5 maneiras para você NUNCA mais procrastinar nos estudos!

Por Alan Martins de Souza 26 jun 2019 - 7 min de leitura
7 min

Google: como não procrastinar nos estudos?

A-há! Então você está aqui por ser um procrastinador, que, por acaso, acabou buscando uma solução para esse problema no Google?

Sua busca valeu o clique! Que bom que você chegou até aqui.  Fico muito feliz, pois neste post apresentarei algumas dicas eficazes que vão te ajudar a vencer esse mal.

A procrastinação realmente é um grande obstáculo que se destaca, principalmente, entre os jovens adultos, estudantes universitários. Estamos falando de um problema tão grande que se tornou um objeto de estudo, uma fonte recente para diversos artigos acadêmicos mundo afora.

Procrastinar é uma palavra que deriva do latim e significa, literalmente, deixar para amanhã. Pense comigo: se você precisa estudar para um concurso ou um vestibular, deixar para estudar só amanhã pode ser um erro fatal. Algo, inclusive, que realmente comprometerá seu desempenho final.

Quando se trata de estudos, todo tempo é precioso e procrastinar é uma grande perda de tempo e de oportunidades! E é por isso que elaborei cinco dicas que vão ajudar você a vencer esse inimigo que só te atrapalha.

 

Mas, antes de começar…

 

Se conhecer é essencial. Diversas pesquisas da área da Psicologia indicam que a procrastinação é um traço da personalidade de uma pessoa. Ou seja, quem possui esse traço apresenta grandes chances de ser um procrastinador! E esse traço de personalidade não implica em apenas adiar os estudos. A coisa é ainda pior: diversas situações do dia-a-dia de uma pessoa podem ser afetadas por ele.

 

E vamos às dicas:

 

  1. Não fuja da raia

Segundo alguns artigos acadêmicos, o comportamento de procrastinar seria uma fuga. Para a psicologia comportamental, um comportamento de fuga é aquele que utilizamos com a intenção de evitar um estímulo aversivo (algo ruim). Para muita gente, ler é uma atividade penosa, sem graça, ainda mais quando se trata da leitura de materiais didáticos, para estudo. Dessa forma, estudar acaba sendo um estímulo aversivo, e procrastinar se torna um comportamento de fuga, a fim de evitá-lo. Se a pessoa não enxerga o ato de estudar com bons olhos, deixar essa tarefa para depois acaba se tornando uma ótima saída. Só que o problema é que esse “depois” nunca chega, aí a coisa complica. Será que você não está passando por essa situação? Comece a pensar nos lados positivos de estudar, como, por exemplo: o sucesso em uma prova, um novo conhecimento adquirido, uma aprovação! Estudar pode ser cansativo, porém, pode te render bons frutos.

 

http://gph.is/1POs9AT

 

  1. Abaixe a bola e se acalme

Ser confiante é muito bom, porém, na hora de estudar, ser um pouco mais humilde parece ser uma ideia bem mais interessante. Pessoas que confiam muito em si tendem a procrastinar, a deixar para estudar depois, tipo “essa matéria eu conheço bem, depois eu dou uma revisada rápida”. Isso pode ser muito perigoso, afinal, ninguém sabe tudo e seria muita presunção pensar o contrário! Além de que esse tipo de pessoa acaba usando a preocupação como um estímulo para enfrentar os problemas! Para mandar bem em uma prova, é preciso estar preparado, ter estudado, JAMAIS ter a preocupação como um combustível. Se você está adiando seus estudos por esses motivos, acalme-se e comece a estudar. Até mesmo aquela matéria na qual possui maior facilidade, pois um ego inflado não ajuda em nada em situações desse tipo. Será mesmo que você sabe tudo?

 

https://gph.is/2rRmF6y

 

  1. Mas não abaixe a bola tanto assim

Algumas pesquisas relacionam a procrastinação como um meio de se evitar um sofrimento psicológico que acaba funcionando como um mecanismo de fuga. Há pessoas que temem a falha, mas de uma maneira que extrapola a racionalidade. Por conta desse medo de falhar, que ocorre por uma crença depreciativa sobre si mesmo, essa pessoa acaba nem tentando. Nada em exagero faz bem, por isso, confie em si de maneira moderada! Você tem capacidade para estudar e mandar bem. Não chegue ao ponto de procrastinar por medo de nem ao menos conseguir estudar. Se o seu grande sonho é, por exemplo, passar em determinado concurso público, acredite em si e estude, não deixe pensamentos negativos tomarem conta da sua mente. Na dica anterior, uma pessoa que se acha muito inteligente pode nem ser tão inteligente assim, talvez seja apenas uma visão distorcida sobre si. O mesmo ocorre com alguém que se vê de maneira depreciativa, talvez você seja muito inteligente, só não sabe disso, pois não tenta nem começar!

 

  1. Pense em longo prazo

Se procrastinar é um comportamento de fuga a fim de evitar algo desconfortável no presente, uma boa ideia seria pensar a longo prazo. Só conseguimos conquistar algo se nos empenharmos para isso! Em algum momento é preciso esforço e trabalho, sacrificar o tempo presente para alcançar o sonho que está lá na frente, no futuro. Se estudar “me causa desconforto”, “só de pensar nisso já me sinto mal”, então tenho um sinal de que algo precisa mudar! Não será necessário estudar para sempre. Se meu objetivo é, por exemplo, passar em um concurso público, pensarei: “vou estudar para isso, me esforçarei ao máximo para mandar muito bem na prova e depois aproveitarei minha conquista”. Afinal, um bom emprego e um bom salário, sem precisar fazer mais esse esforço vale a pena! Se pensarmos muito no imediato, vamos acabar dando maior importância para atividades prazerosas, mas que geram prazer apenas no momento. É preciso pensar no futuro também, para assim construir uma caminhada mais segura e menos trabalhosa. Os prazeres imediatos podem ser um ponto chave da procrastinação. Por isso, tente ser menos imediatista.

 

  1. Organize-se

Vamos fazer uma analogia bem bobinha: esperar na fila de um banco é muito chato, mas essa é uma forma organizada de o atendimento ocorrer. Já pensou como seria se todo mundo quisesse ser atendido quando bem entendesse? As coisas não funcionariam, já que uma organização se faz necessária. Com nossa vida é a mesma coisa: para que tudo funcione bem, é importante ser organizado. Como estudar é algo que sempre acaba sendo deixado para o último caso (ainda mais para quem tem muitas prioridades, como trabalhar, ou família), se programar pode ser uma ótima solução! Se você tem poucas prioridades em seu dia, isso se torna ainda mais fácil. Reserve um tempo para cada atividade que você precisa fazer: de tal a tal hora farei isso, de tal a tal, aquilo. Quando tudo caminha de maneira organizada, as coisas tendem a fluir melhor. E assim ficará muito mais difícil encontrar uma desculpa para fugir do dever.

 

http://gph.is/1RFMU5H

 

  1. DICA BÔNUS para não procrastinar nos estudos

A procrastinação é um objeto de estudo da Psicologia, e muitos pesquisadores se dedicam a compreender esse fenômeno que atrapalha a vida de muita gente. As causas desse empecilho podem estar relacionadas a questões psicológicas, das quais não fazemos a menor ideia.  Lembra que comentei logo no início do texto? Pode ser um traço de sua personalidade. Por isso uma terapia pode te ajudar e muito! Uma terapia de curta duração, com um foco, como a terapia cognitivo-comportamental, por exemplo. Para você que é aluno e  sofre com o ato de procrastinar nos estudos, nenhuma ajuda é em vão. Ainda mais se essa ajuda vier de um profissional. Se conhecer é muito importante, só assim é possível buscar evoluir, se tornar alguém melhor e mais efetivo em seus objetivos!

 

Referência: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872013000100006

 

Gostou mesmo do texto, né? Leu tudo até o final e não procrastinou na leitura!

Isso aí! Agora que você já conhece o blog, que tal conhecer o site da Maxi Educa? Lá você encontra apostilas e cursos para vestibulares e concursos públicos. Temos o material certo para te ajudar a alcançar o sucesso! Abraço e até mais.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais