fbpx

Aprenda como passar no primeiro concurso seguindo estes 6 passos

como passar no primeiro concurso
Por Matheus De Marchi 15 ago 2019 - 5 min de leitura

Encontrar tempo para estudar é um dos maiores desafios enfrentados por quem decide se candidatar a um cargo público. Sem saber como passar no primeiro concurso, muita gente chega a desistir antes mesmo de tentar, por imaginar que esse projeto não caberia no seu cotidiano.

No entanto, mesmo que a sua rotina seja corrida e você tenha que conciliar trabalho, estudos e vida social, planejamento é a palavra-chave para conseguir uma vaga na administração pública. Organizar o tempo, manter o foco e aprender a se concentrar são pontos fundamentais para o concurseiro que deseja ser aprovado de primeira.

Pensando nisso, preparei este artigo para você entender como passar no primeiro concurso público. Aproveite todas as dicas!

1. Definir o cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma das principais ferramentas para planejar e organizar sua rotina. Quem faz um bom planejamento tende a obter um resultado melhor do que quem estuda apenas guiado pela intuição.

Ao planejar seus estudos, é importante considerar algumas variáveis. Para isso, faça a si mesmo algumas perguntas.

  • Quantas horas por dia eu posso estudar?
  • Quantas semanas faltam até o dia da prova?
  • Quanto tempo eu tenho para a revisão final?
  • Quais são os conteúdos que eu tenho maior dificuldade?

Depois de responder todas as questões, você terá um caminho inicial para fazer o seu planejamento. No entanto, é importante que ele não seja linear. Por isso, avalie também:

  • o peso de cada matéria no total de pontos da prova;
  • o volume de conteúdo;
  • o seu grau de conhecimento em cada disciplina.

2. Planejar os horários

Não há como passar no primeiro concurso sem organizar bem o seu tempo. Nesse sentido, é importante planejar suas atividades diárias e seus horários de estudo em planilhas. Comece repartindo o seu dia de uma em uma hora. Depois, distribua todas as suas obrigações diárias.

Nesse momento, verifique se alguma dessas atividades podem ser delegadas a outra pessoa, como passear com o cachorro. Analise, também, se alguma função pode ter sua duração reduzida. Após fazer todos os ajustes possíveis, defina seus horários de estudo.

Essa escala deve ser absolutamente respeitada. Uma boa forma de aumentar o tempo de estudo é acordar um pouco mais cedo do que de costume. Aproveitar as horas iniciais da manhã para estudar nos deixa mais motivados e dá a impressão de que o dia rende mais.

Não se esqueça de deixar intervalos curtos entre as matérias. Aproveite esses momentos para descansar e realizar outras atividades simples, como ir ao banheiro ou beber água. Isso é importante para manter a concentração.

3. Organizar o espaço para estudar

Não é possível estudar para concurso em casa se toda hora você faz intervalos e se distrai, seja vendo televisão, ouvindo música, acessando as redes sociais, fazendo um lanche ou tirando uma soneca. Ter um local de estudo que favoreça a concentração é fundamental para a sua aprovação.

Esse ambiente deve ser silencioso, confortável, arejado, claro e longe de qualquer tipo de distração. Por isso, não estude deitado ou com o celular ligado. Outra dica é ter um espaço para colar post its — eles chamam a atenção e ajudam a memorizar pontos importantes da matéria.

Dessa forma, defina um local isolado, sem barulhos ou interrupções constantes. Se isso não for possível na sua casa, escolha outro lugar que seja favorável aos estudos, como bibliotecas e cursinhos.

4. Investir em bons materiais

O material de estudo é a principal ferramenta de preparação, e pode ser um atalho para a aprovação. Mas nada de usar apostilas, resumos ou macetes de outras pessoas — é fundamental ter seus próprios materiais. Para isso, busque o autor mais reconhecido na matéria em questão e que tenha obras voltadas para concurso público.

Aposte em livros, PDFs, apostilas, videoaulas, entre outros, para estudar o básico da teoria. É possível encontrar bons materiais gratuitos na Internet, porém, pode ser necessário comprá-los em livrarias ou bancas de jornais.

Existem algumas apostilas desenvolvidas especialmente para concursos específicos. Elas são uma solução interessante, pois são versáteis e vão direto ao ponto, além de apresentarem exemplos de questões e provas anteriores. Dessa forma, é possível praticar o conteúdo estudado.

5. Resolver questões anteriores

Resolver questões é a melhor forma de treinar para a prova. Esse exercício ajuda a fixar o conteúdo e aprender a matéria de forma definitiva. Com a repetição, você aprende a reconhecer seus erros e acertos, identifica as pegadinhas da banca e se familiariza com a forma de cobrança.

A dica é fazer revisões por meio dos exercícios, logo após estudar a teoria. Para isso, procure questões antigas da mesma banca examinadora. Você pode:

  • baixar provas anteriores;
  • comprar livros com questões comentadas;
  • assinar sites com questões de concursos.

No início, é comum errar muito. Mas não se desespere! Com o treino, seu rendimento melhora e você ganha confiança e motivação. Dessa forma, seu conhecimento aumenta até atingir o nível necessário para a aprovação.

6. Contar com um curso preparatório

Muitas vezes, a falta de motivação nos estudos só é superada com ajuda externa. Por isso, optar por um curso preparatório pode ser uma ótima solução para quem quer passar no primeiro concurso. As aulas fazem com que os alunos acessem e assimilem informações de uma forma mais simples.

O contato com professores que tiveram sucesso em concursos ajuda a conseguir dicas e macetes para que o seu estudo seja mais proveitoso. Assim, você se torna mais confiante para conseguir a tão sonhada aprovação.

Os cursos preparatórios também são boas opções para quem não consegue estudar sozinho. Com o auxílio das aulas, você não perde tempo estudando assuntos que têm poucas chances de cair na prova, mantém o foco e consegue planejar um cronograma da maneira correta. Além disso, quando estamos pagando por algo, a tendência é darmos mais valor e atenção aos estudos.

Agora que você sabe como passar no primeiro concurso, precisa colocar as estratégias em prática. Dedicação ao estudo, sacrifício e determinação são pontos-chave para o sucesso. Lembre-se de ter foco no seu objetivo e estabelecer um bom planejamento, mantendo uma rotina de estudos adequada à sua realidade. Mesmo que no começo seja difícil, quanto mais você estuda, mais fácil as matérias são assimiladas.

Gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais! Assim, você ajuda seus amigos a passarem de primeira no concurso público!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais