fbpx

Como não deixar sua Aprovação escapar em Momentos de Crise

Por Matheus De Marchi 31 mar 2020 - 4 min de leitura

Você sonha, espera, se prepara e faz por onde. Tudo parece caminhar para você alcançar seu objetivo até o momento que algo foge do combinado. Momentos de crise (entenda dificuldades, pode ser a atual – COVID-19 – ou pode ser pessoal) são o gatilho para o concurseiro deixar sua aprovação escapar. Mas no que depender de nós, não!

Hoje eu vou falar com vocês sobre como não deixar sua aprovação escapar em momentos de crise (dificuldades). O foco não poderia ser diferente e gira em torno da quarentena provocada pelo Coronavírus e o adiamento de X concursos, mas não vamos nos limitar. Esse incentivo pode ser usado em qualquer momento de dificuldade.

Portanto fique conosco e vamos erguer essa moral para não deixar sua aprovação escapar!

Se for passatempo, sua aprovação vai escapar!

Vai soar como disco riscado, mas temos que dizer: estudar para concurso público é uma atividade séria. Ela envolve comprometimento e planejamento! Alguém que acha que quer um cargo público tem que ser o queridinho(a) do Universo para ser aprovado fazendo provas só por fazer.

Então em primeiro lugar vamos falar sobre o tempo! Especificamente, o tempo que você dedica aos seus estudos durante períodos difíceis. Falando hoje (escrevendo esse blog dia 26/03/2020) o nosso foco é no pessoal que está em quarentena.

Seja porque você está empregado mas preso em casa (com tempo livre), seja porque está desempregado ou seja porque quer um emprego melhor. Se você encarar seus estudos como um passatempo, sinto dizer: não vai rolar!

Ouvi muito as pessoas dizerem que agora que estão em casa vão estudar para concurso. OK… Atitude legal, mas estão fazendo isso errado. Estão tirando meia hora do dia, quando já estão entediadas e sem séries para assistir, lendo qualquer coisa que se encaixe em vários cargos, cansando logo em seguida seguindo para o YouTube.

Se você está só passando seu tempo livre pensando que ao final, estará pronto para um concurso, sua aprovação vai escapar!

Só culpar o mundo é a receita para sua aprovação escapar!

Nas imortais palavras do maior homem/pensador fictício vivo: “a culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!“. H. J. Simpson.

Eu não tenho argumentos para rebater essa afirmação tão verdadeira, porém, aqui no mundo real, ninguém liga para onde você vai colocar a sua culpa.

Seguem as desculpas:

Mas eu não posso sair de casa por causa do Coronavírus; Meu marido faz muito barulho; A aula que eu comprei é muito chata; Eu não entendo Matemática; Eu preciso trabalhar; O Palmeiras faz um gol e recua! (oi?).

Entenderam a mensagem não é? Vão existir X situações que irão contra a sua intenção de estudar tranquilamente e você não só estará tentado(a) a culpar alguém/algo por isso, como provavelmente poderá. Apesar disso, não faça!

Seja qual for a sua crise no momento (global ou pessoal), você pode até culpar o externo, mas em seguida se preocupe no que VOCÊ pode fazer para superar isso.

“Troque de material, encontre outra vídeo-aula, expulse o marido de casa, organize seu local de estudos, use álcool em gel ou vá no campo ofender o Palmeiras” (eles continuarão com esse hábito irritante, mas você vai mostrar seu ponto de vista).

Se você só sair atirando culpas, sua aprovação vai escapar!

Para sua aprovação não escapar, encontre seu método!

Em X blogs já falamos sobre a importância de se estudar certo! Todo o papo sobre planejamento, concentração, métodos de estudos (…). Abuse dessas dicas!

Principalmente para os concurseiros iniciantes, é muito importante que você encontre a forma que de estudos em que o seu rendimento é melhor. Até concurseiros mais experientes podem descobrir formas mais eficientes.

Que momento melhor do que o atual (que em teoria você dispõe de tempo) para encontrar essa forma? Saia do seu habitual. Descubra vídeos, use lousas, guarde o caderno, resgate o caderno, procure mentorias, grupos de estudos, ferramentas digitais… Enfim, explore novas possibilidades, encontrando uma forma que você se sente bem, a chance de ir além é maior!

Se você mantiver um método de estudos que não funciona bem só porque é o que você conhece, sua aprovação vai escapar!

Para fechar: se supere!

Para fechar, teremos uma pegada mais motivacional. Seja qual for a crise que você esteja passando: término de um relacionamento, um ente querido perdido, desemprego, isolamento devido ao COVID-19 ou ter um imbe%&# ocupando aquele cargo que eu não falar (mas que usa uma faixa presidencial), se supere!

A teoria (falar) é muito mais fácil do que a prática (fazer). Mas essa é mesmo a única forma. Dificuldades todos têm, em maior ou menos grau. É a forma como as pessoas encaram essas dificuldades que vai mostrar lá no final quem foi vencedor ou não.

Tudo aquilo que você vai fazer ao parar de culpar aos outros é o inicio da sua superação! Focando aqui, no nosso tema, o final com certeza será a sua aprovação!

E para o que não podemos controlar fora do âmbito do concurso público, fica a velha máxima: lave bem as mãos, cuide das crianças e dos velhinhos e tome remédio de pressão ao assistir o Palmeiras.

Abraço!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais