fbpx

Conceitos sobre Marketing

Por Douglas Ken Nagai 18 dez 2015 - 4 min de leitura

market-adver
O conceito de marketing está ligado a um a ações mercadológicas conjuntas que envolvem estudos dos mercados, produtos, promoções, publicidades, preços, pontos de venda, tendo como retorno recursos financeiros e clientes satisfeitos.

Marketing pode ser conceituado como a área do conhecimento que “engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade”[1].

O escopo do Marketing
O marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Isto é, os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias[2].

Bens tangíveis ou produtos constituem a maior parte do esforço de produção e marketing da maioria dos países. Nos países em desenvolvimento, os bens alimentícios, commodities, itens de vestuário e habitação – são a base da economia.”
Já os serviços são intangíveis. Uma certa proporção maior das atividades organizacionais se concentram na produção de serviços. Muitas ofertas ao mercado consistem em um mix variável de produtos e serviços.
O Marketing segundo Kotler tem funções em inúmeros trabalhos, entre diversos citados estão os eventos, onde se apropria de momentos inusitados, tais como feiras, olimpíadas, reuniões, etc.
As Organizações trabalham sistematicamente para construir uma imagem sólida e positiva na mente de seu público.  A Marca como propriedade intangível de uma empresa, são títulos de referência ao que esta venha representar, por exemplo, o valor da marca Coca-Cola é maior que valor tangível da apropriação.
Na era da Informação, as informações são tão importantes que podem ser produzidas e comercializadas como um produto. As escolas e universidades produzem e distribuem informações, mediante um preço, aos alunos e às comunidades.
Toda oferta de marketing traz em sua essência uma ideia básica. Produtos e serviços são plataformas para a entrega de algum conceito ou benefício. As empresas emprenham-se arduamente na busca da necessidade essencial que tentarão satisfazer.

Visão abrangente das tarefas do Marketing
Os profissionais de marketing possuem técnicas para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa. Mas, essa é uma visão simplista das atribuições dos profissionais de marketing. Os gerentes de marketing procuram influenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda para alcançar os objetivos da organização.

Decisões dos profissionais de Marketing
Os gerentes de marketing precisam tomar inúmeras decisões, que vão desde decisões fundamentais, como que características projetar em um novo produto, quantos profissionais de vendas contratar ou quanto gastar em propaganda, até decisões de menor importância, como o texto e a cor de uma nova embalagem.

Quando a demanda é negativa, a tarefa do marketing consiste em analisar por que o mercado não gosta do produto e avaliar se um programa de marketing que envolva redesenho do produto, preços mais baixos e promoção positiva pode mudar crenças e atitudes. Já quando a demanda é inexistente, a função do marketing é encontrar meios de ligar os benefícios do produto às necessidades e aos interesses naturais das pessoas.
Se a demanda for latente, a tarefa do marketing é mensurar o tamanho do mercado potencial e desenvolver produtos e serviços que satisfaçam a demanda. No entanto, se a demanda estiver em declínio, o profissional de marketing deve analisar as causas do declínio e determinar se a demanda poderá ser reestimulada com novos mercados-alvo, com mudanças na característica do produto ou com comunicação mais eficazes. A tarefa do marketing é reverter o declínio da demanda por meio do marketing criativo.

“Quando a demanda se apresentar irregular, a tarefa de marketing denominada sincromarketing, consiste em encontrar meios de mudar o padrão de demanda e determinar de preços flexíveis, promoções e outros incentivos.” (KOTLER, 2000, p.28)

Se a demanda for plena, a tarefa do marketing consiste em manter esse nível de demanda, apesar das preferências mutáveis dos consumidores e da crescente concorrência. A empresa deve manter ou melhorar sua qualidade e medir a satisfação do consumidor regularmente.
Quando a demanda é excessiva, o gerente geral de marketing pode desestimular a demanda total e, para isso, toma atitudes como aumentar preços e reduzir promoções e serviços.
Quando a demanda for indesejada, a tarefa do marketing é fazer com que as pessoas que apreciam determinado produto ou serviço deixem de consumi-lo, por meio de ferramentas como mensagens amedrontadoras, preços elevados e disponibilidade reduzida. Por exemplo, a demanda por cigarros e bebidas alcóolicas.

[1] LAS CASAS, Alesandre Luzzi, Marketing de Serviços. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
[2] KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

Gostou do Assunto? Deixe Sua opinião ela é muito importante para nós.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Danuza Rio 23 fev 2021

    Olá, registro aqui meu contato para prestação de serviços de locução. *E-learning *Cursos EAD *Podcast *Vídeo aulas *Esperas telefônicas *Ramais *Vídeos institucionais *Televisão *Rádio *You Tube *Política. Se for de seu interesse, por favor, conheça alguns trabalhos realizados em nosso Canal : www.danuzario.com.br Orçamentos: danuza.rio@gmail.com WhatsApp (12) 98100-1140 Sucesso ! Danuza Rio

  • Maxi Educa 23 fev 2021

    Olá Danuza, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais