fbpx

06 dicas simples e eficientes para você ser aprovado em Concursos Públicos

Por Matheus De Marchi 04 dez 2019 - 6 min de leitura

Ser aprovado em um Concurso Público é o sonho de muitas pessoas. Seja pela estabilidade, pelo bom salário (dependendo do cargo) ou por vocação a “X” profissão, a realidade é que muitas pessoas se aventuram no mundo dos concursos e terminam fracassando por motivos mais simples do que parecem.

Vamos falar aqui sobre algumas dicas para você que vai iniciar a vida de concurseiro – ou já está encarando-a – para que de “aventureiro” você mude seu status para “aprovado”.

 

1. Decisão

  Ser aprovado em um Concurso Público é o sonho de muitas pessoas.

< https://giphy.com/gifs/looneytunes-oyPTTOQMtuzthM5xKX>

 

Essa dica serve tanto para quem pensa em encarar um concurso público quanto para quem já os desafia, mas ainda não teve sucesso. Pense bem: é isso mesmo o que você quer?

Tenha em mente que dependendo do cargo pretendido, você levará anos (literalmente) para conseguir a aprovação. Será necessário dedicação e foco quando tudo te empurrar para a desistência, portanto, pense muito bem antes de tomar essa decisão.

Às vezes você está atrás de uma posição que na verdade nem se encaixa no seu perfil. Pensou na estabilidade, mas não considerou a não compatibilidade com a função. Correrá o risco de perder tempo estudando e depois desistir do emprego. Tempo não é um bem renovável!

Desse modo você deve começar nesse ponto. Apenas entre nesse barco se for o que você realmente deseja. Se sua resposta é positiva, vamos! Se é negativa, é tempo de reconsiderar suas decisões (nem embarque ou pule fora no meio do caminho). Isso não é fracasso ou desistência, é um replanejamento.

 

2. Organização

 

 

< https://giphy.com/gifs/bublywater-hello-ad-ycCorcEg3i946QRkAQ>

 

Entrou na segunda dica?

Ótimo! Estamos decididos!!!

 

A segunda dica gira em torno da organização. Aqui, é a respeito da sua organização em torno dos estudos. A organização posterior, como por exemplo sua preparação pré-prova trata de um assunto à parte e que caso interesse, pode ser conferido aqui.

Algumas dicas são básicas:

– não espere o edital ser lançado para começar os estudos. Provas e editais anteriores para o mesmo concurso sempre vão lhe mostrar informações preciosas, várias matérias se repetem independente de mudança da banca.

– edital lançado? Esse é o momento do foco. Ataque a banca e pesquise sobre ela, busque questões de provas anteriores do mesmo nível/cargo. Converse com pessoas que também irão prestar o concurso e busque grupos na internet (as redes sociais podem/devem ser usadas como ferramentas úteis aqui).

– monte um programa de estudos. Defina pequenas metas de tópicos e matérias a serem concluídos até X dia. Se planejar para estudar parece simples, e justamente por isso muitas pessoas não montam um planejamento adequado antes de começar os estudos. Detalhes assim podem custar sua aprovação.

– separe e mantenha horários e um lugar adequado. Não seja muito “flexível” nos seus horários… Não precisa entrar em um regime espartano, mas também não avacalhe. Tenha disciplina!  Um local adequado para estudar também ajuda muito.

 

Uma explicação completa sobre organização pode ser conferida abaixo.

 

 

3. Material

  

< https://giphy.com/gifs/bublywater-hello-ad-ycCorcEg3i946QRkAQ>

 

Para alcançar sua meta o material terá o mesmo peso do seu comprometimento. Seu sangue nos olhos sem um material de qualidade é o mesmo que colocar o Bolt para jogar futebol: sem dúvidas ele corre, mas sem o objetivo correto.

A relação com o seu material de estudos deve ser de confiança e não de frustração. Pesquise sobre ele, veja o que as pessoas que já o utilizaram disseram, procure referências nas redes sociais ou se ele disponibiliza aulas gratuitas no YouTube e principalmente, confira se ele é atualizado.  Entre em contato com a empresa antes de compra-lo, veja se receberá atenção e suporte.

 

Tente diferenciar o material das empresas que querem apenas vender e aquelas que pode te ajudar de verdade na sua aprovação.

Escolher o material correto é uma das decisões mais importantes que você tomará nesse percurso.

 

Adapte-se ao Cronograma

  

<https://giphy.com/gifs/muppets-xT9DPlbvIe2POSISM8>

 

Essa dica normalmente é dada para você “acelerar” seus estudos. Existe a chance de você descobrir no lançamento do edital que terá menos tempo do que o planejado inicialmente para estudar.

Sem crise! Adapte-se! Ter disciplina (como falamos acima) é uma dica mais direcionada à não procrastinação, porém, adiantar, resumir, antecipar (…) tópicos do seu cronograma não significa indisciplina, significa adaptação.

Lembre-se que não é incomum as bancas enviarem retificações dos editais, de repente X matéria que você matou nem vai mais cair. Isso não deve se tornar um problema! Você não será o primeiro e nem o último concurseiro a replanejar seus estudos. O seu cronograma de estudos deve ser usado ao seu favor e não contra você.

 

Não se compare aos outros

 

<https://giphy.com/gifs/latenightseth-lol-seth-meyers-lnsm-icJA0VF7ntoEL18Jez>

 

Nossa quinta dica é muito difícil e nós sabemos disso. Afinal, se você não se comparar a alguém, como saber se está indo bem ou mal, se está atrasado ou adiantado, se está no caminho certo ou errado?

Pois bem, se comunique, converse, pergunte… Mas use essas informações para se situar e não se “medir” em relação ao outro. A velocidade de aprendizagem de Maria é diferente da de João, Paulo pode estar na vida de concurseiro a mais tempo que Ana e Chica pode ter técnicas que são eficientes para ela, mas não para você!

Comparar seu início com o meio do caminho dos outros é um grave erro e a não ser que você converta tudo em motivação, só vai prejudica-lo (a).

Para ter sucesso em um concurso público não se compare aos outros! Descubra o que funciona melhor para você!

 

6. Relaxe

  

< https://giphy.com/gifs/fallontonight-funny-wow-hula-hoop-UuxGUF7MSd2MX4WAk6>

 

Relaxar?

 

É… Relaxe!

 

A pressão é grande. Você pode estar atrás do seu sonho. Pode estar desempregado, pode estar querendo mudar de emprego, pode estar enfrentando N desafios ou ter M motivos. Sejam quais forem, é muito comum que você se sinta pressionado.

Então… Relaxe!

 

Não no sentido de não se importar, mas no sentido de se dar um tempo. Estudar a sério demanda muita concentração durante muito tempo. Some isso por exemplo ao fato de você já trabalhar: você tem um dia desgastante de serviço e ainda precisa de foco para estudar de noite.

Fatalmente você aprenderá menos do que alguém que tem a cabeça “fresca”.

Se você tem um hobby, faça-o, se tem um esporte que gosta, pratique-o! Faça algo que lhe dê prazer e não esteja relacionado ao concurso/prova.

Sua mente precisará desse escape, e não tenha dúvidas, após isso, quando você voltar aos estudos, concentrar-se será mais fácil!

 

Seguir essas seis dicas é o bastante para você ser aprovado?

Dependerá mais de você do que delas, mas para quem pensa em começar a vida de concurseiro ou quem acha que está perdido, esse é um ótimo norte.

 

O que acham? Vocês têm mais dicas para o pessoal? Compartilhem conosco!!!

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais