fbpx

Conheça 6 dicas incríveis de como melhorar os estudos para concursos

como melhorar os estudos para concursos
Por Fernando Massarotti 16 jul 2019 - 5 min de leitura

Vida de concurseiro não é fácil, não é mesmo? A rotina pode ser bastante cansativa e puxada na maioria dos dias. Nesse sentido, descobrir como melhorar os estudos para concursos é fundamental para dar conta de tudo. O problema é que nem sempre é possível planejar o tempo disponível para otimizar o aprendizado e conquistar a tão sonhada aprovação.

Geralmente, a ânsia por começar logo e a pressão para cobrir a maior parte do conteúdo em um curto espaço de tempo fazem com que o candidato opte pela atitude mais espontânea: jogar-se nos estudos, sem criar um cronograma estratégico adaptado para seus objetivos.

Acredite, você não está “perdendo tempo” se dedicar algumas horas para fazer um planejamento detalhado do que precisa para atingir sua meta. Quer aprender a montar uma rotina eficiente e se tornar um concurseiro de sucesso? Confira as melhores dicas para organizar seus estudos e se dar bem nos próximos concursos!

1. Escolha um curso preparatório online

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que passaram em concursos concorridos praticamente sem estudar nada. Outras mantinham uma rotina leve de estudos em casa, usando apostilas básicas e nada além de sua determinação. Mas a verdade é que a maior parte dos aprovados tem uma história bastante diferente — e uma parcela significativa contou com um recurso valioso para se destacar entre a concorrência: os cursos online.

Além dos benefícios mais conhecidos da modalidade (como estudar do conforto de casa e nos horários convenientes), os cursos preparatórios são baseados nas disciplinas e assuntos mais cobrados nas provas. Assim, o candidato direciona seus esforços nos temas que realmente fazem a diferença para uma boa nota. Além disso, eles oferecem ferramentas que facilitam o aprendizado e a construção do conhecimento, como apostilas atualizadas e simulados.

2. Entre em contato com professores EAD

Uma das maneiras mais simples de melhorar os estudos para concurso é simplesmente contar com o auxílio de tutores para tirar dúvidas e ajudar com a organização. Afinal, por mais que o estudo seja uma atividade individual, não há como negar que a figura do professor é indispensável nos momentos de dificuldade.

Os professores EAD podem ser a melhor opção para quem concilia trabalho e estudos ou costuma estudar em horários menos convencionais. Muitas vezes, é possível tirar dúvidas por meio de chats ou e-mails, facilitando o aprendizado.

3. Participe de grupos de estudos

Muitos concurseiros resistem à ideia de estudar em grupo por acreditarem que todos são concorrentes — e, portanto, os esforços devem ser individuais. Com isso, perdem a chance de conhecer pessoas com os mesmos objetivos, trocar experiências e até entender melhor certos pontos do conteúdo que traziam mais dúvidas.

Participar de um grupo de estudos pode ajudar muito nas matérias mais difíceis! Além disso, assumir um compromisso com outras pessoas é a melhor forma de seguir o cronograma e manter a motivação para continuar estudando.

E vale até mesmo usar a tecnologia a seu favor: existem grupos de estudo online, gratuitos, voltados a concursos específicos ou disciplinas cobradas em diversos exames. Assim, você pode acompanhar as discussões do conforto da sua casa, sem abrir mão das maiores vantagens de estudar em grupo.

4. Faça simulados, provas e testes

Um dos grandes erros que os candidatos cometem ao estudar para concurso é passar mais tempo lendo ou assistindo a aulas do que resolvendo exercícios. É natural imaginar que, antes de começar a responder perguntas, é preciso construir uma base sólida de conhecimento a respeito de todo o conteúdo. Porém, se você deseja melhorar os estudos para concurso, intercalar a leitura de apostilas com provas e simulados pode trazer bons resultados.

Dessa forma, você consegue avaliar o seu progresso, identificar quais pontos precisam de mais atenção e concentrar seus esforços em assuntos que realmente são cobrados no exame. Busque simulados e testes online, resolva provas antigas e acompanhe a sua evolução durante o estudo.

5. Encontre a técnica que funciona melhor para você

Existem inúmeras técnicas de aprendizado que podem ser aplicadas ao estudar para concursos. Cada pessoa se adapta melhor a determinadas estratégias. Por isso, é importante testar as mais conhecidas e descobrir quais delas geram os melhores resultados.

Você pode, por exemplo:

  • fazer pequenos resumos da matéria e organizar fichas com as informações mais relevantes;
  • escrever à mão em vez de digitar, já que o processo ativa mais redes neurais e contribui para a fixação do conhecimento;
  • criar mapas mentais com dados que precisa memorizar e dividir o conteúdo em categorias ou tópicos;
  • ler em voz alta e reler trechos que não tenham ficado claros;
  • estudar em ciclos, dividindo as matérias em pequenos blocos e fazendo um intervalo entre eles;
  • fazer analogias e utilizar recursos mnemônicos;
  • ensinar alguém sobre o conteúdo que acabou de estudar;
  • revisar a matéria no dia seguinte.

6. Reserve tempo para descanso e lazer

Estudar é a prioridade de quem busca a aprovação em um concurso, mas equilibrar os estudos com outras atividades é fundamental para não se desgastar e perder a motivação. Afinal, é preciso cuidar da saúde, da vida social, da família e das outras atividades do dia a dia.

Excluir o lazer e limitar o tempo de descanso pode ter consequências graves para a qualidade de sua vida. Lembre-se: a busca pela aprovação em um concurso é uma maratona, não uma corrida de velocidade.

Portanto, otimize o tempo de estudos e reserve algumas horas todos os dias para dormir, alimentar-se bem, descansar e fazer o que gosta, sem culpa.

Quem precisa aprender como melhorar os estudos para concurso pode aproveitar todas as vantagens de um curso personalizado: você escolhe a matéria, seleciona as aulas a que deseja assistir e pode estudar de onde quiser, no momento que for mais conveniente. Além disso, as videoaulas podem ficar no seu replay, o que contribui para o aprendizado e aumenta as chances de um bom desempenho nas provas.

Que tal começar hoje mesmo? Você pode escolher um dos cursos completos disponíveis na plataforma ou montar seu curso personalizado de acordo com suas necessidades!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Francisco Rubens Silva de Almeida 16 abr 2020

    Gostei bastante das orientações, acredito que dá bons resultados.

  • Maxi Educa 16 abr 2020

    Olá Francisco, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ângela 30 abr 2020

    Gostei muito das dicas.Retornei a batalha dos concursos em março

  • Maxi Educa 02 maio 2020

    Olá Ângela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais