fbpx

Preciso de um emprego! Como o concurso pode me ajudar?

Por Matheus De Marchi 07 maio 2020 - 4 min de leitura

Se emprego fosse bom…”. Pois é! Nem preciso repetir esse pensamento porque eu tenho certeza de que você já o conhece. Apesar disso, se você for parte da população normal do Brasil, um emprego é necessário.

O problema é que não vivemos tempos de ouro na labuta. Cargas horárias reduzidas, demissões, economia indo pro buraco, e previsão pessimista para o futuro próximo (…).

A corda vai apertando e ficamos ansiosos por conseguir ganhar dinheiro de alguma forma. E uma ideia floresce nesse período: o concurso público pode ser uma solução!

Pode! Mas atenção! Não é uma solução para todos. Confira a seguir se o concurso público pode ser a solução para a sua busca por um emprego!

Não tome decisões precipitadas!

Escolha certo na sua busca por emprego.
<https://bit.ly/3aNkF2D>

A necessidade e o tempo (falta dele) são péssimos conselheiros na hora de tomarmos uma decisão. Desde que você seja filho de congressista, sem problemas! Mas como você provavelmente não é, é bem possível que você esteja lendo esse blog em uma situação delicada:

Você precisa de um emprego e não pode esperar!

Esse momento é muito importante – a tomada de decisão -. Uma decisão errada pode lhe custar tempo (pense em anos, sem exagero) que você não terá de volta. Pode ser que a situação esteja ruim, você precise mesmo de um emprego e pode ser que você já seja um concurseiro e esteja há anos na espera. Pense bem!

O cargo público pode lhe entregar tudo o que você não tem nesse momento (foque na estabilidade), contudo, alcançá-lo exige planejamento! Planejamento de tempo, de estudo, de finança, de logística (…).

Isso quer dizer que dificilmente ele atenderá a uma necessidade imediata. Se o seu cenário for esse (imediatismo) talvez seja melhor você focar em dar um up no seu currículo e se preparar para entrevistas de emprego.

Saiba qual emprego você quer

<https://bit.ly/3cXrHTZ>

Linkando com o tópico de cima, é muito importante que você saiba qual emprego (área) você deseja. Caso você tenha optado por seguir o caminho do concurso público para solucionar o problema do desemprego, você deve mirar no alvo certo.

Imagine esse cenário: estudar por meses/anos, conseguir o seu cargo público e meses depois descobrir que não é nada do que você queria! Algo que incomode a ponto de pular fora do barco independente dos benefícios!

Pois bem, esse cenário é comum. Para que você não cometa esse erro, procure saber sobre o cargo/área que você pretende obter. Veja se as funções condizem com as suas crenças, não procure um emprego apenas baseado no número de vagas e salário!

Se você é uma pessoa que gosta de progredir, ascender dentro do que faz, pense mais ainda! Tenha em vista que muitos cargos públicos são estagnados, não oferecem promoções ou mudanças. É aquilo e pronto!

Mas sabemos que as coisas não são ideais, então no pior dos casos, aquele de desespero (financeiro), você até pode apelar para o cargo mais fácil que encontrar, mas nunca deixe de buscar o ideal para você.

Não deixe a necessidade lhe tomar mais tempo do que ela já lhe custa.

Leve o tempo em consideração!

Emprego em concurso público leva tempo.
<https://bit.ly/2YeRhji>

Como falei anteriormente, a sua decisão deve ser muito bem pensada. O caminho do concurseiro é repleto de frustração, privação, leve isolamento social (não é piada não) e esforço.

Você pode responder dizendo que o desemprego é pior do que isso. Tudo bem! Mas em uma situação em que você precisa (mesmo) de um emprego, não se esqueça do fator tempo. Dependendo do nível do cargo, o tempo normal entre a decisão e a aprovação de um concurseiro é entre 06 meses e 03 anos.

Se X cargo é o seu sonho, opa! Bora pra cima mesmo! Leve o tempo que for! Agora se você só precisa de um emprego e ponto, pense muito bem! É possível que seja mais fácil você conseguir algum trabalho em tempo menor e sem tanto esforço quanto o de estudar para concurso.

Nesse cenário, o concurso público não é a solução para a falta de emprego.

Para conseguir seu emprego tenha um planejamento

<https://bit.ly/2WaGe7X>

Se você está há muito tempo sem emprego, eu entendo porque você está me xingando em pensamento agora. Planejar-se é um privilégio!

Não discordo. Pessoas com estabilidade financeira tem condições (em todos os aspectos) de se planejar e manter esse planejamento melhor do que as outras. Contudo planejar-se é essencial!

Se você tomou a decisão em direção ao concurso e não a de buscar empregos fora dele, você precisa estar disposto(a) e se adaptar. Seu planejamento envolverá desde a decisão sobre qual cargo escolher, material que utilizará para estudar, tempo que disponibilizará para isso, tempo para outras atividades, organização e colaboração na sua casa e até a forma que se sustentará nesse período.

Mas não se desespere. Essa é uma decisão difícil, ainda mais em tempos que qualquer alternativa parece ser uma boa alternativa. É por isso é que é preciso ter cuidado.

Você já passou por essa dúvida? Conte para a gente! Você pode ajudar alguém na mesma situação!

Abraço!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais