2 perguntas.

 

Use materiais de qualidade

 

Uma boa preparação exige materiais de qualidade para os estudos. Um Vade Mecum atualizado, que siga as regras do edital da prova, é fundamental para que o candidato compreenda totalmente a legislação e já faça as marcações necessárias para a segunda fase.

Ler doutrinas, principalmente livros esquematizados desenvolvidos com foco no exame, também é uma boa prática. Aqui, uma ótima dica é contar com cursinhos preparatórios. Você encontra modalidades online que ajudam na hora de estudar em casa para a OAB e oferecem materiais de apoio desenvolvidos com foco na prova.

Não se esqueça de manter tudo organizado em um local para os estudos, junto aos demais materiais necessários, como canetas, marca-texto, caderno etc. Dessa forma, você terá mais praticidade nos momentos de dedicação.

 

Resolva provas anteriores

 

Conhecer a banca é importante para se habituar ao estilo da prova e à linha de raciocínio exigida. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo exame da OAB, é conhecida pelas questões interdisciplinares, envolvendo mais de uma área do Direito.

Resolver questões anteriores é uma ótima forma de fazer isso: você conseguirá entender o estilo das provas e identificar as famosas pegadinhas, enquanto revisa as matérias estudadas. Essa dica também ajuda a verificar os pontos que precisam ser revisados.

Além disso, pesquise perguntas da banca em outras provas nos concursos públicos. Como eles trabalham com banco de questões, é comum que surjam perguntas sobre o mesmo tema, apenas com uma construção diferente. Assim, além de se acostumar uma estrutura do exame, você também poderá direcionar os estudos da melhor forma.

 

Faça simulados

 

Uma dificuldade comum dos candidatos é a gestão do tempo durante o exame na primeira fase, pois são 80 questões que devem ser resolvidas em 5 horas. Na segunda etapa é preciso desenvolver uma peça prática processual e resolver 4 perguntas dissertativas (que podem ser divididas em mais de uma pergunta).

Por isso, além das outras dicas sobre como estudar em casa para OAB, é fundamental pesquisar simulados disponíveis. Os cursos preparatórios costumam ofertar essas provas, muitas vezes de forma aberta ao público em geral. Assim, você consegue avaliar o seu desempenho e aprende a lidar melhor com o tempo disponível para a prova.

 

Assista a aulas online

 

Para quem tem mais facilidade nos estudos assistindo a aulas e ouvindo explicações, é possível encontrar algumas opções pela internet. Alguns professores liberam aulas gratuitas em seus canais do YouTube, esclarecendo algumas dúvidas pontuais e dando dicas ou macetes que podem ser usados na prova.

Muitos cursinhos também contam com canais específicos, em que fornecem aulas demonstrativas e outros vídeos gratuitos para o público. Enfim, existem diversas formas de encontrar videoaulas com foco no exame de ordem. O importante é garantir atualização do conteúdo e a experiência do professor no assunto.

 

Monte cursos preparatórios

 

Sem dúvidas, fazer cursinho preparatório é uma ótima dica para quem deseja otimizar a preparação para prova. Como já dissemos, quem deseja estudar em casa para a OAB pode investir nas opções online.

Portanto, procure opções ofertadas por instituições que tenham experiência em relação à prova da OAB, para garantir que os estudos serão direcionados corretamente. Além das videoaulas, os cursos também oferecem materiais elaborados pelos professores com foco no edital.

Uma alternativa para garantir que o cursinho atenderá às suas expectativas é optar por cursos personalizados, em que o aluno monta de acordo com as necessidades. Se você não quer aulas sobre determinado conteúdo, por exemplo, não será preciso pagar por elas: basta montar um pacote apenas com as matérias que você deseja.

 

Esclareça dúvidas

 

Durante os estudos, é comum que surjam dúvidas sobre a matéria, principalmente durante a solução de questões. Sempre que você tiver algum questionamento, faça pesquisas para esclarecer o assunto até não restarem perguntas sobre ele.

Caso esteja fazendo um cursinho, aproveite o apoio dos tutores para tirar todas as dúvidas que achar necessário para compreender a matéria. Um cuidado importante é não se limitar a encontrar a resposta correta, mas entender realmente a justificativa.

O Direito envolve muita interpretação e segue diversos princípios legais. Ao compreender uma matéria de forma mais aprofundada, esse entendimento também auxiliará no estudo de outros conteúdos.

Agora que você já sabe como estudar em casa para OAB, fique de olho no edital e comece a se organizar. Para garantir o melhor resultado na prova, não se esqueça de procurar um curso preparatório de qualidade e bem-conceituado no mercado. Assim, com certeza você estará mais próximo da aprovação.

Gostou dessas dicas para se preparar para o exame da OAB? Se você está em busca de um cursinho de qualidade para otimizar os estudos e aumentar as chances de aprovação entre em contato com a gente e conheça as soluções do Maxi Educa!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Meirismar Martins do Carmo 09 abr 2020

    Muito. Boa a Materia

  • Maxi Educa 11 abr 2020

    Olá Meirismar, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais